Aventuras Maternas

Sair sem o bebê é possível

Sair sem o bebê é possível

Imagem: Internet

Você sai da maternidade com um misto de alegria, fé e a certeza de que tudo será melhor dali em diante. Afinal, você tem finalmente tudo que sempre sonhou: uma família completa, um bebê lindo e apaixonado gratuitamente por você. Mas deu ma hora pra outra, quando você entra em casa e fecha a porta, percebe que apesar de toda a alegria do momento, nem tudo é tão simples e fácil parecia quando você via a maternidade pela ótica de fora.  

Primeiro vem a maratona de adaptação ao seio e fazer com que seu filho se alimente bem, depois as trocas de fralda, com cocôs sem fim e xixis que espirram em toda a sua roupa, na hora que você acaba de sair do banho . E, para completar, o bebê acorda várias vezes durante a noite e, mesmo quando ele está dormindo e você deveria aproveitar, algo te faz não conseguir relaxar. Você quer conferir se ele está respirando ou quer simplesmente adorar e fotografar mentalmente aquela cena do bebê que você tanto sonhou.

É muito amor sim, mas também é uma batalha, com muitas trocas de fraldas alternadas com noites mal dormidas, banhos e mamadas longas. E, depois que o bebê nasce, saidinhas rápidas como um cineminha, shopping e até mesmo supermercado parecem impossíveis. Até mesmo uma compra na farmácia, pode parecer mais complicada, especialmente no primeira mês. Sair à noite, então, soa como um sonho distante. E quando se pensa no assunto pode virar sinônimo de angústia, stress, medo e uma infinidade de culpa. Mas essa hora deve chegar e não adianta se resignar achando que será assim para sempre. Um filho não deve ser impedimento para os pais continuarem fazendo o que gostam e confinamento é sempre sinônimo de problemas, seja no psicológico da mulher, que fica com a autoestima em baixa, quanto para o casal.

Resumindo, as saídas são extremamente importantes para que os pais sintam-se socialmente ativos e ajuda a recarregar as baterias, já que o trabalho em casa e as responsabilidades tomaram um espaço enorme. E mais, pode até mesmo evitar uma depressão pós-parto e ressentimentos futuros. Sim, é hora de preparar a primeira saída sem o bebê, então mãos à obra! Afinal, com um bebê em casa, tudo é feito a partir de uma preparação, portanto para começar a sair de casa devem-se estabelecer estratégias. Seguem abaixo algumas que podem ser úteis:

Aos poucos

Não vale iniciar o processo com uma noite inteira fora de casa e nem com uma atividade que demande muita energia, afinal mães de bebê pequeno estão cansadas, com o corpo pedindo cama e a mente pedindo minutos de liberdade. Então, comece gradativamente, com uma saída para o shopping de 2 horinhas, com umas comprinhas, ou um cineminha. Aos poucos, pode aumentar esse tempo, sempre de olho na hora da mamada do filho ou na hora em que ele estará dormindo, para ficar com a mente aliviada.

Quando sair?

Como os pais eram antes do bebê? Gostavam de curtir baladas, barzinhos, praia ou um simples filminho já era a alegria do casal?  Esse perfil de antes vai dar a dica do programa ideal para fazer na primeira saída pós-parto. Claro, respeitando a regra do pouquinho em pouquinho. Os especialistas dizem que aos quatro meses, o bebê já apresenta mecanismos que lhe permitem passar um tempo maior sem a mãe. Aí é o momento de pensar em dar suas voltinhas, iniciando um processo de independência, mas só pense em fazê-lo quando se sentir confortável pra isso. 

Escolha uma boa companhia para o bebê

Você só vai conseguir sair se tiver a certeza plena e absoluta de que seu filho está bem cuidado, com uma companhia que vai garantir o bem-estar dele sem te deixar tensa durante o seu passeio. Então, não ache que vai dar certo deixá-lo com a babá que acabou de chegar, porque você não passará da esquina. A babá deve ser previamente treinada, monitorada e muito bem instruída. Não se intimide de deixar indicado horários, rotina, manias, telefones seus, de parentes e pediatra. 

E na primeira saída, peça a sua mãe, sogra, cunhada, madrinha do bebê ou uma amiga bem próxima para ficar de olho no bebê também, mesmo que fique apenas supervisionando a babá. Tranquilidade e confiança são fundamentais para a primeira saída.

Planeje cada detalhe

Desenvolva uma logística para sentir-se segura. Deixe todo o suporte em casa e tenha certeza que os telefones estão funcionando. Parece óbvio, mas ter certeza de que poderá se comunicar com a pessoa que ficou em casa e que ficou tudo a mão: fraldas, leite, brinquedinhos, bichinho que o bebê gosta de dormir, musiquinhas que o fazem relaxar. Não esqueça dos mínimos detalhes.

Evite transmitir seu sofrimento

Não precisa sair escondida ou sofrer desesperadamente porque vai sair. Você não está abandonando seu filho, nem causará sofrimento algum por ficar algumas horas fora. Sorria com naturalidade, para ele perceber que isso é comum e está fazendo bem para você, como de fato está. Passe confiança pra ele despeça-se com carinho e alegria. Ele vai chorar, mas saberá que está tudo bem logo em seguida.

Programas que renovam

Que tal um mergulho na praia para revigorar as energias? Outra boa pedida é assistir a um filme no cinema, como se ainda estivesse namorando, ou sair para jantar fora e colocar a conversa em dia, excluindo o assunto “troca de fraldas”do trending topics. Museus são uma boa opção para ver coisas novas ou um jardim ou parque da cidade, vão trazer o verde e a natureza de volta para a sua vida. 

 

                  

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *