Aventuras Maternas

Jogo do bem estimula crianças a cuidar da vida

Jogo bombeirosA notícia sobre jogos que incitam crianças e adolescentes a fazerem mal a si mesmas, voltou a assombrar a todos, especialmente pais de crianças que têm acesso a internet.Mas, poraqui, como somos otimistas, queremos comemorar falar sobre um jogo do bem, criado por um pai preocupado em passar bons valores de cidadania.

Afinal, acreditar que frear o acesso dos pequenos à internet é uma ilusão, mas é preciso, sim, delimitar o conteúdo que podem visualizar. Eliandro Maurat, idealizador do Clubinho Salva Vidas, uma plataforma de jogos digitais educativos, lembra que, atualmente, embora se achem muitos sites direcionados para crianças, um grande número desses tem associação com jogos com armas, competições e histórias de fundo muitas vezes inapropriadas para quem ainda não tem a personalidade formada. “É preciso afastar o máximo possível as crianças de conteúdo violento, mesmo quando parecem jogos inocentes. Jogos que desafiam o tempo todo são legais, mas depois que nos tornamos adultos e temos maturidade para diferenciar o real do imaginário”, comenta.

Os jogos do Clubinho Salva Vidas têm sempre uma imagem mais lúdica, que faz a criança saber que aquele ambiente não é real, mas que, por meio de seu conteúdo, também faz os pequenos pensarem em como agir em várias situações “Jogos não precisam ter violência. A criança não precisa ser desafiada se colocando em risco. Quando a gente faz um jogo onde o objetivo é salvar um animal, ou conter um vazamento de agua, estamos entretendo, mas também ensinando a praticar o bem, enchendo a cabecinha deles de informações que farão a diferença em suas vidas e de todos no futuro. Porém, ao deixar os filhos diante de qualquer conteúdo que não seja muito bem analisado, e que pode parecer inofensivo, podemos estar aguçando a imaginação de forma errada, com temas graves, que não devem fazer parte do cotidiano deles”, avalia.

No portal de jogos educativos, as crianças podem fazer amizades, enviar mensagens e conversar com os novos colegas virtuais com toda segurança. O bate-papo possibilita que as crianças se comuniquem por meio de frases prontas e emoticons divertidos. A conversa entre os pequenos é diferenciada e educativa tendo como temas: meio Ambiente, cidadania, educação no trânsito entre outros, sendo assim, não há risco das crianças receberem frases ou palavras impróprias. Para ter acesso ao jogo, basta a criança ou responsável fazer um cadastro gratuito no site. A partir desse momento o pequeno jogador é levado para uma cidade virtual onde é preciso seguir as regras básicas de educação no trânsito, cidadania e cuidados com o meio ambiente. Cada ação feita de forma incorreta, como atravessar fora da faixa de pedestre ou não respeitar o sinal vermelho irá ocasionar perdas de moedas que são importantes para o bom andamento do jogo, assim como os bons hábitos são fundamentais para o bom andamento da vida.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *