Crianças e adolescentes já ultrapassaram a média de cinco a sete horas por dia em telas de celular ou computador durante o tempo de lazer. A constatação é do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, que acusa ansiedade ou depressão pelo aumento de diagnósticos negativos a partir dos dois anos de idade. Essa é a informação ruim; a positiva é que atividades manuais, inclusive robótica, podem ser aliadas dos pais e das escolas no combate ao excesso de tempo gasto com jogos online, celular e televisão.
Engenheiro eletrônico e especialista em robótica educacional, Leonardo Nogueira destaca que os jogos manuais “são importantes ferramentas para o desenvolvimento cognitivo das crianças, além de aumentar as habilidades motoras finas e potencializar a criatividade infantil”. Segundo ele, as atividades manuais ampliam a concentração das crianças e reduzem a ansiedade. E por serem utilizados objetos tangíveis, há uma melhora significativa também na percepção espacial.
A Bricks 4 Kidz, por exemplo, oferece programas extraclasse de robótica e jogos manuais para crianças e adolescentes de várias escolas e cursos de línguas no Rio. Por meio da metodologia chamada STEM (Science, Technology, Engineering & Math), as atividades ensinam matemática e ciências a crianças e pré-adolescentes enquanto brincam com brinquedos montáveis da LEGO®. Com o slogan “We learn, We build, We play” (Nós aprendemos, Nós construímos, Nós brincamos), os participantes realizam atividades diversas como montar modelos motorizados. Durante as aulas, aprendem a ter muita paciência, porque nem sempre o que construíram funciona. E precisam pensar juntos sobre o que fizeram de errado e consertar.
Não só a concentração, o pensamento crítico e o espírito de equipe, a Bricks 4 Kids também estimula a organização. “As crianças não vão embora antes de colocarem todos os blocos de LEGO® no lugar. “Explicamos que é muito importante elas saberem exatamente onde deixaram, porque irão brincar novamente”, diz Leonardo, que é diretor-executivo da Bricks 4 Kidz no Brasil.
A robótica é outra atividade oferecida pela Bricks 4 Kidz que ajuda a controlar a ansiedade e a ampliar as relações sociais. A criança ou o adolescente se sente seguro para colaborar com o grupo quando está trabalhando em um projeto científico e que envolva várias disciplinas – como matemática, ciências e robótica – em equipe. A partir desse envolvimento, constrói relacionamentos saudáveis. Isso reduz a ansiedade e melhora a autoestima da criança. Parafusos, eixos, engrenagens e correias ajudam a mostrar um novo mundo e alternativas aos games eletrônicos. Os alunos aprendem ainda mais sobre o funcionamento dos dispositivos eletrônicos, sem estarem usando, na prática.
A Bricks 4 Kidz faz parcerias com escolas, condomínios e cursos de inglês para crianças. E também com outros espaços de segmentos diversos em que possam atuar de forma complementar à educação das crianças e adolescentes. Para mais informações, acesse: www.bricks4kidz.com.br
Informações: Assessoria de Imprensa