A mãe aventureira de 3 filhos com diferentes idades, Camila Cavalcanti, me enviou um pequeno texto comentando sua preocupação com a criação de nossos filhos hoje. Vale a leitura!
Crianças e adolescentes se miram em amigos, adultos e em personalidades para definirem seus gostos, desejos e formas de pensar. Isso não é de hoje! Mas o que tenho acompanhado observado meus filhos e seus colegas é que existe uma febre fora de controle.
Li a reportagem publicada pela revista Isto é,”A VOZ da nova Geração” e cheguei a ficar tensa. Esses Youtubers estão literalmente fazendo a cabeça dos nossos jovens, com milhões de seguidores, no Instagram, no Snapchat, fãs alucinados na porta do cinema para assistir a Kéfera, compartilhamentos e muitos, mais muitos vídeos de adolescentes admirando seus ídolos.
Peguei alguns trechos da entrevista e comento abaixo em Itálico:
KEFERA – Dizem que fazemos filmes com temas BOBOS, mas são temas bobos que milhões de pessoas estão assistindo” (engraçadinha e fala um monte de palavrões, além de nos chamar de Bobos…)
CHRISTIAN FIGUEIREDO “A gente se comunica com a galera diretamente. É natural e espontâneo” ( EHHHHH nós somos o que ????)
JOUT JOUT – “não tenho medo de ser criticada” (uau, a REBELDE)
LUBA – “Percebi que tinha responsabilidade” (Lógico o meu filho te segue!!)
JAPA – “ A gente criou uma linguagem própria” (Impressionante, fiquei arrepiada de saber, desculpa professores, mais com todo o respeito anos e anos de estudos da língua portuguesa já era!!!!!! DOMINADO PELO NOSSO GAROTO GENIAL).
LEO – “Pegação é coisa que todo mundo já viveu. E as histórias são divertidas” (Pois é, para que tanto cuidado em explicar as coisas para nossos filhos, sobre respeito, sexualidade. Melhor aprender que pegar por pegar é legal).
Eu realmente fico triste quando vejo Pedro 11 anos, Luisa 9 anos e Antonia 4 anos perdendo seu tempo com isto. Simmmmm é erro meu!!!!! Perdemos um pouco do controle sobre o que eles assistem em casa, mas o fato é que também veem tudo na escola. Se tornou simples e normal dar gargalhada de uns jovens que se acham os “donos da verdade e formadores de opinião para crianças”.
É fazer as pessoas se sentirem realizadas com conteúdo realmente sólido.
Eu acredito que posso ser uma mãe moderna, passando conteúdo e atitudes éticas que farão diferença futuramente na vida dos meus filhos. E quero fazer algo para mudar! É possível criar conteúdo divertido, como todos gostam, com informação de qualidade e pensado de acordo com o que é bom para formar valores positivos em nossos pequenos seres em formação. Quero arregaçar as mangas, mas não adianta ser sozinha. Quem tem vontade de fazer algo também? Vamos às ideias!