Aventuras Maternas

Dica da Zoë: Ovo quente com soldadinhos

ovo com soldadinhosFui convidada pela Priscila e pela Samantha para escrever dicas simples e fáceis para as mães aventureiras capricharem no cardápio da família. Hoje é o meu primeiro texto e quis trazer algo que marcou a minha infância. Vamos lá?

Deve ser o terror de toda mãe ter de pensar em refeições saudáveis e ao mesmo tempo rápidas  para dar aos pequenos!  Esta receita que vou ensinar hoje é aquela que a minha mãe faz até hoje quando eu estou doente ou quando preciso de consolo: ovo com Soldadinhos. Confiram!

  Se vocês realmente gostarem deste tipo de ovo, irão descobrir que cada pessoa prefere um cozimento um pouquinho diferente… Uns mais moles, outros mais duros e assim por diante. Ou seja, um ou dois minutos a menos ou alguns a mais. Eu gosto do ovo quando a clara está cozida e durinha, mas com a gema mole… Portanto, vou ensinar a fazer do jeito que eu gosto.

   É super simples depois que se pega a prática. Você vai precisar de uma panela com tampa (que caiba o número de ovos lado a lado sem encostar), um escorredor d macarrão, um pegador de macarrão, timer, uma torradeira, ovos que podem ser orgânicos ou caipiras, pão fatiado da sua preferência (nós só comemos multi-grãos ou integral), sal, pimenta moída (opcional), manteiga (opcional), vinagre branco, copinhos de café (para servir o ovo depois), colheres de chá (p/comer depois).

Primeiro encha a panela com água até altura de uns 2 dedos, como na foto! Coloque a panela com a tampa em fogo alto. E espere a água ferver! Isto não deve levar mais de dois minutos. Prepare o seu timer…
Coloque os ovos dentro da panela da forma mais r
ápida e mais delicada possível, pois o quê você não quer fazer é quebrá-los acidentalmente. E ajuste o timer para exatos 6 minutos e 30 segundos.

Captura de tela 2015-03-06 10.49.42 Captura de tela 2015-03-06 10.49.54

Coloque um pouco de vinagre na panela ( uma colher chá. Pode ser feito no “olhômetro” mesmo, não tem problema). O vinagre impede que o conteúdo inteiro do ovo vaze para dentro da panela, caso vaze.

 Nesse meio tempo coloque as torradas na torradeira. E esteja preparado quando tocar o alarme para colocar os ovos no escorredor com o auxílio do pegador de macarrão, tomando cuidado para não se queimar.

Passe os ovos embaixo da torneira de água gelada. E coloque as xícaras de café no meio de prato grande.
Captura de tela 2015-03-06 10.55.28Captura de tela 2015-03-06 10.55.50

Aplique manteiga, se for usar na torrada e corte a torrada em tirinhas, umas 5 ou 6 dependendo do  tamanho da fatia. Sirva no prato ao lado da xícara com o ovo. Eu sempre coloquei uma colher de café de sal no prato próximo ao ovo.

Caso seu pequeno tenha menos de 6 anos, talvez você tenha que ajudar ele. Mas, no geral as crianças adoram abrir o ovo sozinhos. 

Na hora de abrir o ovo, basta usar uma colher de chá ou uma faca. E bom apetite!

Obs: lembrem-se de sempre pegar panelas quentes com panos SECOS pois se estiverem molhados ou úmidos, o risco de se queimar é muito maior!

Super simples e delicioso. Aproveitem!

 Sobre a Zoë Shorter:

imageDesde cedo Zoë Shorter começou a cozinhar doces e sobremesas porque adorava essas delícias. Mas só anos depois percebeu que isso deveria ser sua profissão.
Trabalhou em uma cozinha durante 6 meses para se certificar que era isso mesmo que queria. Depois de se apaixonar pela profissão, estudou em Paris na Escola Superior de Cozinha Francesa – Ferrandi. E lá descobriu um mundo que nem imaginava que existia: esculturas em chocolate, diversos tipos de esculturas em açúcar e até em gelo. Teve inclusive a oportunidade de assistir a competição internacional de confeitaria que foi realizada em Lyon. Fez um curso de com um famoso chefe de Paris chamado Pierre Hermé conhecido pelos seus macarons.

Trabalhou na Corsica durante 3 meses. Em seguida trabalhou em Londres em um restaurante de primeira linha de Mayfair chamado “Le Caprice” onde trabalhou durante 6 meses. Nesses meses algumas personalidades experimentaram suas preparações como Gordon Ramsay, Mick Jagger, e Liz Hurley entre outros. Teve a chance de aprofundar conhecimentos a respeito da culinária moderna Européia.

Em seguida trabalhou no Daphne`s, um restaurante fino Italiano no coração de Chelsea. Onde parte do cardápio mudava toda semana. E foi lá que descobriu que suas experiências no Brasil seriam tão valiosas pelas influências Italianas na cultura Brasileira.

Depois de 4 longos anos fora do Brasil, Zoë voltou para desenvolver suas próprias receitas e para dar um toque Brasileiro a clássicos da confeitaria Européia. E agora ela vai escrever semanalmente para o Aventuras Maternas e dividir alguns de seus segredos conosco!

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *