Por Adriana Gonsalves, Gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Otis para América Latina
Durante as férias escolares, é natural que a circulação dos pequenos nos condomínios e em centros de lazer, como shopping centers, se intensifique. Como não há nada mais importante do que a segurança de clientes e passageiros, a atenção com elevadores e escadas rolantes deve ser redobrada, observando cuidados especiais com a utilização desses equipamentos pelas crianças.
Primeiramente, devemos ensiná-las que, apesar dos equipamentos serem seguros, elas precisam estar devidamente acompanhadas por um adulto responsável. Sabemos que as crianças costumam ser atraídas a tomarem atitudes como pular no elevador, apertar vários botões de uma só vez, sentar-se nos degraus da escada rolante ou percorrê-la no sentido contrário.
Por isso, tomar algumas medidas preventivas evitam ocorrências indesejadas. Recomendamos informar e lembrar constantemente os usuários e passageiros que:
- Dentro da cabina do elevador, todas as pessoas – e especialmente as crianças – devem manter-se afastadas da porta (inclusive as mãos);
- Brincadeiras com bola, skate, bicicletas e patins nos andares, em locais próximos às portas do elevador, devem ser evitadas;
- Se estiverem acompanhados de pets, os animais devem ser transportados no colo sempre que possível, tanto no elevador quanto na escada rolante.
- Ao andar na escada rolante, os pés devem ser posicionados dentro da área do degrau, sem deixar uma ponta para fora nem encostar no degrau de cima ou de baixo, e sem raspar no rodapé.
- Caso os passageiros estejam com bagagens e/ ou sacolas em grandes volumes, redobrar o cuidado para que estes não atrapalhem a visão dos degraus e não sejam colocados nos degraus da escada.
Com esses cuidados simples, é possível evitar a necessidade de manutenções que não estavam previstas, além de prolongar a vida útil dos equipamentos.
Informações: Assessoria de Imprensa.