Aventuras Maternas

Quando a criança pode começar a tocar instrumentos musicais?

Bandinha+da+CrecheVocê sabia que uma criança de 3 anos já pode começar a tocar instrumentos musicais? Não? Nem eu! Até que o meu filho ouviu a banda da escola tocando na volta às aulas logo no início do ano e se encantou pelo violino a ponto de começar a pedir para aprender. Num primeiro momento não dei importância ao pedido, porque achei que era muito cedo para ele começar a praticar, mas ele repetiu o pedido inúmeras vezes e decidi pesquisar se era possível que ele aprendesse tão cedo assim. Conversei com o maestro e minha surpresa foi ele dizer que o aprendizado do violino deve iniciar exatamente aos 3 anos, assim como dos outros também.

Theo está fazendo as aulas há pouco mais de um mês e já percebo até mesmo diferenças de comportamento. Ele está mais paciente, esperando o tempo para falar ou fazer coisas e associando isso diretamente às aulas (pediu para eu juntar os braços na frente como o maestro faz na hora que ele tiver que parar de falar ou fazer alguma atividade) e está com a coordenação motora mais afinada.violino

O Arthur também mostrou interesse pela música desde cedo, provavelmente também porque o pai é músico, o que confere a ele várias oportunidades para conhecer instrumentos diferentes. Ele já arranhou nas cordas do violão, se divertiu com o teclado, mas gosta mesmo é da bateria, que ajuda a trabalhar a coordenação motora e o foco. O importante para a gente mesmo é que eles aprendam algo que faz bem para a mente, de forma leve e muito divertida.
bateria
Além desses benefícios que eu e a Sam já percebemos pelas nossas experiências existem de fato diversos benefícios que a musicalização pode trazer para a vida. Por exemplo, um estudo foi feito em 22 crianças da idade 3-4 anos que receberam ou aulas de canto ou aulas de teclado. Ao contrário, um outro grupo de 15 crianças não recebeu aulas de música. Ambos os grupos participaram das mesmas atividades pré-escolares. Os resultados mostraram que as crianças pré-escolares que receberam aulas de teclado semanais melhoraram suas habilidades de espaço-temporal em 34% a mais do que as outras crianças. Não só isso, mas os pesquisadores disseram que ainda há efeitos a longo prazo.

Para saber mais sobre o assunto, conversei com a musicoterapeuta parceira do Personare, Nydia do Rego Monteiro, que esclareceu mais algumas dúvidas sobre o assunto. Confiram a nossa conversa abaixo:

AM – Com que idade as crianças podem começar a tocar instrumentos?

Nydia – Temos habilidade motora para tocar instrumentos musicais melódicos a partir de 3 anos. Caso a musicalização s’ja iniciada antes pode ser antecipada.

AM – Existe diferença de idade para começar a tocar instrumentos de sopro, corda ou percussão?

Nydia – Pode exigir mais da criança o aprendizado do violão ou cordas pelo esforço da coordenação motora fina e o atrito com as cordas. Pode ser um pouquinho dolorido, principalmente se não for dosado adequadamente.

AM – Quais os benefícios do aprendizado de música para as crianças?

Nydia – Múltiplos e completos. Praticamente todas as áreas do cérebro são estimuladas e se desenvolvem mais: motora, racional (planejamento, raciocínio lógico, auto-controle, capacidade de leitura, etc.), emocional, criatividade, musicalidade, dotes artístico-musicais, senso estético de qualidade, entre outros.

AM – Como descobrir o instrumento ideal para as crianças e escolher a aula certa?

Nydia – Se a criança passa pela musicalização adequada este processo acontece naturalmente.

AM – E para cantar, qual é o momento ideal?

Nydia – Desde bebê. Com os pais, cuidadores estimulando. Assim a comunicação, linguagem e processamento rápido das palavras e conteúdos é desenvolvida bem mais rápido.

Segundo a musicoterapeuta, para introduzir a música na vida das crianças é preciso incentivar a boa comunicação desde cedo com atividades que enriquecem toda a família e estimulam a interação, respeito e a sensação de serem amados.

Ela sugere ainda algumas dicas para estimular ainda mais essa habilidade:

  • Conversar adequadamente (sem diminutivo ou enfatizar palavras erradas)
  • Cantar
  • Contar histórias
  • Provocar diálogos e interação
  • Colocar vídeos de qualidade
  • Levar a shows, concertos, peças de teatro e musicais
  • Brincar e provocar brincadeiras compartilhadas e cantadas

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

4 ComentáriosDeixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *