Aventuras Maternas

Maternidade x Carreira

novas-opções-para-o-empreendedorismo-materno“Desde que me tornei mãe, minhas prioridades mudaram.”, Gisele Bundchen.

E foi com essa justificativa que a nossa linda e renomada modelo encerrou sua carreira nas passarelas.

As prioridades que agora dominam as escolhas de Gisele são as mesmas de milhares de mães ao redor do mundo: os filhos, o tempo dedicado a eles, os valores a serem transmitidos nos primeiros anos de vida, a construção de um núcleo familiar, estar presente para ouvir “mamãe” pela primeira vez, etc.

Muitas mulheres deixam suas carreiras ou mudam de ramo profissional após a chegada da maternidade visando respeitar essas novas escolhas de vida.

Você provavelmente tem amigas que comprovam esse comportamento – isso se você não for uma delas.
Em Fevereiro de 2015 o projeto Mamãe Te Apoio realizou uma pesquisa que contou com a participação de quase 300 mães. O objetivo foi conhecer quais áreas da vida são mais beneficiadas e quais são mais prejudicadas após a chegada da maternidade na vida das mulheres.

O resultado da pesquisa apontou que “Trabalho/ Carreira” é o setor mais afetado, com quase 40% dos votos.
Esse movimento é mais uma vez comprovado ao enumerar a quantidade de mulheres que me procura para conseguir alinhar os seguintes desejos: ter mais tempo com os filhos + ter uma ocupação que lhe dê prazer + manter ou aumentar o salário.
Ouço com frequência relatos como esse: “Eu não era apaixonada pelo meu trabalho, mas como era bem remunerada, fui ficando… Só que depois que me tornei mãe, não consigo imaginar a possibilidade de deixar o meu bebê em casa para ir para aquele emprego. Só de pensar meu coração aperta e meu estômago embrulha.”
Mas então, como fazer para conciliar todos esses desejos? Será que é possível? E eu te respondo com toda certeza: SIM, É POSSÍVEL CONCILIAR UMA CARREIRA QUE VOCÊ AMA COM O TEMPO DEDICADO AO SEU FILHO.
Atualmente temos a nosso favor a internet. A partir deste advento a forma de se trabalhar e o conceito de ocupação profissional tem se modificado significativamente. E antes que você me exclame que não leva o menor jeito com tecnologia e que não saberia trabalhar à frente de um computador, eu te digo: nada disso se faz necessário! Você pode trabalhar com crochê enquanto curte o seu filho e ainda assim se beneficiar do mundo virtual para monetizar sua ocupação. Soluções existem!

O mais importante é listar as suas prioridades nessa nova fase e as suas paixões profissionais para então definir seu propósito de vida. Em seguida basta alinhá-los às oportunidades que já existem em suas mãos e… Eureka!

É tão lindo ver mulheres resgatando seus sonhos de meninas, se sentindo muito mais felizes profissionalmente e ainda conseguindo curtir seus bebês.

Se realmente está insatisfeita com sua área de “Trabalho/Carreira”, tome coragem e mexa-se!

A Gisele fez! Eu fiz! Alguma amiga sua fez! Você também pode fazer! A sua essência e a sua família agradecem.

Com carinho,

Aline Gomes

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *