Aventuras Maternas

Passeio para os pequenos campeões e toda a família

tomO Rio de Janeiro está em festa. Afinal, hoje começam os Jogos Olímpicos 2016. A cidade inteira está preparada para receber turistas do mundo inteiro. Mas quem mora aqui também não ficará de fora, mesmo que não participem diretamente do eventos, indo aos jogos que vão acontecer em diversos bairros. 

Delegações de vários países vão abrir suas portas para quem estiver na cidade. Os eventos vão desde espaços para comer e conhecer a cultura de outros locais, até lugares com diferentes tipos de entretenimento. “Vamos acompanhar os Jogos pela TV, mas queremos participar de mais. Então, levaremos as crianças para conhecerem mais sobre a cultura do mundo e sobre os esportes. Aqui no Brasil damos muito valor ao futebol e outros esportes mais populares, mas esse universo olímpico tem muito mais a oferecer”, comenta Sandra Dias, mãe de duas meninas e um menino.

O Aventuras Maternas preparou um roteiro especial para as famílias que querem participar desse momento único no Brasil. A partir de hoje até o final do mês, programação interessante para todos os dias da semana não vão faltar.

No Shopping Rio Sul, vai acontecer o Austrian Climbing Paradise Tirol. Entre os dias 04 e 21 de agosto, o Shopping, em parceria com o comitê olímpico austríaco, vai promover muita diversão e esporte pelos corredores do empreendimento. O projeto ‘Austrian Climbing Paradise Tirol’ traz aos cariocas e turistas que visitam a cidade, a oportunidade de experimentar a sensação vivenciada pelos alpinistas em ação. No primeiro piso do shopping serão montados dois grandes muros de escalada, destinados a adultos e crianças. A atração será conduzida por instrutores e contará com a apresentação de alpinistas profissionais brasileiros e austríacos. O projeto tem como objetivo levar uma nova experiência aos clientes por meio do esporte. “O Rio de Janeiro é uma academia a céu aberto. O carioca respira esporte no dia-a-dia. Queremos evidenciar ainda mais essa cultura propondo um espaço de experimentação divertido, no qual é possível fazer um intercâmbio entre a cultura dos dois países”, comenta Fabiana de Luna, gerente de marketing shopping. Além disso, quem quiser conhecer um pouco mais sobre a cultura, música, e sabores da gastronomia austríaca, pode visitar a Casa da Áustria, no Club Botafogo, Av. Venceslau Bras, 72, em Botafogo, que ficará aberta ao público das 10h às 23h.

A Casa dos Mascotes Olímpicos, que está no Via Parque, vai levar o clima olímpico para as crianças. O Via Parque, shopping oficial Rio 2016, recebe uma nova atração infantil que, com a presença dos mascotes, irá celebrar com os mini clientes as férias no clima das Olímpiadas que toma conta da cidade. No local, será montado um espaço de Playground para brincadeiras em um cenário que reproduz a Casa da Arvore dos animados Tom e Vinicius. Com uma estrutura de 80m2, as atividades são indicadas para crianças com idade entre 02 e 12 anos, com opções como escorrega, balanço, Jogo da memória, xícaras giratórias com pelúcias dos dois personagens e mesa para desenhos e pinturas, também estarão na programação dos pequenos. A local terá, ainda, um espaço onde Tom e Vinicius marcarão presença nos dias 5, 12 e 19 de agosto.

 

O Boulevard Olímpico, um dos locais que mais chama a atenção do público durante o evento, que está localizado entre as áreas do Centro da Cidade (área do Porto Maravilha), Zona Norte (Parque Madureira) e Zona Oeste (Centro Esportivo Miécimo da Silva), é o maior Live Site da história dos Jogos Olímpicos. O projeto, uma realização da Prefeitura do Rio, vai transmitir as principais competições esportivas e promover eventos diversos a todos os cariocas e turistas. O local é gratuito e vai funcionar como um verdadeiro ponto de encontro entre o espírito carioca e o espírito olímpico, numa grande confraternização. No Boulevard Olímpico montado no Porto, o público poderá, ainda, ver de perto a grande transformação urbana da região e visitar seus novos e antigos atrativos, como o Museu do Amanhã, o MAR e a Orla Conde.

No Porto, o público poderá assistir às principais provas olímpicas em telões de alta definição, localizados em palcos que terão uma programação diária de shows, além de conferir uma série de apresentações de artistas de rua e outras intervenções culturais. A área terá também atrações como o Balão Panorâmico Skol, que vai subir a 150 metros de altura para encantar ainda mais os visitantes com um ângulo diferente da cidade; um bungee jump da Nissan para quem se atreve a desafiar a altura; uma maquete do Rio de Janeiro feita de blocos de montar, uma pop up store Nike, o showroom Samsung Galaxy Studio, a Parada Coca-Cola com shows e atrações, o Museu Itinerante “Se Prepara Brasil” da Bradesco Seguros, entre outros. O palco principal, batizado de “Encontros”, ficará localizado na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã. A construção terá um telão para a transmissão das competições e uma programação de 30 shows ao logo do período dos Jogos Olímpicos. Além disso, haverá uma queima de fogos de artifício localizada atrás do Museu do Amanhã, todos os dias, às 22h. A Pira Olímpica, a maior atração do Live Site, ficará pela primeira vez instalada fora de um estádio olímpico. Localizada em frente à Igreja da Candelária, proporcionará ao público a chance de estar perto e fotografar este ícone dos jogos.

Já em Madureira, vai acontecer, com a supervisão de professores e monitores, um torneio com esportes como badminton, capoeira, futebol de salão, futevôlei, judô, skate e tênis de mesa. Haverá uma abertura oficial, com entrega de medalhas de participação, com o objetivo de movimentar o Parque e a comunidade ao longo dos 18 dias com as competições, além de uma premiação para primeiro, segundo e terceiro lugares em cada modalidade. A intenção é transformar o Parque Madureira em uma grande colônia de férias olímpica para as crianças e jovens da região. O local também terá a exposição olímpica “Se Prepara Brasil”, promovida pela Bradesco Seguros, que conta a história dos jogos por meio de peças de acervos do Comitê Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico Internacional e de acervo pessoal de atletas de várias gerações, além de infláveis gigantes dos mascotes olímpicos Tom e Vinícius. O local vai funcionar das 9h às 22h. 

O Boulevard Olímpico do Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, terá dois telões com transmissão simultânea dos jogos e aproveitará as estruturas e instalações locais (composta por ginásio, piscina e nove quadras) para oferecer oficinas de 21 modalidades esportivas para crianças e jovens, sempre sob a supervisão de um professor. Entre as opções para quem quiser participar, terá badminton, ginástica rítmica, tênis de mesa, polo aquático, natação, vôlei, futebol e karatê. Além disso, haverá uma área de alimentação com bares e food trucks e shows musicais, sempre a partir das 19h. 

Mas para quem quer conhecer mais a fundo sobre alguns países que estarão nos Jogos, a cidade terá várias casas, cada uma destinada a história de um país. 

Na Casa Brasil, está acontecendo um projeto de incentivo aos paradesportos. O projeto “Experimentando Diferenças”, uma arena de 180 m2 para experimentação de cinco modalidades de esportes adaptados – corrida em cadeira de rodas, bocha desportiva, fut cinco, basquete e game duelo sem limites -, terá a presença de monitores que ensinam o público a jogar futebol com os olhos vendados, basquete em cadeira de rodas, além de games com simulação virtual de corrida e handbike, entre as principais atividades. E também a presença de atletas, como o tetracampeão de paracanoagem (e ex-BBB) Fernando Fernandes. Criado em 2013, o “Experimentando Diferenças”, patrocinado pelas Loterias CAIXA, promove a inclusão das pessoas com deficiência, divulga a importância dos esportes adaptados e das histórias de superação desses atletas, e de conquistar uma torcida forte e calorosa para as Paralimpíadas Rio 2016. O projeto passou por 30 cidades e já foi vivenciado por mais de 150 mil pessoas que utilizaram equipamentos semelhantes aos dos atletas profissionais. O público tem a oportunidade de se sentir ‘na pele’ de uma pessoa com deficiência que pratica esportes adaptados. Os adultos se emocionam e as crianças se divertem. O local fica no Galpão 02 do Porto Maravilha – Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, e é gratuito.

A Casa da Suíça, outra atração deste período, certamente será uma das preferidas entre as famílias. Localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no campo de beisebol, e com uma bela vista da cidade, o espaço é bem grande e ao ar livre. O local é super convidativo para um relax no final da tarde, com várias redes, espreguiçadeiras e almofadas gigantes que podem ser usadas a qualquer momento. Para as crianças, há uma estação de Slakline com direito a um instrutor para ensinar o básico. A área é bem democrática e com organização e educação, todos brincam. Há também uma pista de corrida com 20 metros, onde as crianças podem testar sua velocidade. A pista tem cronômetro e som de largada e, por ser uma atração rápida, a fila anda bem rapidinho. Mas a atração mais concorrida provavelmente será o rinque de patinação de gelo sintético. O local ainda tem uma reprodução do primeiro bondinho giratório do mundo, onde funciona um simulador, um trem tipicamente suíço e um globo de neve gigante, que a pessoa entra e tira foto como se estivesse na própria Suíça. Para os mais velhos e adultos, o lugar tem um lounge para curtir o visual e apreciar uma boa música. A Casa da Suíça também possui área de alimentação, exposição da Nestlé e lojinha. Para quem quiser visitar, fica aberto das 11h às 23h.

Já pensou em visitar um navio que acaba de chegar para as Olimpíadas? Em comemoração aos jogos Olímpicos, Portugal enviou seu navio escola para o Rio de Janeiro. O Sagres deixou Lisboa no dia 21 de junho, passando pela Cidade da Praia, em Cabo Verde, por Recife (PE) e Salvador (BA), antes de chegar ao Rio. Uma das opções de lazer durante as Olimpíadas é visitar a Casa de Portugal, ou seja, o Navio Escola Sagres, que está atracado no Cais, na Ilha das Cobras. A visitação pode ser feita até o dia 22 de agosto, das 10h às 12h e das 15h às 17h e a entrada é gratuita. Durante a visita, haverá degustação de vinhos do Douro e do Alentejo e apresentações de iguarias locais. Construído pelos nazistas, em 1937, o navio foi utilizado para instrução de marinheiros até passar para o comando dos Estados Unidos, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 1948, a embarcação foi vendida ao Brasil pelo valor simbólico de US$ 5 mil e durante 14 anos o navio ostentou o nome Navio Reserva Guanabara. A palavra “Guanabara” apesar do desgaste do tempo ainda pode ser vista num dos lemes do navio-escola O navio escola Sagres é uma das últimas embarcações a mostrar que o navio da Marinha portuguesa já pertenceu ao Brasil.

Na Casa da Holanda, instalada no Clube Monte Líbano, na Lagoa, haverá diversas práticas esportivas, além de aulas de standup paddle em Ipanema e, à noite, festas com DJs.

A Casa da Áustria, outro local que vai atrair muita gente, um grande restaurante e uma padaria irão oferecer iguarias, como os pães semmeln e o kornspitz – feito de centeio, trigo, farelo de soja, linhaça e sal – e o prato wiener schnitzel, uma espécie de bife milanesa. O lugar ficará no Clube do Botafogo, em Botafogo, até o dia 21 de agosto. A entrada é gratuita.

Também em Botafogo, na Casa Daros, ficará a Casa do Qatar. Os visitantes vão ter a oportunidade de sentir e levar para casa até o cheiro dos luxuosos palácios do país do Oriente Médio. O ambiente das casas da realeza do Qatar, além de jardins, um mercado e plantas típicas, estão entre as atrações do local durante os jogos. O perfume dos palácios estará à venda na lojinha de lembranças da casa. Peças da decoração como tapetes, vasos e outros detalhes vieram direto do Qatar para o Rio. Ao chegar na entrada da visita, a recomendação especial é não fotografar os retratos do Emir e do pai dele, que ficam bem na entrada dando as boas vindas. A segurança do público e dos convidados especiais é feita na entrada por detectores de metal. Quem quiser levar para casa uma lembrança exclusiva com estampas que misturam influencias brasileira e qatariana, vai encontrar almofadas, luminárias e outros objetos menores. Eles foram produzidos com exclusividade por designers brasileiros. Uma das atrações para o público que terá acesso pagando ingresso de R$20,00 é o Souq, o mercado qatari onde estão previstas apresentações culturais do país como pintura de henna, dança de espadas acompanhados por um menu especial de comidinhas tipicas. O visitante também poderá participar de uma visita guiada pelos ambientes do casarão, onde foram montadas exposições interativas.

Na Casa da República Tcheca, que estará instalada no Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen, na Barra da Tijuca, vao acontecer transmissões de competições e comemorações com atletas tchecos, além de um espaço cultura e para conhecer a gastronomia do país. Haverá, também, degustação de cerveja da República Tcheca. A entrada é gratuita e vai funcionar até dia 21 de agosto. checa.

E o que dizer sobre esportes e Papai Noel? Na Casa da Finlândia, que ficará na rua Visconde de Itaboraí, 78, no Centro, o público poderá visitar o Papai Noel e conhecer um pouco da tradição finlandesa. As crianças vão amar, é claro.

A Casa da Colômbia, que está localizada no Centro Cultural do Ministério da Saúde, na Praça XV, terá entrada gratuita e funcionará até o dia 21. Além de exposições, haverá um telão com jogos e degustação de cafés colombianos (um dos melhores do mundo!) e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó. 

E falar da França sem pensar em gastronomia é quase impossível, não é mesmo? Na Casa da França, que está na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, haverá food truck com assinatura de Claude Troisgros, competição entre atletas franceses e torcedores em provas de tiro com arco, tênis de mesa, badminton, judô e taekwondo. 

A Casa do México será outra atração especial para as crianças. Localizada no Museu Histórico Nacional, na Praça Marechal Âncora, no Centro,terá três exposições: uma mostra arqueológica, uma exposição interativa para crianças sobre a pintora Frida Kahlo e uma homenagem à história do desenho gráfico latino-americano dos Jogos Olímpicos. O local vai funcionar até 15 de setembro, das 10h às 17h30.

A Casa da África, no Casashopping, na Barra da Tijuca, terá entrada gratuita e será o QC das 54 delegações africanas, com exposições, desfile de moda e um tour virtual pelo continente a bordo de um avião. A Casa da África será a casa de hospitalidade que representará o maior número de países. Dezenas de países africanos apresentarão sua cultura e a gastronomia durante os Jogo Rio 2016. Ao chegar, o visitante passa por um simulador de avião com cerca de 60 assentos para assistir a um vídeo de três minutos sobre o continente.

Na Casa da Austrália, no Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV, no Centro, vai acontecer uma exposição fotográfica sobre inovações australianas, experiência de turismo em realidade virtual e seminários para quem deseja estudar no país. Quem sabe seu filho não se interessa em partir para lá mais tarde, para estudar. A entrada é gratuita.

lego-e1468876183518

Localizada em Ipanema, a Casa da Dinamarca vai funcionar até o dia 21 de agosto e tem entrada gratuita. Lá, vão acontecer exposições interativas, shows, palestras e uma das atrações mais esperadas para a garotada: o parque infantil da Lego. A Casa LEGO promete inspirar as crianças durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O pavilhão funciona até o dia 21 de agosto, de 11h às 22h. São quatro estações montadas para as crianças explorarem a linha de brinquedos da marca: Inspirar para criar, Juntos fazemos mais, Para guardar a diversão na memória e A natureza criativa. Na primeira estação, os visitantes poderão construir modelos que representem o que os Jogos Olímpicos significam para eles. Na segunda estação, as crianças irão construir um mosaico com as peças do brinquedo, formando uma imagem da cidade do Rio de Janeiro. Na terceira estação, o participante irá vivenciar um momento de atleta olímpico, subindo ao pódio com os mascotes Vinicius e Tom. Por fim, a última estação é dedicada as crianças de 18 meses a cinco anos de idade. Haverá um homenagem à Lagoa Rodrigo de Freitas, uma representação da lagoa será montada com Lego, convidando os pequenos a construir elementos da fauna e flora local. Com atividades destinadas ao público de 18 meses até 14 anos, para conhecer a Casa Lego é necessário estar acompanhado de adulto responsável. Acima de 15 anos, estará aberta somente para visitação, sem participação nas atividades. É necessário se cadastrar no local para participar das atividades, o agendamento funciona para o mesmo dia e o tempo de permanência na casa será de 20 minutos.

Tóquio será palco das Olimpíadas de 2020. E a Casa do Japão, que está na Praça XV, no Centro, e na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, promete caprichar na sua casa carioca. A do Centro contará com mostra de obras e workshops de artistas japoneses e brasileiros, criados a partir de atuação em instituições de assistência social no Brasil. Na Barra, a casa promete uma “Omotenashi Japonesa” – a tradicional hospitalidade japonesa.

Na Casa da Alemanha, no Leblon, Posto 11, haverá torneios esportivos com premiação, atividades para crianças, shows e workshop de cerveja artesanal.

As crianças adoram atletismo e o ídolo Usain Bolt vai chamar a atenção para a Casa da Jamaica, que está na Praça Santos Dumont, no Baixo Gávea. O local vai apresentar mais da cultura do país, principalmente no atletismo. Para quem for ao local, opções para comer não faltam, como os restaurantes Braseiro e Hipódromo.

Na Casa do Reino Unido – British House, no Parque Lage, Jardim Botânico, além do contato com os atletas, vai rolar um programa cultural e de negócios, cobrindo uma variedade de temas que inclui de investimentos a esporte e de música às indústrias criativas. A entrada é gratuita, mas mas precisa registrar antecipadamente no site britishhouserio.com. e de temas que inclui de investimentos a esporte e de música às indústrias criativas.

E os fãs de basquete vão adorar a NBA House. Localizada no Armazém da Utopia, no Boulevard Olímpico, Cais do Porto, o local será um espaço temático da liga americana de basquete que promete ser o ponto de encontro para os fãs do esporte de todas as idades. No espaço de cerca de 3 mil metros quadrados, onde são esperadas mais de 50 mil pessoas durante os dez dias de funcionamento, os visitantes encontrarão mascotes, atletas e lendas da NBA, além de ver de perto o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões). Além disso, os fãs vão participar de desafios, concorrendo a brindes oficiais e prêmios exclusivos.

A fachada de uma típica casa italiana fará a ligação entre a Praia do Arpoador e a Piazza del Popolo, em Roma, cidade que está na disputa para ser a sede da Olimpíada de 2024. Por meio de telões, os visitantes poderão conversar e aprender o idioma. Doze pranchas de stand-up paddlee mais 18 pranchas de surf estarão à disposição do público. Depois da olimpíada, material será doado à escola comunitária de surf da Rocinha. A Casa Ciaolá – Janelas interativas fica na Praia do Arpoador até 21 de agosto.

Mais que esportes, as Olimpíadas vão levar para o público um universo cultural, histórico, gastronômico e de entretenimento que ficarão para sempre na memória de quem estiver no Rio de Janeiro.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *