A Cosmoceânica, banda cênica que usa linguagem lúdica para falar sobre a primeira infância, já está com um novo álbum no ar. Em ‘Para Maria, pra sonhar’, a banda lança composições originais para desenvolver um rico enredo musical que descreve o nascimento de Maria e muitas outras crianças e animais, e a hora de dormir, sempre conectados com os sonhos. O álbum está disponível no Spotify e no Youtube.
“Contamos e cantamos sobre chegar no mundo e ser pessoa. Seguindo a linguagem dos outros álbuns da banda, misturamos narrativas e músicas, porém desta vez a maior parte da história é contada pela própria Maria”, explica Milena Filó que é diretora cênica, cantora e dramaturga do trabalho.
Produzido e gravado com o apoio do edital emergencial da Prefeitura de São Paulo e da Lei Aldir Blanc, o álbum foi lançado em novembro. Alguns ensaios e registros de imagens foram realizados em parceria com a Fábrica de Cultura Parque Belém, com protótipo já lançado no podcast da banda no Spotify.
Novo álbum da Cosmoceânica está no Spotfy e Youtube |
O álbum retrata de maneira poética o momento em que a protagonista Maria se prepara para dormir e, então, sonhar. Na primeira faixa, o nascimento da criança vem embalado com uma versão Cosmoceânica da cantiga de ninar ‘Nana neném’.
A inspiração do grupo é a filha do casal de artistas Milena Filó (que também canta, toca e atua no espetáculo) e Fabrício Zava (composição, voz, violão e direção musical). A Cosmoceânica conta ainda com os atores Fábio Supérbi e Daniel Martire, que fazem intervenções narrativas, além da própria Maria, que fala, dança e se diverte com as músicas e interpretações.
Para crianças e toda família
O álbum ‘Para Maria, pra sonhar’ tem uma ambiência real, que leva quem o escuta para dentro de muitas casas que convivem com crianças pequenas. Em especial, o repertório leva o espectador-ouvinte exatamente para o momento tão importante para a vida de toda família, que é a hora de dormir da criança. Tal realismo atrai crianças, pais e mães, que se identificam com as cenas e com a música.
Para a ambientação criada no álbum foi usado o conceito de soundscape (paisagem sonora), de Murray Schafer, que também inspira os arranjos. Os sons reais da hora de dormir foram captados por microfones instalados no quarto, registrando os momentos que Maria escuta as histórias contadas pela mãe e pelo pai e também conta sua própria versão.
Para os integrantes da banda, é através da interação e diálogo da criança com os adultos que a fruição com a arte acontece. “Essas fagulhas poéticas são como células que se unem e nos sensibilizam para estarmos presentes nesses gigantes e pequeníssimos eventos na primeira e inúmeras infâncias que vivemos”, diz Milena Filó.
Família de músicos tem trabalho voltado para a primeira infância |
Sons reais e livros infantis
O trabalho também traz referências de livros infantis como; “Leo e a Baleia”, de Benji Davies; “O que é uma criança”, de Beatrice Alemagna; “Onde vivem os monstros”, de Maurice Sendak; “Ode a uma estrela”, de Pablo Neruda; “Céumar Marcéu”, de Renato Moriconi; e o clássico “João e Maria”, de Irmãos Grimm.
‘Para Maria, pra sonhar’ é a quinta obra da Cosmoceânica, todas direcionadas principalmente para a primeira infância e tendo as descobertas de Maria como inspiração para compor e criar cenas. “Nosso trabalho foca nas descobertas infantis e faz um convite para que adultos estejam, de fato, juntos com crianças e percebam cada identificação e insights que acontece ao interagir com a obra.”, afirma Milena.
SERVIÇO
O que: Álbum Para Maria, para Sonhar, da Cosmoceânica
Onde: No Spotify e no Youtube .
Quando: Todos os dias
Horário: Na hora de sonhar
Instagram: @cosmoceanica
FICHA TÉCNICA | Para Maria, pra sonhar
Milena Filó | vocal, atuação, dramaturgia, piano, direção cênica
Fabrício Zava | vocal, composição, violão, atuação, direção musical
Fábio Supérbi | intervenção narrativa
Daniel Martire | intervenção narrativa
Kika | composição da música So in Love
Pedro Montessanti | engenheiro de som, mixagem e masterização
Aura Cunha | produção geral
Yumi Ogino | produção executiva
REPERTÓRIO
Faixa 1. Pra sonhar [ prólogo ] – Texto sobre a criação e nascimentos dos seres.
Versão da música Nana neném / música original Dorme pra crescer
Faixa 2. Céu e Mar
Faixa 3. Tempo
Faixa 4. So in Love
Faixa 5. Monstros
Faixa 6. Que será será
Faixa 7. Porquinhos
Faixa 8. Dona Aranha
Faixa 9. Mana
Faixa 10. Sonhos [faixa bônus com narrativas de sonhos]
LINKS | Acompanhe a banda
Instagram: @cosmoceanica
Informações: Assessoria de Imprensa.