Aventuras Maternas

Sono tranquilo para uma vida saudável

dormindo2Basta puxar pela memória e pensar na sua infância para ver que as nossas crianças estão dormindo cada vez mais tarde. Se antes era um hábito cultural nós estarmos na cama antes das nove da noite, hoje eles assistem novela junto com os papais e mamães – e às vezes até emendam um filminho. Por mais inofensivo que pareça, esses novos hábitos são péssimos para a saúde deles e podem causar uma série de consequências na vida adulta. Descubra os motivos para antecipar a hora de dormir e aprenda algumas dicas para conseguir mudar a rotina da casa.

crianca_tv01Riscos para a saúde da criança que dorme tarde

Muitos adultos têm uma boa qualidade de vida dormindo seis ou oito horas por noite, mas é preciso lembrar que crianças não são apenas pessoas pequenas, elas têm necessidades próprias da idade. Durante a infância o tempo ideal de sono gira em torno de 10 a 11 horas por dia e quando isso não acontece os prejuízos são muitos: irritação excessiva e dificuldade de concentração nas aulas são só alguns dos sintomas que podem estar ligados ao cansaço acumulado.

Mas não se trata apenas de repor as energias para o dia seguinte. Muita coisa acontece no corpinho do seu filho enquanto ele dorme. Quem nunca ouviu a vovó dizendo “vai dormir senão não cresce!”? Esse conselho está coberto de razão porque o hormônio do crescimento, responsável pelo desenvolvimento de todos os tecidos e pela altura que o seu filho vai ter, é produzido no período noturno. O problema é que as crianças que dormem tarde ficam menos expostas à ação desse hormônio e por isso podem chegar à idade adulta menos desenvolvidas e mais baixas do que deveriam.

Até a obesidade infantil pode estar relacionada a essa privação de sono. Quando dormem pouco, as crianças link_na_mochila_2014_04_cansacocostumam ficar com mais fome durante o dia e não queimam tanta gordura quanto fariam se tivessem ido para a cama cedo. E não vale o argumento de que a criança dorme tarde porque também acorda tarde: o sol que os pequenos pegam antes das 9h é o principal responsável pela ativação da vitamina D, fundamental para o crescimento dos ossos.

hora_de_dormir3_shutterstockSaiba como é possível levar seu filho para a cama mais cedo

Se você já percebeu que o seu pequeno precisa dormir mais para ser saudável, a primeira coisa que deve ter em mente é: não vai ser nada fácil convencer os pequenos a irem pra cama mais cedo. Dependendo da idade, podem levar dias, semanas e até meses para o reloginho biológico deles se adaptar. Mas não desista! Siga essas dicas e conquiste uma melhor qualidade de vida para o seu filho:

– Crie um horário para a criança ir para cama. Segui-lo todos os dias é fundamental.

– A rotina da casa também precisa ser adaptada. Mesmo que a mamãe e o papai não durmam tão cedo quanto a criança, é preciso apagar todas as luzes, diminuir o volume da TV: tudo para que ele entenda que chegou a hora de ir pra caminha.

– Esperar a criança sentir sono para colocá-la na cama só dificulta o processo: um corpinho cansado tem mais dificuldades para pegar no sono e dormir bem.

– Um bom banho antes de dormir relaxa o corpo e assim fica mais fácil pegar no sono.

 

Fonte: PlayKids

            

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

1 ComentárioDeixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *