Aventuras Maternas

Treino Funcional Coletivo: eficaz, atrativo e dinâmico

 

academias-sp-bio-ritmoPara quem está cansado da ginástica convencional, ou aqueles que ainda não se convenceram que incluir atividade física na rotina diária é fundamental para a saúde mental e do corpo, é hora de conhecer o treino funcional coletivo: um conceito bem mais atrativo e dinâmico. Com a combinação de vários exercícios e circuitos, a novidade trabalha diferentes capacidades físicas com o objetivo de adquirir força, equilíbrio, potência, agilidade e resistência.

Indicada para homens e mulheres de todas as idades, a modalidade proporciona a queima de até 800 calorias dentro de 45 minutos, trabalhando de forma global todos os músculos do corpo. Segundo Larissa Kussano, gerente técnica da Bio Ritmo Academia, os benefícios do treino funcional coletivo são inúmeros. Entre eles, a melhora da capacidade física e, consequentemente, dos movimentos do dia a dia, a tonificação da musculatura, a diminuição da gordura e o aumento da consciência corporal.

“Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o treino funcional coletivo não diminui a massa muscular, ele trabalha todo o corpo, deixando-o mais equilibrado e pronto para os demais exercícios”, explica a gerente técnica. Para ela, praticar de duas a três vezes por semana é o suficiente.

Além disso, no treino funcional coletivo, que é oferecido para grupos de até 16 pessoas, o indivíduo tem ganho cardiovascular, uma vez que ele não tem pausa entre as séries trabalhadas, ou seja, o único intervalo é na troca entre as estações do circuito.

Os grandes benefícios do funcional são o dinamismo do treino e a utilização de acessórios e equipamentos que fogem aos tradicionais de musculação. Na Bio Ritmo, por exemplo, o aluno pode contar com o saco de areia para movimentos de boxe, corda naval, TRX (alças para treino em suspensão), kettlebell (bola de ferro fundido com uma alça), rolinho para abdominal, bosu (espécie de bola cortada ao meio), medicine ball (bola com peso), rubber band (elástico de resistência), monkey bar (espécie de barra fixa), além da barra olímpica para remada e a parede com pegada para escalada.

 

Confira cinco motivos para praticar o treino funcional coletivo:

  • Trabalha todo o corpo em um único treino

  • Aumenta a consciência corporal e aprimora capacidades físicas

  • Toda a periodização é estudada e analisada, com embasamento científico

  • É um treino desafiador e dinâmico

  • Melhora o desempenho nos movimentos

 

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *