Aventuras Maternas

Delícias caipiras para festejar

img_0003Quando chega o mês de junho, é sempre a mesma empolgação: crianças querem ir a todas as festas juninas e comer todos os pratos típicos dessa época. Realmente é irresistível, afinal, quem consegue ficar longe dos bolos, milho cozido, caldos, etc? Mas embora seja essa alegria toda, são poucas as famílias que aproveitam a época para comemorar os aniversários dos filhos que nasceram em junho e julho com este tema.

Algumas mães podem se questionar sobre os filhos sempre falarem sobre determinados personagens, mas por que não misturar os mesmos com o tema caipira? Quem sabe uma Peppa Pig com chapéu de palha? Ou o pessoal do Toy Story todo vestido a caráter?

E o cardápio? Ahhhh, esse merece atenção especial, não é mesmo? Afinal, não são apenas as crianças que vão curtir essas delícias. A analista de Markerting e autora do Gordelícias ,Raquel Arellano conta que é possível fazer um cardápio de festa infantil todo pensado com comidinhas dessa época.

“Há diversas opções de doces e salgados que se encaixam de um jeito muito bacana em festinhas infantis. Caldos, cachorro-quente, doces, canjica, curau… Opções não faltam! Dependendo da quantidade de pessoas e tendo em vista que junho e julho são meses onde as temperaturas caem, você pode pensar em opções que esquentem, como caldo verde, sopa de ervilha, milho cozido, tortas salgadas (linguiça ou legumes). Pipoca em saquinhos e polenta frita são ótimos petiscos também. Já nos doces, a lista é grande: canjica, curau, maçã do amor, pipoca doce colorida, paçoca de colher, cuscus, pudim de tapioca…”, comenta. E ela dá outra dica: para quem quiser receitas bacanas, basta dar uma olhada em https://br.pinterest.com/gordelicias/receitas-juninas/.

Mas se você é do time das mães sem muitas habilidades culinárias, o Aventuras Maternas separou algumas empresas que fornecem pratos bem legais para este período e que podem fazer a sua festa ser um sucesso também.

canjica

A 2 Party & Eat, da chef Bruna Caramashi, criou um cardápio mais que especial para esquentar as festinhas infantis durante o inverno. Inspiradas pelas delícias caipiras, os novos itens da estação são o quentão sem álcool, espetinhos de carne e frango, canjica de milho verde, arroz doce, caldo verde e chocofruta, além de papinhas especiais para os bebês, como de cabelinho de anjo com abóbora assada e doce de maçã ao forno com aveia.

Também especializada em buffet infantil, a Petit Party, de Niterói, oferece um variado cardápio, com destaques para o bom-bocado de milho, canjica e milho no palito e ainda doces típicos como maçã do amor, pé de moleque, paçoca e churros.

mini cuscuz com leite condensado Maçã do amor (1)

 

 

 

 

 

 

Já a Chef Bia Gindri criou brigadeiros e versões em miniatura de doces juninos, como o mini cuscuz com ampola de leite condensado; brigadeiros de maçã do amor, de quindim, de banana com canela brullée, queijo com goiabada, de milho com coco; e pé de moleque de colher.

Evelyn Noël, sócia da Zumm , conta que nesse período de festas caipiras, aumentam as encomendas por menus com esse tema. “Temos muito​s​ eventos comemorativos no Brasil, mas​, sem dúvida,​ as festas ​juninas são muito queridas. Elas ​reúnem o folclore brasileiro com a gastronomia típica. E quer melhor desculpa  para aproveitar, senão fazendo das festas de aniversário um universo caipira?!”, comenta. Entre os pratos mais pedidos, estão canjica, bolo de aipim com queijo meia-cura e espetinho de queijo coalho com melado. Na opinião dela, além desses, o espetinho de frango com purê de banana também é imperdível​.

13444477_10205939348235606_2075977428_nPalhas italianas e brigadeiros com sabores especiais também são a novidade da Granulado Mágico, que traz sabores como milho com coco, romeu e julieta , de paçoca, de doce a leite com coco queimado e ainda brigadeiro de colher de milho.

E as sugestões não param por aí. Para os pais que têm a preocupação dos filhos só poderem comer pratos sem lactose e sem glúten, três marcas especializadas em gostosuras também têm sugestões para este período: a Doce Vegana, a Meio Amargo Gluten Free e a Vitali Gourmet.

FB_IMG_1464898037852

Na Doce Vegana, da especialista em confeitaria vegana Kelly Soares, as opções são sem lactose, glúten, ovos e quaisquer ingredientes de origem animal, mas com todo o sabor que merecemos. Entre as dicas dela, estão o bolo de chocolate com recheio de brigadeiro cremoso de paçoca e coberto com brigadeiro gourmet de paçoca; bolo de chocolate com recheio de brigadeiro cremoso e crocante de amendoim; bolo com massa de paçoca com recheio de paçoca cremosa e cobertura ganache de chocolate com paçoca; bolo com massa de paçoca, recheio de chocolate trufado e crocante de amendoim  e cobertura de ganache de chocolate com crocante de amendoim; cupcake de paçoca, com massa de paçoca, recheio de paçoca cremosa, coberto com ganache de chocolate e paçoca; cupcake de chocolate com recheio de brigadeiro cremoso com crocante de amendoim, cobertura de ganache de chocolate com crocante, além de brigadeiros, mini brownie, maçã do amor, pirulitos, pop cakes e doces de copinho.

TQAT8583 (1)

Para Liliane Cotta, da Meio Amargo Gluten Free, outras sugestões saudáveis e igualmente deliciosas são o bolo de milho verde com coco, o bolo de fubá com goiabada, o bolo cremoso de aipim com coco e o brigadeiro de paçoca, tudo sem glúten e sem lactose.

Bolo de Milho_Vitali GourmetE a Gabriela Barcellos, da Vitali Gourmet sugere também bolos veganos com gostinho caipira. Entre os sabores de destaque estão o de Milho com Coco e Canela, amendoim com gotas de chocolate meio amargo e fubá com coco e erva doce.

E, então, preparados para unir festa, quadrilha e comidas típicas e deliciosas?

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *