Aventuras Maternas

Mães empreendedoras: cariocas criam cafeteria mom’s friendly

O que duas menininhas de 2 anos têm em comum além do gênero, de terem chegado a este mundo em 2014 e terem começado a vida escolar na mesma creche? Lara e Rafa têm mães empreendedoras que perceberam numa demanda materna, uma oportunidade de abrirem juntas um negócio criativo e que proporciona acolhimento, bem estar e uma fuga da correria da rotina materna em meio ao caos urbano.

Bia Mello e Juliana Lima

Juliana Lima e Bia Mello – Crédito Foto: Simone Carvalho

Bia Mello, formada em Psicologia, já sentia a vontade de empreender em algo mesmo antes de engravidar. Só não sabia em quê! Foi quando viu sua filha comendo areia na pracinha que surgiu a ideia de ter um lugar fechado e confortável para evitar a tensão do que é levar o filho para se divertir, sem riscos de acidentes ou sensação de insegurança… Aquelas preocupações que deixam todas as mães tão tensas que parece difícil até mesmo respirar, sabe?

Compartilhando essa sensação com a mãe/amiga da creche, Juliana Lima, brotou a primeira gota da xícara de café com leite do espaço que elas inaugurariam em alguns meses e se tornaria um bálsamo também em suas vidas.

Lançado na semana do dia das mães, o Espaço Café com Leite já é uma realidade e sucesso entre as Maternativas – mães que fazem parte do grupo de mulheres que passam a empreender após o nascimento dos seus filhos.

O local visa mostrar que é possível ter vida social, sem se trancar em casa e ainda comendo um bolo ou tomando um cappuccino de forma descontraída. E mais, é possível criar novas conexões! Conquistar novas amizades, – já que as amigas sem filhos acabam se sentindo intimidadas e se distanciam com a chegada dos bebês que roubam a atenção de suas mães, especialmente nos primeiros anos.

No primeiro andar, mães e filhos podem sentar juntos e fazer um lanche saboroso,  porque o cardápio tem opções de cafés, bolos, sucos e salgados para as adultas e ainda combos infantis com frutas, pães e sucos, além de papinhas caseiras vindas da parceria com a Petit Gourmet. Mas, a melhor parte vem naquela hora em que os pequenos já estão satisfeitos e ficariam em pé falando alto ou fazendo aquela baguncinha…

combo adulto combos infantis

Por ali existe uma estrutura no chão, com sofás e caixotes para sentar, brinquedos, fantoches, uma piscina de bolas e cabaninha para as crianças se divertirem bem pertinho das mães, sem preocupá-las. E na hora que a fralda fica suja, é claro existe um trocador com acessórios para o momento, além de um repelente específico para crianças.

No segundo andar, as donas do local, destinaram ainda um espaço para outras mães empreendedoras. Como Bia é mediadora do grupo Maternativa Rio, nada com mais sentido do que tirar o grupo das barreira virtuais e fortalecer o apoio entre mães estimulando trocas e informações para aquelas que também querem criar negócios ou encontrar novo sentido para suas carreiras com a mudança de perspectiva que a chegada de um bebê traz para a vida das mulheres.

Foto: Simone Carvalho

Foto: Simone Carvalho

Então, já sabem: para tomar um café relaxadas enquanto as crianças brincam felizes, o Rio já tem um lugar! Se você é mãe, quer empreender e não sabe por onde começar, é só seguir o grupo Maternativa Rio e a Fan Page do Espaço Café com Leite e saber a agenda de bate-papos que rolam no segundo andar do local. Inspiração não vai faltar por ali!

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *