Aventuras Maternas

Quarentena: dicas de como os jovens podem estudar em casa

A saúde pública é o principal assunto no mundo, e no Brasil não é diferente. Diante do atual cenário de pandemia do Covid-19, diversas iniciativas estão sendo realizadas em território nacional para tentar conter a transmissão da doença. Entre elas, está a suspensão das aulas em escolas públicas e particulares de São Paulo, decisão que segue as recomendações do Governo e da Prefeitura. Esse movimento faz com que o País entre na lista dos 100 a incluírem seus sistemas de ensino na política de isolamento social com o objetivo de colaborar para a desaceleração do contágio do vírus em prol da população.

Essa medida faz com que mais crianças e adolescentes estejam em casa nos próximos dias, com o objetivo de cumprir a quarentena. Diante disso, Flávio Constantino, consultor pedagógico do Colégio Sion, instituição referência em educação humanizada em São Paulo, separou algumas dicas de como os jovens podem aproveitar o tempo para manter os estudos em dia.
Confira abaixo as orientações do especialista:

1. Organize o tempo

Estudar sozinho exige dedicação, por isso o ideal é que os jovens estabeleçam um horário fixo para que se concentrem apenas nessa atividade. No caso dos pequenos, por exemplo, os responsáveis podem ajudar a implantar essa nova rotina em casa. “Além de colaborar com os estudos, saber se planejar é fundamental em qualquer área da vida, por isso esse aprendizado será muito valioso para eles de uma forma geral”, explica.

2. Alterne os estudos

Uma boa dica é montar um cronograma de acordo com a grade de horário que estão habituados na escola. Para que crianças e adolescentes não percam a motivação, é indicado alternar os estudos entre os componentes curriculares que eles têm mais facilidade e os que acham mais complicados. “Com essa sugestão eles não terão aquela sensação de exaustão com os estudos. A ideia é fazer um pouquinho por dia, mantendo a grade curricular da escola e evitando sobrecarga de informações”, enfatiza.

3. Coloque a leitura em dia

Além de estudar os componentes curriculares que são trabalhados em sala de aula, é importante também que os jovens aproveitem o tempo em casa para ler alguns livros. Esse hábito estimula o desenvolvimento pessoal e intelectual, além de colaborar com o senso crítico e criativo. “Pensando nisso, sugerimos que os responsáveis incentivem a leitura nesse período, assim como ajudem na escolha das obras”, recomenda.

4. Aproveite os recursos online

Com a tecnologia à disposição, os jovens podem aproveitar as plataformas e aplicativos para montar grupos de estudos online. No Colégio Sion a equipe pedagógica disponibiliza muitas atividades online, como fórum, vídeos, textos, imagens, entre outras. O intuito com a iniciativa é desenvolver as competências digitais mencionadas na BNCC.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *