Aventuras Maternas

Petit Gâteau de caneca com frutas no recheio

O inverno pede comidas um pouco mais ricas. Em um país com um inverno mais rigoroso ou até nas regiões serranas do nosso Brasil, o corpo pede comidas um pouco mais calóricas para se manter aquecido!

Pensando em aproveitar o que aparenta ser o finalzinho do nosso inverno carioca, estou propondo um petit gâteau simples e gostoso. Ele é servido na caneca mesmo onde ele é cozido. E a grande vantagem é que ele pode ser feito com antecedência e deixado na geladeira coberto com clingfilm e depois graças ao microondas ele fica pronto em menos de 1 minuto! Bom né?

petit gateau

Vou dar sugestões de recheios sempre misturando uma fruta no meio. Assim o seu pequeno se acostuma com o sabor das frutas de forma bem divertida.

Os pontos chaves são:

  • lembrar na hora de misturar cada etapa que tudo tem que estar em temperaturas similares…

  • Nesta receita na hora de misturar o chocolate + fermento com a mistura ovo + açúcar mascavo, é preciso fazer de forma a retirar o mínimo de ar possível da mistura. A expressão “folding” do inglês que significa “dobrando” é sempre usada para descrever esta forma de misturar.

Olhe com cuidado o vídeo que fiz da forma de misturar bem lentamente. O vídeo está completo, exatamente para mostrar o tempo de mistura e a forma de integração entre os ingredientes.

Ingredientes (rende 4)

  • 150 g de chocolate meio amargo com 50% de cacau (eu usei chocolate belga com 54% de cacau)
  • 50 g de manteiga com sal (ou 1/4 de um tablete de 200g)
  • 1 ovo “grande” (eles chamam de grande mas é um ovo médio, que pesa cerca de 60g)
  • 2 gemas de ovo “grande”
  • 35 g açúcar mascavo ou 4 colheres de sobremesa
  • 1 colher de sobremesa = 2 colheres de chá
  • 1/4 de um tablete de 15g de fermento bioloógico fresco* (manuseie o fermento com cuidado, pois ele esmigalha facilmente e aí fica difícil medir!)fermento
  • 25 g de farinha ou 5 colheres de sobremesa de farinha
  • esse tipo de fermento biológico fresco é encontrado nos supermercados Zona Sul

Recheio (por canequinha)

  • 1 colher de chá chocolate branco picado
  • 4 blueberries “mirtilo” grandes

Outras sugestões de recheios (por canequinha)

Gosto da ideia que o recheio não seja tão forte ao ponto de vc não sentir os outros elementos do petit gâteau, a fruta dá uma quebrada no chocolate…

  • 1 colher de chá de nutella + 1 morango limpo e picado pequenino

Ou

  • 1 colher de chá doce de leite + 1 morango limpo e picado pequenino

Ou

  • 1 colher de chá de chocolate picado ou gotas meio amargo + 4 framboesas

Ou

Versão mais adulta:

  • 1 colher de chá de passas que você deixou macerando (30 minutos) em 2 colheres de sopa de conhaque

Utensílios

  • 2 tigelas: 1 própria para microondas, e a outra com a boca da tigela mais larga que a base
  • 1 espátula de silicone
  • 1 batedor elétrico ou um batedor de arame
  • 4 canequinhas de porcelana (250 ml)
  • 1 microondas

Modo de fazer

1). Unte 4 canequinhas com manteiga.

2). Na tigela própria para microondas coloque o chocolate meio amargo picado ou em gotas + a manteiga. Leve ao microondas por 20 segundos, misture. Leve por mais 15 segundos, misture.

Leve por 10 segundos e você deverá obter uma mistura homogênea. Caso você esteja usando chocolate nacional, provavelmente terá que fazer alguns segundos a mais! O objetivo é derreter lentamente para que a mistura não fique quente!

3). Em seguida, em um copinho pequeno coloque o fermento biológico fresco junto com 3 colheres de chá de água morna e com auxílio de um garfo, misture até obter um líquido pastoso.

passo a passo

4). Misture o fermento, agora líquido, à mistura de chocolate que está morna!

IMG_52005). Separe as gemas, aqui você pode guardar as claras em um potinho limpo, verificando que você não deixou nem um pouco de gema nas claras. Feche o potinho hermeticamente e você poderá congelá-lo por 1 mês para uso em outra ocasião! É interessante colocar uma etiqueta no pote descrevendo conteúdo com data em que você congelou e data para daqui a um mês. Evite desperdício! (Acima)

6). Coloque o ovo + 2 gemas na tigela (com a boca da tigela mais larga que a base) junto com o açúcar mascavo. Bata com batedor elétrico ou com o batedor de arame até que a mistura dobre de volume, fique pálida e bem “aerada”.

acucar mascavo

7). Neste momento certifique-se que você já separou a quantidade de farinha a ser usada, e que o chocolate branco do recheio já está picado, e que o blueberries já estão limpos e secos & prontos para uso, junto com uma colher de sobremesa limpa! Pois os próximos passos precisam ser executadas de forma rápida antes que a mistura perca sua qualidade “areada” e, ao final depois da adição da farinha tome uma consistência de mousse de chocolate, pois fica mais difícil manusear!

8). Agora vamos adicionar a mistura de chocolate a mistura de ovos! Com o auxílio de espátula de silicone, você vai raspar as laterais da tigela enquanto gira a mesma em sentido contrário (com a mão esquerda se você fôr destro), enquanto mergulha a espátula no centro da tigela como se quisesse retirar algo do fundo da tigela… Não se preocupe se a explicação está confusa dê uma olhada no vídeo! Até obter uma mistura homogênea e ainda aerada.

https://www.youtube.com/watch?v=GfNVbfY04S8

9). Em seguida, você usará o mesmo método descrito acima para misturar a farinha na preparação aerada! Misture algumas vezes para se certificar que não ficaram pequenos acúmulos de farinha “não misturada”. Obtendo uma mistura aerada e homogênea.

10). Aqui é preciso trabalhar com um pouquinho de velocidade! Espalhe 2 colheres de sobremesa no fundo de cada canequinha untada. Em seguida, ao centro coloque os ingredientes do recheio.

E termine cobrindo com mais 2 colheres de sobremesa. A massa deve ocupar cerca de metade do volume da canequinha. E pronto! Pode reservar até a hora da sobremesa coberto com clingfilm e na geladeira (por até 2 dias)!

11). Na hora da sobremesa, retire o clingfilm de cada canequinha. Cozinhe cada canequinha separadamente no microondas por cerca de 45 segundos e pronto!

pronto

Coma puro ou sirva com uma bola de sorvete de creme por cima! Você também pode decorar com açúcar de confeiteiro peneirado por cima! Lembre-se de assoprar bastante, estará bem quente!

delícia petit

E bom apetite!!!

                                    

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *