Aventuras Maternas

Inclusão social é o destaque de ‘Procurando Dory’

doryQuem nunca se perguntou como a Dory aprendeu a falar baleiês, ou porque uma peixinha com perda de memória recente sempre repetia a música “Continue a nadar, continue a nadar…”?

‘Procurando Nemo’ é um clássico do cinema infantil e é um daqueles filmes que vemos 200 vezes por ano naquelas fases loopings que nossos filhos só conseguem assistir uma programação na TV. Mas o fato é que boa parte do sucesso do filme sobre o peixe, que se perde do pai e o faz atravessar o oceano atrás de seu pequeno, se deve a Dory e suas excelentes tiradas divertidas.

Talvez por isso, essa continuação esteja fazendo tanto sucesso. Mas acredito que na verdade a história tem conquistado tantas famílias, por tratar de forma leve sobre situações que atualmente estão na mesa das discussões sobre educação, respeito e inclusão social.

Dory tem uma deficiência mental e seu novo amigo polvo, tem deficiência física e os dois juntos são capazes de provocar grandes mudanças por onde passam, ganham respeito de outros seres dos mares e mostram que independente dos problemas e dificuldades, todos possuímos algo de especial.

As cenas são emocionantes, o filme é simples e repete a fórmula do primeiro, mas a mensagem que fica é o que o torna único e especial. Família é a nossa base, tanto a biológica, quanto a construída por amor e se esta for sólida e bem construída sempre será o caminho certo para nos guiar no decorrer da vida.

Para quem já assistiu o filme, vale um spoiler, que quem não assistiu não vai entender. Será que nossos filhos reconheceriam bem as conchas que deixamos pelo caminho? Esse é o grande segredo!

tumblr_inline_o9jo1pHoUY1u6k64d_1280Ah! Vale destacar que antes dos filmes da Pixar há sempre uma pequena surpresa. Não deixe de chegar na hora do ingresso para não perder Piper: Descobrindo o mundo. O curta metragem acompanha os primeiros passos de um filhotinho de pássaro que precisa de um sopro de coragem para ciscar crustáceos que as ondas lançam na beira da praia e passa uma linda lição sobre o que é ser mãe. Sempre chega aquela hora que precisamos deixar os filhos aprenderem por si mesmos. Eles sempre podem superar as expectativas se dermos a oportunidade, sem super protegê-los.  Além disso, a vida é uma só e quando deixamos de temer os obstáculos podemos conquistar coisas incríveis!

Assista o trailer de Piper: Descobrindo o mundo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=_LuQFp1Lrfo

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *