Aventuras Maternas

Piquenique ecológico e solidário para as famílias de Niterói

Priscila Correia e o filho Theo
A preocupação com a alimentação e com a sustentabilidade são características marcantes da nova geração de crianças que têm nascido nas grandes cidades. Qual é o papel dos pais, então? Estimular! Afinal somos os responsáveis pelo futuro do planeta e podemos ajudar através de pequenas transformações conscientes  a deixar um mundo melhor para as gerações que ainda virão.

Observar formigas, o crescimento das plantas, tomar sol, semear, contar estrelas. Isso ajuda não apenas a valorizar cada pedacinho da natureza como também a aprender ciências, matemática, geografia… É por isso que acreditamos que através de pequenos gestos podemos apresentar às crianças formas de preservar a natureza, respeitar plantas, animais, rios e mares, reaproveitar o lixo e otimizar o uso de recursos naturais.

Pensando nisso, dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, vamos organizar um piquenique ecológico e solidário no Solar do Jambeiro, em Niterói, onde será possível também estimular hábitos saudáveis e a solidariedade. Através da parceria com o projeto Doar Não Cansa, receberemos doações de brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis para o More Project, no Fonseca.

O evento começa com um plantio coletivo paisagista monitorado pela paisagista Beatriz de Santiago, que levará  mudas para colocar em um canteiro seco do espaço, onde os pequenos poderão acompanhar o crescimento de cada plantinha, que eles mesmos plantaram, ao longo dos anos.

Durante o evento também serão apresentadas para as famílias, opções de comidinhas e doces mais saudáveis, com o uso de frutas, legumes ou verduras provenientes da terra, ou ainda sem o uso de lactose, produtos de origem animal ou transgênicos. As sugestões são fruto de pesquisa da jornalista que quer mostrar que é possível festejar de forma mais saudável e alinhada com as necessidades do planeta.

A começar pela decoração com reaproveitamento de materiais, como latas, cascas de frutas e papeis reciclados pensada pela Petite Étoile junto com objetos da empresa especialista em piqueniques infantis, a Piquenique no Parque e forminhas reutilizáveis feitos em biscuit, e não em papel, da Pinducaria, além de plaquinhas e papelaria levada pela linha infantil da Papel com Bossa.

Uma cesta de Frutas orgânicas para livre demanda das crianças também deixará a mesa mais colorida e será oferecida pela Hortamix, um delivery de produtos orgânicos certificados,de Niterói, que oferecerá também pipoca feita com milho orgânico. Os pequenos também poderão se deliciar com os purês de frutas naturais e sem conservantes da Do Pomar. E as famílias presentes degustarão ainda uma diversidade de sucos de frutas naturais fornecidos pela Hortifruti.

Entre as delícias salgadas, sanduíches com salada e espetinhos de milho são os destaques levados pela Petit Party, especializada em buffet infantil saudável, que também participará com danoninhos caseiros com pedacinhos de frutas.

Novidade no segmento de festas infantis, a Doce Vegana mostrará que é possível apresentar opções de doces tradicionais de festas infantis, até mesmo personalizados, sem o uso de laticínios, ovos nem outro elemento qualquer de origem animal, mas com muito sabor. A Meio Amargo Gluten Free também levará opções sem lateicínios e glúten, como o bolinho de cacau com abobrinha e o brownie com calda caseira de maracujá. Já a vegana Vitalli Gourmet levará uma torta de Nutella sem ingredientes de origem animal e chás gelados para quem busca uma alimentação mais conectada com a natureza.

Desafiadas a levar sugestões mais conectadas com a natureza, doceiras tradicionais também participam do evento com opções repletas de elementos vindos da terra.  Como é o caso da chef Bia Gindri, que sugere brigadeiros feitos de maçã do amor, abóbora com coco e cenoura, além do novíssimo brigadeiro cuscuz com ampola de leite condensado. A Amanda Patisserie levará bolinhos no pote e naked cake repletos de frutas confeitando o bolo por todos os lados. E a Pecam Patisserie, especializada em biscoitos personalizados, levará opções inspiradas na natureza.

Para animar a criançada, além do plantio oferecido pela paisagista Beatriz de Santiago, haverá uma oficina de sucata para ensinar os pequenos a transformarem o lixo em brinquedos com a ajuda da Beart Cultural. Em seguida haverá uma apresentação teatral da Lekolé, que vai encenar a peça musical infantil “O Trenzinho da Caipira”, um espetáculo com músicas próprias, em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, que fala sobre um trem que anda pela natureza, seja na terra, na serra ou no mar.  O espetáculo termina com uma grande festa carnavalesca, como já é tradicional para o grupo!

Também participará a fotógrafa Adriana Oliveira (que assina a foto desta matéria). E ainda haverá sorteios de brindes, como massagens com ervas do Oazen Spa para mães, kit de jardinagem da Mafuá Kids, bonecos de tecido da Papalotes e um vasinho personalizado do Ateliê Bora pra Casa. Todas as mães também receberão vouchers para frequentar a academia Tio Sam Camboinhas por 1 semana e cuidarem do bem-estar e saúde da família, sabendo que é possível deixar as crianças de 3 a 7 anos brincando com o espaço recreativo do local com toda a segurança.

Inscrições apenas pelo e-mail: aventurasmaternas@gmail.com até 4 de junho.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *