Aventuras Maternas

Fábulas e contos de fadas ajudam crianças a despertar para a filosofia

Por meio de uma coletânea de textos que sintetizam ensinamentos milenares, a filósofa Isabella Galvão conversa com o público infantojuvenil no livro “Histórias para Despertar“. Publicação da Hanoi Editora, o título reúne fábulas e contos de fadas não para induzir ao sono, mas que ensinam como viver de forma plena e consciente.

Filha da filósofa Lúcia Helena Galvão, Isabella estuda filosofia desde a infância, época em que já buscava respostas para as próprias indagações sobre o mundo. Dessa curiosidade nasceu o conteúdo da obra, compilado com a intenção de ajudar a manifestar o espírito filosófico de forma lúdica, criativa e divertida.

Formada em Direito e professora de disciplinas relacionadas à ética e valores humanos, a escritora aborda, por exemplo, o sofrimento causado pela incoerência entre discurso e ação no texto intitulado Rei Assis. Em Sombras da Vida, ela cria um panorama pré-histórico para transmitir as lições de desapego material contidas no Mito da Caverna, de Platão.

A filósofa adapta também o Mahabharata, um dos principais mitos indianos, para ilustrar a batalha interior entre as virtudes do ser humano e aquilo que o aprisiona. Em linguagem acessível para todos os públicos, a estudiosa explica como essa luta acontece diariamente na consciência de cada um.

O Bhagavad Gita é, na verdade, o trecho mais importante de outra história bem maior, o Mahabharata. Ele fala principalmente sobre a guerra interior do bem contra o mal, das virtudes contra as debilidades, pela qual cada um de nós passamos todos os dias. Até mesmo na hora de acordar! Neste caso, o inimigo é a preguiça, um dos mais poderosos kuravas! (…) Essa é a saga humana, estar sempre lutando e vencendo seus vícios.

(Histórias para Despertar, p. 22)

Através de um dos métodos mais eficazes e antigos de transmissão de ensinamentos, a contação de histórias, Isabella Arruda Galvão oferece um conteúdo profundo e repleto de lições. Histórias para Despertar é um recurso valioso para inspirar crianças e adolescentes a se tornarem indivíduos mais conscientes, reflexivos e éticos em suas jornadas de crescimento.

Ficha técnica

Livro: Histórias para Despertar
Autora: Isabella Galvão
Editora: Hanoi Editora
ISBN: 9788554823122
Páginas: 128
Formato: 21x14x0,7cm
Preço: R$ 60,00
Onde encontrar: Amazon

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *