Aventuras Maternas

10 formas de manter a despensa preenchida e sobreviver à crise

criseCom a crise econômica que está abalando o país, o assunto que toma conta da rotina das mães e de todo o mundo é a conta do mercado, que praticamente dobrou de valor nos últimos meses. Cada ida às compras se tornou uma grande tortura para quem tenta economizar…

Tenho usado algumas táticas por aqui que têm ajudado um pouco a manter a qualidade das nossas refeições e limpeza doméstica, sem prejudicar tanto o nosso orçamento. Listo abaixo para dividir com vocês:

1. Fazer compras semanais

Já ouvi muitos especialistas explicando que fazer compras mensais é melhor para o bolso. A questão é que já fiz compras de todas as formas e no final, sempre acaba valendo mais a pena, comprar semanalmente mesmo. Eu divido os temas das compras a cada vez que vou ao mercado.

Acho melhor, porque fazendo mensal, sempre preciso retornar para comprar frutas, verduras, legumes, embutidos, iogurtes… Então, esquematizo da seguinte forma: na primeira compra do mês, priorizo os produtos de higiene e vou em um hipermercado, onde os valores para esses produtos costumam ser mais em conta. Nas outras três, divido os temas entre: produtos de cesta básica, depois produtos de congelador, como carnes, sorvetes ou industrializados e, na última, cereais, laticínios, cafés, chás e biscoitos.

2. Trocas que funcionam

Quando o Brasil estava em seu auge, nos acostumamos a comprar frutas exóticas, carnes de primeira, peixes sofisticados, frutos do mar… Agora, a dica é procurar produtos que façam as mesmas vezes no cardápio, mas reduzam o valor significativamente na nota.

Entre minhas novas compras estão: acém, essa carne quando fresca é bem macia e saborosa. Todos amam lá em casa! E no lugar do salmão, que comprávamos muito, estamos levando pratos de carpaccio de salmão, que vendem em alguns mercados. Para o meu filho que precisa de vitamina D, por deficiência, faço regularmente as tirinhas grelhadas ao ponto e ele ama! Porque tenho visto bandejas com um pequeno lombo de salmão por mais de R$60,00. Fica impossível.

3. Faça a lista de compras antes de ir

Aqueles corredores incríveis e coloridos dos mercados nos hipnotizam e sempre saímos com algo a mais. Faça uma lista do que realmente é essencial e procure se ater a comprar o que está ali.

4. Compare preços

Pegue folhetos de compras em vários mercados e tome nota sobre os dias de promoções. Procure organizar sua rota de volta do trabalho, por exemplo, para passar pelo mercado que tem os melhores preços naquele dia e garantir produtos de qualidade com desconto.

5. Diminua o consumo por produtos industrializados e opte por fazer em casa.

Sucos prontos, laticínios e cereais são uns dos mais prejudicados pela inflação. Portanto, se possível, compre mais frutas da estação e faça os sucos em casa.

Deixei de comprar cereais, por aqui, mas uma boa solução é achar grãos com um preço mais em conta, como a aveia, ou adquirir alguns em lojas que vendem a quilo.

6. Faça uma horta orgânica em casa

Além de dar uma alegria a mais em sua casa e incentivar as crianças a cultivarem o verde em suas vidas, a dica de plantar ervas que tem boa resistência e podem render folhas por muito tempo vão dar um novo sabor em suas comidas. A maioria deve ser regada diariamente, mas pode ser uma atividade para ensinar sustentabilidade à crianças.

As ervas que sugiro são: hortelã para sucos e chás e os temperos: cebolinha, salsa, coentro, alecrim, manjericão, orégano e pimenta.

7. Não leve as crianças às compras

Por menos que elas peçam no mercado, sempre queremos fazer um agradando, comprar aquela fruta ou biscoito que elas gostam mais, mas que podem estar fora da estação ou com o preço muito elevado.

8.Fique atento à qualidade e validade

Muitas promoções são feitas para os mercados se livrarem de itens prestes a vencer, mas nem sempre podemos usá-los a tempo. Da mesma forma, mais vale ir a um mercado especializado em frutas e verduras, que em geral, têm produtos mais frescos, do que comprar aqueles já quase estragando em hipermercados ou mercadinhos da vizinhança.

9.Compre frutas da estação nacionais

Elas têm preço mais acessível e são mais saborosas por serem fresquinhas.
Confira as frutas por época do ano na tabela abaixo:

frutas_da_epoca10. Dê preferência a produtos de limpeza que tem muitas utilidades. Em geral, são aqueles puros como o álcool, o cloro, o detergente neutro e o sabão de coco que são usados na fórmula de inúmeros produtos.

Não precisamos comprar três tipos de desinfetante, para cada ambiente da casa e ainda um outro produto para passar no chão e ficar cheiroso.

Observe algumas das funções dos produtos que citei:

Álcool – Desinfetar e dar brilhos nas torneiras de casa, esquadrias de alumínio e outros metais. Para limpar os espelhos com um paninho branco. Para limpar riscos de caneta de peças de roupa. Para higienizar vaso sanitários, aparelhos de uso comuns.

Para perfumar a cozinha depois de ter cozinhado, encha um borrifador com álcool e alguns cravos da índia. Deixe de repouso por dois dias e está pronto a utilizar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas e os mosquitos da fruta. Para limpar manchas de gordura e muito mais.

Cloro – Para lavar roupas claras com manchas. Higienizar frutas e legumes. Para limpar sujeiras e manchas nos banheiros e na cozinha e até para limpar as escovas de dentes.

Detergente de glicerina – Lavar louças, limpar móveis da cozinha e de moveis externos, tirar manchas de gordura das roupas, lavar azulejos, dar brilho a joias, tirar manchas de tapetes e até desentupir pias e vasos sanitários.

Sabão de coco – Para lavar roupas de bebê e roupas delicadas e ainda pode ajudar a limpar até o banheiro de casa, com o uso de uma esponja e água para limpar e dar brilho nas portas do box, por exemplo.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

1 ComentárioDeixe seu comentário

  • Nossa adorei o artigo, super recomendo! Este texto cai muito bem pra quem deixou de comer fora (talvez pela crise) e está procurando fazer sua própria comida em casa, ou seja, eu!

    Bjos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *