Tudo começa com a organização do ambiente:
• Separe toda a roupinha que o bebê vai vestir.
• Deixe os produtos de banho ao seu alcance: sabonete infantil, toalha, xampu, pomada contra assadura, fralda, roupinha, etc.
• Certifique-se de que janelas e portas estão fechadas, e o ambiente aquecido.
• Encha a banheira, com água a 37°C. Essa é a temperatura do corpo. Confira usando um termômetro ou testando com seu pulso. Se a água estiver agradável para você, estará adequada para o bebê.
• A pele do bebê é sensível a arranhões, por isso mantenha as unhas curtas e retire anéis e pulseiras antes de começar o banho, que leva cerca de 15 minutos.
1. Com ele ainda embrulhado em uma toalha, antes de colocar o bebê na banheira, limpe os olhos, nariz e bumbum com algodão e água morna. Em recém-nascidos, passe cotonete umedecido em álcool 70% para a limpeza do cordão umbilical.
2. Coloque o bebê na água. Passe a mão esquerda em volta das costas e segure o braço dele com o polegar e o indicador.
3. Jogue água no corpo dele delicadamente. O primeiro a ser lavado é o rosto, apenas com água.
4. Em seguida, coloque um pouco de xampu infantil em sua mão e passe na cabeça do bebê. Enxágue com cuidado, sempre tentando proteger os ouvidos para não entrar água.
5. Passe o sabonete infantil em sua mão. Não exagere na espuma e ensaboe o bebê de cima para baixo, deixando os genitais por último.
6. É hora de virar. Coloque a palma da mão aberta no peito, com os dedos polegar e anular por baixo das axilas. Vire o bebê devagar.
7. Ensaboe o bebê com movimento de cima para baixo. Tudo limpo, é hora de desvirar o bebê. Passe a mão direita por baixo, apóie a palma da mão no tórax. Assim que ele estiver seguro, retire a mão esquerda, coloque-a nas costas do seu filho e vire-o delicadamente.
Bem sequinho
– O bebê deve ser enxuto e vestido no trocador ou em uma base plana. Use sempre toalha bem macia. O ideal é usar as toalhas-fralda, que têm toque delicado. E, principalmente se tiver frio, o ideal é que não demore muito.
– Enxugue primeiro a face, depois a cabeça, o pescoço, os braços, o tronco, as pernas e, por último, os genitais.
– Atenção redobrada com as dobrinhas. Elas precisam ficar bem secas para evitar as assaduras.
– Se o bebê tem pele normal, não é necessário passar loções. Caso tenha pele mais ressecada, pode usar um creme indicado pelo pediatra.
– Mas quem resiste a uma deliciosa massagem? Aproveite o momento para trocar carinho com seu filho.
Fonte: Revista Crescer
Link: http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Cuidados-com-o-recem-nascido/noticia/2013/02/banho-do-bebe-sem-misterio.html