Aventuras Maternas

Os benefícios da relação entre avós e netos

Uma das datas mais doces e amorosas do ano, o Dia dos avós, acontece hoje, 26 de julho. Ela remete a tudo o que há de mais encantador quando o tema é afeto familiar, cumplicidade e amizade.

Adriana Ferreira, psicopedagoga e orientadora educacional do colégio MOPI, explica que os netos revigoram a energia dos avós, que são carinhosamente conhecidos como pais com açúcar. “A maturidade e a maior disponibilidade trazem uma forma única de olhar para os netos”, completa.

A seguir, uma lista com algumas dicas para uma relação saudável e prazerosa entre netos, avós e pais:

  1. Conectados. Os avós de hoje são pessoas antenadas. Por isso, conseguem se divertir e saber o que o neto gosta e o que chama a sua atenção para o brincar.
  2. Sabedoria, autoridade e convivência. Quando há necessidade dos avós para cuidar das crianças, os pais precisam exercitar a escuta para entender da sabedoria dos avós, sem perder a sua autoridade.
  3. Cumplicidade e confiança. A cumplicidade que a criança pode desenvolver com os avós para cometer pequenas infrações faz parte do processo de aprendizagem da criança e proporciona uma relação de confiança entre eles.
  4. Educação de avós x pais. O ideal é esperar um melhor momento para dizer aos avós a forma de educação da criança. O diálogo é sempre a melhor saída. Quando existir uma necessidade diária da criança ficar com os avós, há de se determinar e deixar os limites mais claros para todos. Os pais precisam entender que, mesmo com essa cumplicidade, quem determina o norte do processo educacional são eles e não os avós. Esta relação de autoridade tem ficar clara para a criança, evitando que ela fique confusa.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *