Nos primeiros anos de vida, as meninas sabem que elas podem ser tudo o que quiserem: presidentas, astronautas, cientistas e CEOs. Porém, pesquisas* identificaram que, a partir dos 5 anos de idade, as meninas começam a perder essa confiança. Além disso, existem estereótipos culturais, preconceitos implícitos e representações midiáticas que reforçam a continuidade desse problema. Como parte das iniciativas do Projeto Brecha do Sonho, uma iniciativa global para conscientização sobre os fatores limitantes que impedem meninas redor do mundo de atingirem seu potencial máximo, Barbie financiará pesquisas, destacará exemplos femininos positivos para mobilizar comunidades a apoiarem as meninas.
“Desde 1959, a Barbie inspira todas as garotas a atingirem seu potencial ilimitado e acreditamos que empoderá-las desde cedo é muito importante para que isso seja possível”, disse Lisa McKnight, Diretora Geral e Vice-Presidente Sênior da Barbie. “O objetivo do Projeto Brecha do Sonho é alavancar as plataformas globais da Barbie para inspirar a sociedade a trabalhar juntos para combater o preconceito de gêneros, pois não conseguiremos sozinhos”.
Como o conceito do projeto ainda é novo, para ajudar, a marca está colaborando com o professor associado Andrei Cimpian, da Universidade de Nova Iorque, financiando uma bolsa de pós-doutorado de dois anos de duração sobre esta questão, focando em meninas de 5 a 7 anos. Mundialmente, a Barbie trabalhará com pesquisadores locais para estender os estudos e conhecer mais sobre as garotas ao redor do mundo.
“Nossa pesquisa é somente o início – precisamos dedicar maiores recursos a este assunto tão importante, para que possamos entender melhor como apoiar as meninas, ” disse Andrei Cimpian, Professor Associado da Universidade de Nova Iorque. “Esta colaboração com a Barbie é um esforço grande e ambicioso para explorar este fenômeno importante, divulgarmos o que sabemos sobre o desenvolvimento infantil ao público e ajudar a fechar a Brecha do Sonho”.
Barbie se dedicará ao projeto “Brecha do Sonho” concentrando-se em:
- Conscientizar os adultos através de conteúdo relevante, desenvolvido para proporcionar recursos sobre como apoiar as meninas, disponível no site Barbie.com. A Barbie também criou um novo digital spot a partir da campanha “Você Pode Ser tudo Que Quiser”, que explica a Brecha do Sonho.
- Mostrar mais modelos a seguir às meninas, destacando pelo menos 10 exemplos femininos globais de empoderamento por ano. Dizer a uma menina que ela pode ser qualquer coisa é apenas o começo; ver que ela pode mesmo ser qualquer coisa faz toda a diferença.
- Impulsionar a Barbie como um modelo a seguir e conectá-la às meninas pelo uso de conteúdos inspiradores baseados em momentos de aprendizado. Ao divulgarmos conteúdos com temas movidos por objetivos abordamos questões enfrentadas pelas garotas de uma forma única e acessível.
- Continuar a oferecer produtos “empoderadores” que permitem que meninas encenem seus sonhos, mostrando ao mesmo tempo que elas possuem escolhas. Desde a série Mulheres Inspiradoras até as novas carreiras lançadas cada ano, a Barbie encoraja a imaginação, a expressão e a descoberta.
- Criar parcerias ao redor do mundo com qualquer empresa que tenha a mesma opinião e se dedique ao empoderamento das meninas.
Para saber mais sobre o compromisso da marca, acesse barbie.com/DreamGap. Participe também da discussão, utilizando a hashtag oficial #FecheABrechaDoSonho.
*Pesquisas realizadas por pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, Universidade de Illinois e Universidade de Princeton.
Informações: Assessoria de Imprensa
Gostei do projeto muito bom