Aventuras Maternas

Um mês para o Enem: e agora?

Na agenda: 13 de novembro é o primeiro dia de provas do Enem 2022. Faltando um mês para o exame, a preparação dos vestibulandos está a todo vapor e, junto com esse período que antecede, diversas inseguranças surgem. Com todos os conteúdos do ano já dados em sala de aula, as próximas quatro semanas demandam uma boa organização de estudos e rotina.

Pensando nisso, o professor Fabrício Pires, Diretor de Ensino do Colégio Master, de Fortaleza e Natal, dá cinco dicas de como aproveitar esta reta final, que é estratégico e pode fazer muita diferença, da melhor forma. Esse direcionamento se estende desde o trabalho com os conteúdos a como manter o bem-estar e a saúde mental neste momento repleto de emoções da trajetória escolar.

Hora de repassar

Utilize apostilas e livros de revisão para revisitar conteúdos já estudados ao longo da terceira série do Ensino Médio. Afinal, o último ano escolar tem, geralmente, caráter revisional, ou seja, já foi visto em diferentes momentos da vida escolar do aluno. Nesse apanhado, é importante selecionar os temas mais importantes, trabalhando os assuntos mais cobrados na prova.

Praticar sempre

Pires recomenda que os estudantes revejam as últimas três provas do Enem, respondendo às questões e analisando item por item. “É importante lembrar que não houve uma atualização do banco de alternativas do Enem, de modo que as questões podem não ser tão diferentes das de anos anteriores. Veja o que foi mais cobrado e de que maneira”, enfatiza.

Manter sua rotina de estudos e “recarregar as baterias”

Não desanime, falta pouco! Continue com a mesma rotina adotada ao longo do ano, assistindo às aulas, revendo questões e tendo uma rotina no período extraclasse.

“Além disso, não deixe de lado seus momentos de relaxamento e descontração. O descanso também é importante para a melhoria de desempenho e rendimento, uma vez que uma mente cansada não absorve tão bem os conteúdos” explica o diretor. “Inclua intervalos de trinta minutos a cada duas horas e meia de estudos”.

Buscar suporte em familiares e amigos

Nesse momento, é essencial estar perto das pessoas que mais ama. O cansaço é muito comum com a aproximação do fim do ano, ainda mais com tamanha preparação. Por isso, esse apoio emocional se faz importante para manter a energia, a motivação e a saúde mental do estudante. Tudo isso auxilia na fixação dos conteúdos e melhora o desempenho na prova.

Agenda preparatória

Nesta reta final, muitas instituições promovem eventos preparatórios. No caso do Colégio Master, ocorre o “Master Night”, um dos mais esperados pelos alunos. É um encontro com duração de 12 horas no qual acontece muita confraternização em meio à revisão de conteúdo, com os estudantes e professores estudando em conjunto durante a madrugada com atividades interativas e de descontração.

Nas últimas duas semanas pré-Enem, o Colégio Master busca fazer um ambiente tranquilo e leve para os alunos, promovendo ações nos intervalos e o projeto “Prepara Enem”, no qual há, inclusive, a presença de um massoterapeuta na escola.

O Enem 2022 ocorre nos dias 13 e 20 de novembro, com as provas de ciências humanas, linguagens e redação no primeiro dia, e, no segundo, de ciências naturais e exatas. Os portões abrem às 12h e se fecham às 13h. A prova se inicia às 13h30.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *