Aventuras Maternas

Aquecendo o coração

moradorderuaEstá frio no Estado do Rio de Janeiro! Não tanto quanto no Sul do país ou em cidades montanhosas, mas está. Depois de meses de calor quase insuportável, os cariocas puderam, finalmente, dormir com cobertores e usar cachecol. Entretanto, embora a maioria esteja feliz com esse “refresco” do tempo, muitas pessoas e animais de rua estão sofrendo com o frio. Alguns, inclusive, perderam a vida devido as baixas temperaturas.

É uma tristeza assistir a tudo isso, mas podemos fazer algo. E mais: podemos ensinar as nossas crianças sobre a importância de ajudar ao próximo, de olhar para pessoas e animais que vivem nas ruas e precisam de ajuda.

Nós, do Aventuras Maternas, sempre buscamos formas de ensinar nossas crianças a construir um mundo melhor, respeitando a natureza e o meio ambiente. Mas é preciso, também, ensiná-los a olhar para o lado, a mostrar que a vida tem momentos ruins, mas que, se nos unirmos, podemos transformar não apenas a natureza, mas construir seres humanos mais íntegros, éticos e com mais amor e compaixão no coração. Por isso, gostaríamos de propor uma campanha para todas as mães: incentivem seus pequenos a conversar com os amiguinhos, peçam para eles falarem com os coleguinhas para pedir às suas mães sobre levar um agasalho, uma roupinha do pet, alimentos e cobertas para quem precisa. Se no seu bairro ou caminho por onde passa todos os dias existem pessoas e animais necessitados, façam vocês, mães e filhos, essa boa ação. Caso não tenham visto ninguém – afinal, com esse frio, todos tentam uma forma de abrigo -, procure uma igreja ou instituição.

Além disso, gostaríamos também de disponibilizar endereços para entrega de doações, um no Rio e outro em Niterói. No Rio, o ponto de encontro será na Tijuca, na próxima semana, 25 de agosto, sábado, às 17h, no Shopping Tijuca. Em Niterói, as doações podem ser entregues na portaria da Master Sport Center (na rua Alvares de Azevedo, 185 – Icaraí), até dia 25/06 também, pois recolheremos lá.

Nosso objetivo é fazer alguns kits e distribuir para as pessoas nas ruas. Caso tenhamos mais doações que o esperado – o que seria ótimo -, doaremos para instituições a serem divulgadas posteriormente.

Para os animais de rua, construam casinhas e coloquem no ponto onde ficam os peludos. Uma boa ideia é pegar uma caixa grande de papelão que os mercados jogam no lixo, aquelas em que os produtos são transportados, e fazer uma casinha: dobre conforme o tamanho, passe fita crepe para ficar bem montada, abra uma “entrada” para o bichinho na caixa e cubra o “piso” com jornal ou paninhos. Se possível, passe ao redor algum material impermeável, como lonas ou plásticos mais grossos. Isso vai ajudar a conservar mais tempo a casinha. Para os bichinhos que vivem com moradores de rua, se tiverem roupinhas do seu pet, doe também.

Podemos mudar o mundo desde sempre. Basta acreditar na bondade das pessoas e ajudar a quem precisa. As crianças são o futuro do mundo. Aposte nelas que o amanhã de todos será muito melhor.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *