Com a estação mais fria do ano chegando, vem também a preocupação com agasalhos e abrigos para toda a população. Essa foi a iniciativa que mobilizou uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental a criar a campanha Coração Quentinho, para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social em Curitiba (PR).
A ação dos estudantes do Colégio Marista Santa Maria começa na quinta-feira (1/6) e vai até o dia 6 de julho. O objetivo é apoiar a Campanha do Agasalho Doou Esquentou, promovida pela Prefeitura de Curitiba e coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS).
Para estimular a participação do público, as crianças confeccionaram cartazes e flyers com desenhos feitos à mão e palavras de incentivo. Os cartazes foram fixados nas dependências da escola e os flyers serão entregues aos pais dos alunos durante a saída das aulas.
A campanha é resultado do Projeto de Intervenção Social (PIS), realizado por turmas do 1º ao 5º ano do colégio, todos os anos. De acordo com a coordenadora dos 1ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Santa Maria, Ana Paula Detzel, a ação é a comprovação de que cidadania e educação andam juntas. “O PIS é uma forma prática e lúdica de mostrar como os alunos podem fazer a diferença na comunidade em que vivem. E com isso, usamos as diferentes áreas do conhecimento para explorar o assunto escolhido e estimular a curiosidade dos alunos”, explica.
Pesquisa e aprendizado
O tema do PIS foi escolhido democraticamente entre os alunos e a ideia da campanha surgiu logo depois para tornar a ação viável.
A professora responsável pela turma, Camila Vendramin, convidou representantes da FAS para uma roda de conversa com os estudantes, para que pudessem entender melhor e se aprofundar no assunto. O encontro aconteceu na sexta-feira (26/5) e contou com a presença do assessor técnico do gabinete da FAS, Anderson Cristian Walter, e da coordenadora do Disque Solidariedade, Silvia Toaldo.
Informações: Assessoria de Imprensa.