Aventuras Maternas

Como manter os cuidados com as crianças durante os dias de temporais?

Com os recentes alertas sobre a possibilidade de chuvas intensas em diversas áreas do Brasil, em decorrência do El Niño, fenômeno responsável por alterar a distribuição de umidade e as temperaturas em várias áreas do planeta, como as chuvas volumosas na região Sul, é importante uma atenção maior para garantir a segurança de toda a população e, principalmente, das crianças.

A Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, reuniu algumas informações e dicas básicas para alertar as famílias sobre os riscos e como evitá-los. Segundo Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Organização, é essencial ter atenção e orientar as crianças sobre os perigos decorrentes das fortes chuvas.

“Uma abordagem cuidadosa dos responsáveis, sem causar alarde, ajuda a preservar o bem-estar emocional das crianças, promovendo a conscientização e a serenidade diante dessas situações”, destaca.

Confira abaixo algumas dicas fundamentais da especialista para o período:

Roupas adequadas

Mantenha as crianças aquecidas com roupas extras, como casacos e gorros. Caso exista a possibilidade de sair de casa, verifique a condição de uso do guarda-chuva, evitando possíveis acidentes. Isso as manterá secas, seguras e com a imunidade em dia para ficar longe de resfriados.

Tempestades

Em dias de tempestade, as crianças devem ser orientadas a evitar banho em chuveiros elétricos, falar ao telefone com o aparelho conectado à tomada e, ainda, manter distância de geladeiras e outros eletrodomésticos. Na ocorrência de raios, desligar videogames, computadores, televisões e outros aparelhos eletroeletrônicos também é recomendado.

Locais seguros

Opte por brincadeiras em locais cobertos, como em casa, em espaços que não sejam propensos a alagamentos ou em centros de lazer com estrutura adequada. Atividades lúdicas, como jogos de tabuleiro e pintura, podem ser uma boa pedida para que as crianças se mantenham entretidas e, ao mesmo tempo, longe de possíveis pontos de perigo. Jamais permita que as crianças brinquem ou se exponham em ruas alagadas, a fim de evitar afogamentos e de contrair doenças transmissíveis por água contaminada.

Ao caminhar ou atravessar ruas, redobre a atenção devido às condições escorregadias ou à visibilidade reduzida. Utilize faixas de pedestres e atravesse somente em locais seguros, evitando áreas com risco de deslizamentos de terra e mantendo-se distante de locais onde a água pode acumular.

Mar, rios e córregos

Brincadeiras próximas ao mar, rios e córregos também devem ser evitadas e fiscalizadas, já que as chuvas intensas podem resultar em raios e inundações repentinas, colocando em risco a vida de todos, especialmente de crianças menores.
 

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *