Aventuras Maternas

Vamos brincar de voar?

Mães sabem como um simples avião de papel pode transformar uma tarde monótona em um momento de aventuras. Afinal com aquelas dobraduras todas, a criança vira um aviador, ou consegue um meio de transporte para seus heróis preferidos vencerem um monstro. Para a imaginação não há limites!

Por isso, sugiro abaixo três projetos inspirados em aviões reais. Fiz todos os modelos  para o Theo e mostro o passo a passo, do mais fácil ao mais difícil. Achei o primeiro e o terceiro bem aerodinâmicos, especialmente o último que voando foi parar em cima da geladeira.

A dica mais importante é que as dobraduras darão a pista para o próximo passo. Nem todas os movimentos que você faz continuarão dobrados. Alguns voltam a posição anterior, mas funcionam como caminho a ser seguido.

Bulldog Dart

Este avião de papel é  simples, requer poucas dobras, e voa bem. Ele só não vai ganhar nenhum concurso ou pontos de estilo. Se é a primeira vez que o seu filho  vai fazer um avião de papel de verdade, este modelo é o ideal.

Primeiro passo: Dobre o papel ao meio e depois desdobre colocando o papel de volta ao original.

1

Segundo passo: Dobre os dois cantos superiores para baixo assim que encontrar o vinco central. Esta é a maneira clássica de iniciar um avião de papel, e provavelmente o que você aprendeu quando era criança.

WP_20140919_017

Terceiro passo: Vire o papel para o lado não dobrado. Depois dobre os cantos novamente para o vinco central. Você quer que a linha diagonal saindo do topo do plano encontre a linha do meio do papel. Faço isso do lado esquerdo e direito.

3

4

Quarto passo: Dobre o topo para baixo, de modo que a ponta se encontra com o local de onde as dobras anteriores se juntam.

5

Quinto passo: Dobre o avião inteiro ao meio. Isto cria o nariz achatado, o que dá o sentido de seu nome ser buldogue.

6

Sexto passo: Dobre as asas para baixo, de modo que fiquem em linha reta ao longo da parte superior do nariz arrebitado. Repita no outro lado.

7

Pronto!!! Olha como ele fica lindo e diferente! 🙂

buldogue

Vamos ao segundo modelo!

Harrier

Primeiro passo: Comece dobrando o papel ao meio do mesmo jeito que no Bulldog.

1

Segundo Passo:  Dobre as pontas também como no primeiro modelo

WP_20140919_017

Terceiro passo: Dobre toda a parte superior para baixo para que ele se assemelhe a um envelope. Certifique-se de deixar um centímetro ou mais na parte inferior. Vamos precisar disso depois.

3.1

Quarto passo: Dobre novamente os cantos superiores de modo que eles se encontrem no meio. O bico do triângulo anterior deve sobrar para fora sob estas dobras.

4.1 4.2


Quinto passo: Dobre esse pequeno triângulo para cima para prender essas dobras anteriores no lugar.

5

Sexto passo: Dobre o avião ao meio, pelo lado de fora. Você quer que a dobra triangular anterior fique visível na borda inferior.

5

Sétimo passo: Dobre a asa para baixo, ficando paralela a parte inferior do projeto. Repita no outro lado.

6

E pode lançar! Esse é o mais bonito a meu ver, mas não voou tão bem nas minhas tentativas.

7

E agora o mais difícil de fazer, mas o mais veloz!

Hammer:

Primeiro passo:
Este começa um pouco diferente do que os anteriores. Primeiro, dobre o canto superior esquerdo até o fim para que ele alcance a margem direita do papel. Então desdobre , pois este será um vinco guia.

1

Segundo passo: Repita a mesma coisa com o canto superior direito e desdobre.

2

Terceiro passo:  Agora, você deve abrir toda folha desdobrado com dois vincos formando um X.

3
4
Quarto passo: dobre o canto superior direito para baixo de modo que sua borda encontre o vinco que vai da parte superior esquerda para a direita inferior. Faça o mesmo com o canto esquerdo. O ponto superior esquerdo deve cumprir exactamente a aresta diagonal direita do avião.

5 5.1

Quinto passo: dobre o avião ao meio para fazer um novo vinco. Em seguida, desdobre. Você vai usar essa marcação como um guia.

6

Sexto passo: Depois que você desenrolou a etapa anterior, dobre a parte superior para baixo de modo que sua borda encontre a borda inferior.

7

Sétimo passo: Dobre os cantos superiores para baixo, para que encontrem o vinco central.

8 WP_20140919_055

Oitavo passo: desdobre – como acontece com muitos passos para fazer este avião, essas dobras são um guia. Agora pegue o que era a borda superior anteriormente dobrada para baixo (veja a imagem 3) e dobre-a de volta para o ponto onde a borda encontra os vincos da etapa anterior.

8 9


Nono passo: Dobre os cantos  mais uma vez para que sua borda encontra tanto a aba superior e o vinco de dois passos atrás. Dobre Ambos os cantos. Esses são os últimos detalhes das asas. Depois, dobre a parte superior para baixo a partir de onde se encontra a parte superior dos flaps da asa que você criou no passo anterior.

11

3Décimo passo: Dobre todo o projeto na metade para fora. Você quer que todos os pedaços de papel fiquem para o lado de fora da nave. Neste ponto, pode se tornar um pouco complicado por causa da espessura do papel, por isso tome cuidado extra para fazer boas dobras limpas.

12
Décimo segundo passo:  Dobre as asas para baixo de modo que a sua extremidade se encontre com o bordo inferior do plano. Isso cria um pequeno nariz arrebitado. Novamente, isso pode ser uma dobra difícil pelo volume de papel, mas vai dar certo.

12

Décimo terceiro passo: É isso! Seu Hammer está pronto para a ação!

13

 

 

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *