Aventuras Maternas

Como as escolas podem se preparar para o Projeto Pé de Meia?

No dia 26 de janeiro de 2024, foi sancionado o Projeto Pé de Meia, que visa ser uma poupança de incentivo à permanência de estudantes no ensino médio. Para custear o programa, foram repassados R$6,1 bilhões. O principal objetivo é fazer com que diminua a quantidade de abandonos dos estudos por parte dos estudantes de escolas públicas, que em sua grande maioria deixam os estudos de lado para buscar empregos e ajudar às famílias.

Segundo o IBGE, em 2022, cerca de 18% da população brasileira de 14 a 29 anos, o que equivale a 9,2 milhões de pessoas, não tinham o ensino médio completo. Os dados do instituto ainda mostram que 40,2% desses jovens apontaram a necessidade de trabalhar e que 24,7% abandonaram os estudos por falta de interesse.

A situação vem se agravando ano após ano, e a Proesc, edtech amapaense que desenvolve soluções inovadoras de gestão para instituições de ensino desde 2008, tem analisado e criado constantes alternativas para fazer com que problemas assim diminuam, como o Rotina Escolar, lançado em 2023, que tem como funcionalidade o controle da rotina dos alunos em tempo real mostra, por meio do aplicativo Proesc Agenda, as ações do dia a dia e a presença dos alunos na escola. O foco da ferramenta é simplificar a gestão dos estudantes na escola, promovendo o bem-estar e a eficiência no ambiente estudantil.

Além disso, assim como o projeto Pé de Meia, a Proesc tem ferramentas voltadas totalmente para o sistema público, visando diminuir as dores encontradas na comunidade escolar. Por meio do Proesc Gov é possível aumentar em até 8 vezes a produtividade escolar, de modo que a ferramenta é capaz de promover avaliações de diagnóstico e comparar com toda rede estadual, permitindo o controle em tempo real das matérias aplicadas em sala de aula, avaliações completas da rede estadual e avalie caso a caso das escolas, possibilitando o uso de filtros como série e classe, documento que prepara as instituições para importantes exames como o ENEM e a Prova Saeb.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *