Aventuras Maternas

Rio ganha projeto especial de contação de histórias para bebês

Era uma vez bebês 02 Marcela Terry e Roberta Consort- Foto Marina AndradePoucas coisas na vida ficam para sempre, uma delas são as memórias dos livros e histórias que lemos desde a infância. Por isso, é tão importante manter o hábito da leitura até mesmo com os bebês pequenos que aprendem a se relacionar com a imaginação e o conhecimento de forma lúdica e muito leve.

Pensando nisso, três educadoras apaixonadas por crianças, histórias e músicas, resolveram apresentar o mundo literário aos menores e mais exigentes ouvintes: os bebês. Segundo elas, os estes pequenos são seres culturais, capazes de se relacionar com diferentes linguagens artísticas, inclusive a Literatura.

E, assim surgiu o Era uma vez bebês, com narrativas e cantorias de Marcela Terry, Mayra Couto e Roberta Consort, que assina a pesquisa e direção artística. O projeto oferece sessões de contação de histórias para bebês a partir de três meses até três anos de idade, em diversos espaços da Prefeitura do Rio, como creches, centros e lonas culturais, teatros e bibliotecas. A estréia será no Centro Cultural Parque das Ruínas, em quatro sessões, nos sábados dos dias 05 e 19 de março.  Cada sessão terá duração de 45 minutos e capacidades para 20 bebês, acompanhados por um adulto, pelo menos. Ao longo dos meses de março, abril e maio o projeto passará ainda pelo Castelinho do Flamengo, Teatro Municipal Maria Clara Machado (Gávea) e Centro Cultural Professora Dyla Silva de Sá (Praça Seca) entre outros espaços do município.

A cada sessão serão apresentados dois livros, contados por meio de narrativas,apoiadas pela presença de instrumentos musicais, artefatos sonoros, materiais de uso cotidiano, papéis, entre outros objetos, que possibilitam aos bebês experimentar concretamente as histórias, já que nessa fase eles precisam utilizar todos os sentidos para se relacionar e interagir com o mundo.

Serão ministradas também oficinas para capacitação de educadores como mediadores de leitura para bebês.Estes adultos poderão multiplicar a experiência vivida, criando novos espaços e possibilidades de fruição literária para os pequenos.

O projeto Era uma vez bebês acontece graças ao Viva a Cultura Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura do Rio Viva a Arte!, edital que contemplou o projeto no ano passado na linha de projetos voltados para a infância.

Fiquem de olho aqui, pois sempre daremos a programação deste lindo projeto!

ERA UMA VEZ BEBÊS, NO PARQUE DAS RUÍNAS

DATA: Dias 05 e 19 de Março de 2016, Sábados
HORÁRIOS: 10h e 11h
DURAÇÃO: 45 minutos
CAPACIDADE: 40 pessoas (sendo 20 bebês e 20 responsáveis)
LOCAL: Centro Cultural Municipal Parque das Ruinas (Teatro)
ENDEREÇO: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa
TELEFONE: (21) 2215 0621 / 2224 3922

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *