Aventuras Maternas

Frases dos filmes Disney podem nos inspirar como mães

princesas-disney-3
Alguns contos da Disney são simplesmente lindos e românticos, outros nos fazem chorar e tem aqueles que nos passam lições para toda a vida e são perfeitas para transmitirmos para nossos filhos no dia a dia ou para usarmos como autoajuda diante da nossa rotina de aventuras. Reuni 12 frases que costumo usar como guias e podem ajudar outras mães também.

  1. “Encobrir. Não sentir. Não deixar saber” – Frase tema da Elsa, em Frozen.
    Tem dias que é impossível não se sentir a Elsa. Tudo parece mais difícil e parece que basta colocarmos a mão para tudo “congelar” ou desandar. Você acorda irritada sem motivo, a comida não sai como gostaria, os filhos estão mais irritados do que de costume, uma palavra colocada num momento errado se torna motivo de discórdia com o marido, colega de trabalho ou até no trânsito e parece que somos as pessoas mais cansadas, estressadas e desmotivadas do mundo. Nessas horas, o importante é seguir em frente, mesmo com todas as dificuldades e não ficar mascando tudo aquilo que nos faz mal. Remoer os prejuízos, encher o coração de mágoas e culpas não vai mudar o que passou. Ficar destacando o que há de ruim para que todos saibam e sintam pena só faz com que a gente se sinta mais vítima, frágil e sem energia para dar a volta por cima. Não precisamos nos isolar do mundo como ela, num quarto solitário sofrendo caladas, ao contrário, é importante dizer o que sentimos para tentarmos mudar. Mas criar uma barreira para os problemas, dar um tempo, refletir e guardar numa caixinha secreta o que há de ruim pode ajudar a fazer com que o problema que parecia grande, fique esquecido naquele caixote, se torne menor e mais simples do que percebíamos e suma tão rápido quanto apareceu. O tamanho do problema, muitas vezes, está no poder que a gente coloca nele!
  2. rafiki“O passado pode machucar. Você pode fugir dele ou aprender com ele”. Rafiki ensina a Simba em Rei Leão.
    Essa é uma das minhas cenas preferidas do cinema. A primeira lição do filme é esquecer os problemas e seguir em frente, com Hakuna Matata. Muitas vezes é isso mesmo que temos que fazer ao invés de remoer o que nos incomoda e atrapalha a nossa rotina. Mas melhor ainda é chegar a um grau de compreensão sobre o problema que passou e aprender com e ele. A gente erra todos os dias como ser humano e como mães também. O importante é assumir as falhas e transformá-las em aprendizado. É fundamental que as crianças entendam que mais vale assumir as verdades e aprender com isso, do que fingir que nada acontecer e sofrer por dentro.
  3. “Você está em paz, porque sabe que é Ok ter medo”- Mulan
    Muitos pais ainda ensinam seus filhos, especialmente meninos que ter medo é errado . Temer é desconhecido sempre fez e fará parte da vida. Estranho é não ter medo de nada e se jogar em todas as situações, sem ponderar os perigos. Medo pode ser impeditivo se for exagerado, mas a falta dele pode nos colocar em extremo perigo.
  4. “Os momentos especiais de hoje são as memórias de amanhã” – Gênio da Lâmpada, em Alladin.
    Esse poderia ser o mantra das mães. Cada bagunça, sujeira, gargalhada e brincadeira com as crianças resultará em incríveis histórias para contar e relembrar da relação mãe e filho.
  5. “Às vez as pequenas coisas são as que ocupam mais espaço no seu coração”- Ursino Puff.
    A frase já fala por si mesma. Nossos filhos, os eternos pequenos donos dos nossos corações.
    Alice - Disney
  6. “Se cada um cuidasse da própria vida, o mundo giraria bem mais depressa” – Alice no País das Maravilhas.
    Essa frase sábia de Alice é perfeita para as centenas de pessoas no mundo, pseudo entendedoras de maternidade que interferem em cada passo que damos com nossos filhos. Cada criança tem características únicas e cada mãe também. Não adianta dar fórmulas prontas para mãe nenhuma, pois só se aprende a dar o que o filho precisa, quando nos tornamos mãe dele.
  7. “Quando a vida te decepciona, qual é a solução? Continue a nadar, continue a nadar, nadar, nadar…” – Dory em Procurando Nemo.
    Essa lição é semelhante a do Rei Leão. Podemos estar magoados e decepcionados com as situações da nossa vida. Mas não adianta parar e remoer. É preciso aprender com os problemas e seguir em frente sempre. Isso não é bom só para você, toda família agradece.
  8. “Diga por favor e obrigado mesmo que você esteja zangado”. – Branca de Neve ao anão Zangado.
    Lição de uma boa mãe para seus filhos. Exemplo é fundamental também. Precisamos ser gentis e agradáveis com o mundo sempre, mesmo que o retorno das pessoas não venha na mesma vibração. Nossos filhos se espelham em nosso comportamento. Agradecer e pedir com delicadeza são comportamentos fundamentais para ficarmos bem e leves conosco.
  9. “O que torna alguém especial? É o que tem de único em cada um de nós” – Ariel, em Pequena Sereia.
    Aprender que as diferenças existem e nos tornam únicos e especiais é a primeira lição que devemos aprender. É exatamente a falta de compreensão sobre isso que cria os maiores conflitos ao redor do mundo. Nossa missão individual é entender e ensinar que as diferenças nos tornam incríveis.
    kala - tarzan
  10. “Essa ligação entre nós não pode ser quebrada. Eu estarei aqui, não chore” – Kala para Tarzan.
    Confiança é a palavra de base numa relação mãe e filho. Precisamos manter sempre nosso equilíbrio e auto controle para que nossos filhos saibam que têm um porto seguro que sempre estará ali para recebê-los, independente do que aconteça.
  11. “Seu talento faz o que você é. Você deveria ficar orgulhosa disso.” Tinker Bell.
    É importante valorizar nossas habilidades individuais. Todos temos dons e capacidades únicas e especiais que nem sempre são as que esperamos. É importante ter liberdade para identificarmos o que existe de melhor em nós mesmos e aproveitar essa capacidade para sermos felizes.
  12. “Tenha coragem e seja gentil”- mãe da Cinderela.
    A linda lição do último filme de Cinderela nos mostra como é importante manter a leveza na vida. Não guardar sentimentos ruins. Manter firmeza em nossos objetivos e ser agradável com o mundo, independente de como o mundo nos trata. Quem faz o bem, recebe o bem, naturalmente. O mundo se encarrega de eliminar o que nos faz mal.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *