Aventuras Maternas

Associação Caminho Azul abraça o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Conscientizar, informar e reforçar os cuidados direcionados a pacientes autistas, cuja incidência é mais comum em crianças. Esses são os principais objetivos da Associação Caminho Azul, instituição sem fins econômicos, políticos ou partidários que oferece assistência gratuita a crianças e famílias carentes que sofrem com os Transtornos do Espectro Autista (TEA) e, por isso, abraça o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, e apóia a Caminhada Pela Conscientização do Autismo, que acontecerá em 7 de abril (domingo), às 11h, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, sendo promovida pela Fundação Mundo Azul. A iniciativa visa chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce, ainda na infância.

Segundo Caio Abujadi, psiquiatra especializado em Infância e Adolescência e fundador da Associação Caminho Azul, a avaliação inicial por uma equipe multidisciplinar, com médicos de diferentes especialidades, como Psicologia, Fonaudiologia, Terapia Ocupacional, além de terapeutas familiares, é fundamental para o diagnóstico e assessoria precoce, devendo ser estruturada na análise dos pilares do desenvolvimento infantojuvenil: comportamento, socialização, atividades de independência, desenvolvimento motor, linguagem, comunicação e ambientes de desenvolvimento da criança e da estrutura familiar. “É importante que os pais estejam atentos ao desenvolvimento dos seus filhos, pois os principais sintomas do transtorno são atraso na linguagem e na comunicação, interação social, interesses restritos e repetitivos e dificuldade na integração da sensopercepção. Caso sinais como esses sejam identificados, é preciso consultar um médico especializado para que o paciente seja encaminhado a avaliação adequada”, alerta o psiquiatra.

Criada com o objetivo de propiciar a integração do autista à sociedade, a Associação Caminho Azul realiza atividades de assistência às crianças autistas carentes e suas famílias, com foco na melhoria das condições e qualidade de vida, buscando também desenvolver e difundir conhecimentos científicos acerca da incidência e do tratamento do autismo. Em junho deste ano, entre os dias 27 e 29, estará à frente de um importante encontro a ser realizado no Rio de Janeiro: o 1º Congresso Internacional sobre os Transtornos do Espectro Autista, que reunirá especialistas de todo o mundo para uma atualização clínica e científica. Além do evento para os profissionais, também está na agenda o 1º Encontro de Associações, Familiares e Cuidadores de Autistas.

“Uma iniciativa deste porte, nunca antes realizada no Brasil, e que trará grandes especialistas para debater com todos aqueles que têm interesse no tema, tem a finalidade de promover o conhecimento em alto nível sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, em abordagens multidisciplinares, para atualizar profissionais em novas tecnologias para autismo e possibilitar a criação de protocolos anuais para melhorar as condutas dos médicos brasileiros no atendimento dos pacientes autistas, em conjunto com as associações médicas, como a ABENEPI”, resume Abujadi, ressaltando que, hoje, o principal problema enfrentado por todos no que se refere ao tema é o desconhecimento.

SERVIÇO

Associação Caminho Azul

Site: https://caminhoazul.com.br/

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *