Aventuras Maternas

Festival Internacional Pequeno Cineasta

Em sua 8ª edição, o “Festival Internacional Pequeno Cineasta” (FIPC) volta ao Rio de Janeiro com uma programação extensa, repleta de atividades e exibição gratuita de filmes nacionais e internacionais, traçando um panorama da produção audiovisual infantojuvenil através de curtas feito por crianças e jovens de todo o mundo. Criado em 2010, pela atriz e produtora Daniela Gracindo, o festival acontece entre hoje (3) e 20 de outubro, em três locais da cidade: Instituto Cervantes, em Botafogo; no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro; e na Arena Dicró, na Penha. Especialmente no dia das crianças, será exibido o filme “D.P.A. 2 – O Mistério Italiano”, com a presença da atriz Nicole Orsini (a Berenice), que também fará as vezes de mestre de cerimônia ao lado do ator Ronaldo Reis (o Severino) no dia da abertura para convidados. A programação conta ainda com uma sessão especial de lançamento de “Bugados”, primeira sitcom infantil do canal Gloob, que este ano é o patrocinador oficial do evento.

Entre os cerca de 350 filmes inscritos serão exibidos, no total, 100 curtas vindos do Brasil e de mais 19 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Venezuela, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Portugal, Índia, Sérvia, China e Uruguai, sendo esses quatro últimos estreantes no festival. A mostra competitiva conta com 40 produções que vão concorrer nas categorias nacional e internacional (criança e jovem). Os vencedores na escolha do público e do júri oficial serão anunciados no dia 20 de outubro, durante a cerimônia de encerramento, no Museu do Meio Ambiente, e levam para casa o troféu “Pequeno Cineasta” e uma claquete profissional da KODAK.

Fora da competição, as novidades são as mostras “Integração” e “Transformação”, criadas para dar destaque aos filmes que tratam sobre problemas recorrentes em nossa sociedade, porém, cada vez mais presentes na infância e adolescência. A mostra “Integração” traz filmes que retratam diferentes situações de preconceito e exclusão, mostrando a importância da inclusão em todos os aspectos. Já a mostra “Transformação” reúne curtas que alertam sobre a necessidade de mudança para questões morais e sociais que ferem os direitos das crianças, tais como, violência, pobreza, acesso a educação, trabalho infantil, entre outros. “Este ano recebemos um grande número de filmes que colocam em foco a crise de valores que estamos atravessando. O FIPC abre este importante espaço de reflexão onde, através do cinema feito por eles, é possível articular compreensões de jovens de diferentes contextos sociais. Os filmes revelam que nossas crianças e jovens estão cientes do que está acontecendo e que desejam mudanças”, reflete Daniela.

Além destas, o festival exibe as tradicionais mostras “Sustente sua História”, voltada para a temática do meio ambiente; e “Oficina Pequeno Cineasta”, com os curtas criados pelos alunos das turmas promovidas pelo projeto homônimo ao longo do ano.

DEBATES E OFICINAS – Além da exibição de filmes, o festival promove inúmeras atividades extras, como debates, workshops e oficinas. No Instituto Cervantes, em Botafogo, acontece a “Mesa Redondinha”, onde o público poderá acompanhar jovens do Brasil e da Itália trocando experiências sobre o processo de realização de seus filmes através de videoconferência. Após a exibição, os alunos debatem sobre as obras e abrem perguntas para a plateia com mediação do professor Girolamo Macina (media educator, roteirista e videomaker) e de Pablo Talavera (coordenador do projeto “Aprendiz de Cinema da Escola Carlitos”, SP).

Tem ainda as oficinas gratuitas voltadas para crianças e jovens. Na “Oficina Claquete”, ministrada por Daniela Gracindo, os alunos vão conhecer os conceitos básicos da linguagem cinematográfica e as principais funções de uma equipe de cinema, através da experiência de realizar uma cena. Já na “Oficina de Animação Ambiental”, ministrada por Alexandre Juruema, os alunos vão aprender a técnica de animação stop motion usando diversos materiais disponíveis na natureza, como folhas, plantas, sementes, pedras e flores, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Para completar, o festival promove ainda um workshop gratuito para educadores, com foco no cinema como ferramenta de ensino, ministrado pela uruguaia, Carolina Deveras, diretora e docente do TAA (Taller de Arte Audiovisual), plataforma audiovisual e de educação escolar de cinema voltada para crianças e adolescentes.

O projeto 8º “Festival Internacional Pequeno Cineasta” conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e canal Gloob.

OFICINAS E WORKSHOP:

Oficina Claquete: os alunos vão conhecer os conceitos básicos da linguagem cinematográfica, e as principais funções de uma equipe de cinema, através da experiência de realizar uma cena. O trabalho realizado pelo grupo será disponibilizado aos integrantes posteriormente em arquivo digital. Ministrante: Daniela Gracindo, criadora e diretora do projeto “Pequeno Cineasta” é formada em Cinema com especialização em Produção Executiva. Indicação: entre 10 e 16 anos. Até 10 vagas.

Local: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro e Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico – sala multimídia

Datas e horários: 05 e 19 de outubro, sábado, das 10h às 13h.

(Entrada franca mediante retirada de senha, 1 hora antes na bilheteria).

Oficina de Animação Ambiental: através da utilização de diversos materiais disponíveis na natureza, como folhas, plantas, sementes, pedras e flores, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, os participantes darão vida e movimento aos materiais, experimentando a técnica de animação stop motion. O objetivo é desenvolver a linguagem da animação experimental, buscando inspiração no incrível Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ministrante: Alexandre Juruena, diretor-geral do Anim!Arte — Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil. Professor e coordenador de oficinas itinerantes de animação, realizadas em instituições de 10 estados brasileiros. Indicação: entre 10 e 16 anos. 10 vagas.

Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Datas e horários: 17 e 18 de outubro, terça-feira das 14h às 17h.

(Entrada franca mediante retirada de senha, 1 hora antes na recepção do Museu do Meio Ambiente).

Workshop “Cinema na Sala de Aula”: voltado para professores e educadores, o workshop visa fomentar a utilização do cinema como ferramenta de ensino e educação na sala de aula. Ministrado por Carolina Deveras (URU), diretora e docente do TAA (Taller de Arte Audiovisual), plataforma audiovisual e de educação escolar de cinema voltada para crianças e adolescentes. Bacharel em “Ciências da Comunicação”, tem mais de 50 curtas-metragens produzidos, colecionando vários prêmios nacionais e internacionais. Desde 2013, fornece oficinas de cinema para crianças e jovens e treinamento para educadores. Sua missão é difundir a linguagem do cinema para que a criação audiovisual seja um direito de todos desde a infância. 40 vagas (por ordem de solicitação de inscrição)

Local: Instituto Cervantes

Data: 08 e 09 de outubro, das 09h às 13h.

Público Alvo: educadores e interessados

Inscrições: a partir do dia 27 de setembro pelo email: naescola@pequenocineasta.com.br

Gratuito

SERVIÇO:

INSTITUTO CERVANTES

Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto 62, Botafogo.

Telefone: 21 3554-5913

Data: 03 a 19 de outubro.

Horário: 9h às 17h (programação completa https://pequenocineasta.com.br/festival/).

Lotação: 84 lugares

Entrada Franca

LIVRE

MUSEU DO MEIO AMBIENTE DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

Endereço: Rua Jardim Botânico 1008, Jardim Botânico.

Telefone: 21 3874-1808

Data: 17, 18, 19 e 20 de outubro

Horário: 10h às 17h

Lotação: 70 lugares

Entrada Franca

LIVRE

ARENA CARIOCA DICRÓ – RJ

Endereço: Rua Flora Lobo 184, Penha Circular.

Telefone: 3486-7643

Data: 9, 10 e 12 de outubro.

Lotação: 338

Entrada Franca

LIVRE

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *