Aventuras Maternas

“Os desafios das famílias em tempos de isolamento social”

Conviver em família e educar uma criança já é difícil em condições normais. No contexto do isolamento social (24h por dia, 7 dias por semana, por prazo indeterminado), os desafios são ainda maiores. E nesse confinamento permeado por ruídos, choros, gritos, reuniões interrompidas, esgotamento físico e emocional, como manter a serenidade, o equilíbrio e ser resiliente? Apesar do medo, da insegurança, das dúvidas quanto ao futuro, a vida continua, dentro de casa.

Para ajudar as famílias a enfrentarem esse momento crítico, reunimos o nosso time de palestrantes renomados nos segmentos parentalidade e desenvolvimento pessoal, para que JUNTOS possam oferecer através de palestras e temáticas contextualizadas com o momento: Recursos emocionais, acolhimento, reflexão e ferramentas para despertar nas pessoas força interior e um olhar voltado para o aprendizado e possibilidades que essa experiência pode nos trazer, especialmente na vida familiar, apesar de todo sofrimento a que estamos expostos.

É tempo de respirar e se conectar com o simples e possível. Hoje, mais do que nunca, acreditamos na potência da coletividade e essa é a nossa contribuição a todas as famílias da NOVA GERAÇÃO DE PAIS.

vivafamiliaagora #novageracaodepais

Programação:

27/04 – segunda-feira
11h: Os vínculos durante a quarentena
Mariana Barros @marianabarros_psicoterapeuta
Como ser pai e mãe nesse momento e quais os impactos na construção do vínculo?
Vamos refletir sobre a importância do acolhimento, empatia e rede de apoio nas famílias. Ao mesmo tempo que as crianças demandam atenção, acolhimento e empatia, como podemos pensar no lugar dos pais ou cuidadores com o mesmo olhar?
Mariana Barros é Psicóloga especialista materno-infantil, doula e instrutora de shantala.

15h: Rotina: engrenagem do desenvolvimento infantil
Cecília Helal @ceciliahelal
Cecília é pedagoga, mestranda em parentalidade na UFP (Portugal), acredita que o autocuidado é combustível para uma parentalidade consciente e positiva. Na Jornada, Cecília nos trará o tema “Rotina: Engrenagem do desenvolvimento infantil”. O convite é para olharmos para os caminhos possíveis e eficazes em que a rotina pode contribuir positivamente no dia a dia das famílias.

21h: Filhos estudando em casa na quarentena
Fernanda Leal @fernandalealprof
Fernanda Leal é especialista em Psicologia Positiva, idealizadora do Método Leal, um método de estudos baseado em Inteligência Emocional. Mãe e professora, vem contribuir com as famílias com filhos em idade escolar. Ela fala sobre os desafios enfrentados em tempos de isolamento social e as muitas demandas emocionais dos pais e dos filhos.

28/04 – terça-feira
11h: Mitos da educação tradicional
Thais Basile @educacaoparapaz
Especialista em Psicopedagogia Institucional, em marketing, educadora parental pela Positive Discipline Association dos EUA, Consultora em Análise Comportamental e Especialista em Inteligência Emocional. Trabalhou com pesquisa e análise comportamental para multinacionais como a Claro, Ericsson, GloboSat e Nielsen, por mais de 15 anos.
Quando sua filha nasceu, há sete anos, começou o projeto “Educação Para a Paz”, com o intuito de levar o autoconhecimento, a autoevolução e a propagação de relações mais harmônicas e verdadeiras entre as pessoas, se utilizando da comunicação não violenta, das teorias de aprendizagem e de fundamentos da psicanálise, que estuda continuamente.
Thais preparou um tema muito especial para a Jornada, “Os mitos da educação tradicional” e junto com ele, o convite para entendermos porque reagimos da forma como reagimos e porque é tão desafiador fazer diferente, ainda que já tenhamos escolhido um caminho respeitoso de educar.

15h: Como a Disciplina Positiva pode nos ajudar a enfrentar os desafios do distanciamento social
Bete P. Rodrigues @disciplinapositivabrasil
Bete atua na área de educação há mais de 30 anos. Formada em Letras (PUC- SP), tem mestrado em Linguística Aplicada (LAEL- PUC/ SP). Palestrante, coach para pais, consultora em educação e professora na COGEAE- PUC/SP desde 2006. É Trainer em Disciplina Positiva certificada pela Positive Discipline Association e tradutora de sete livros sobre esse tema, pela Editora Manole. Como palestrante, oferece palestras nos mais diversos contextos, inclusive em empresas com foco nas relações interpessoais e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como: cooperação, empatia, responsabilidade, autodisciplina, habilidade de resolução de problemas entre outras. Na Jornada, Bete vai explicar o que é a Disciplina Positiva, os conceitos e ferramentas e como esse conhecimento pode ajudar as família nos desafios do dia a dia.

21h: Cuidando da nossa saúde mental e dos nossos filhos: Estratégias e ferramentas práticas que nos ajudam a lidar com o estresse
Mariana Lacerda @marianalacerdaoficial
Mariana Lacerda é Terapeuta Ocupacional, mestre em Ciências da Reabilitação, Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG e aluna de especialização em Biografia Humana de Laura Gutman. É Educadora Parental certificada em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association. Criou os cursos online Educar com Respeito, Treinamento em Disciplina Positiva e Pais Conscientes que juntos já ajudaram a mais de 1.900 famílias a superar a Punição como forma de educação. É palestrante e compartilha informações com afeto e empatia por todo Brasil, em eventos, escolas e empresas, e também no seu site www.marianalacerda.com.br e redes sociais.
Na Jornada, Mariana vem nos convidar a olhar para nossa saúde mental e dos nosso filhos. Em tempo de isolamento social é preciso estratégias, novas ferramentas práticas e eficientes para nos ajudar a trilhar os dias de confinamento e incertezas.

29/04 – quarta-feira
11h: Encontrando recursos internamente para lidar com momentos de crise
Dani Silvares @dani.silvares
Dani Silvares, mãe da Cecília e do anjinho Joaquim. Psicóloga, Terapeuta da Criança Interior e Consteladora Familiar. Desenvolve trabalhos voltados ao autoconhecimento e mergulho interior, trazendo como pilares o olhar para a criança que fomos um dia e também o alinhamento sistêmico, das Constelações Familiares.

Idealizadora e facilitadora do workshop “Jornada da Alma: Resgatando nossa criança interior”, viaja o Brasil levando esse mergulho a pessoas que desejam fazer as pazes com sua própria história, e do programa online para mães “A Maternidade como Portal de Cura”, onde traz um olhar profundo para a maternidade a partir do reconhecimento das próprias dores. Apresenta ao lado de Mariana Lacerda e Lua Barros o Maternas, um programa online semanal, onde conversam sobre os dilemas da mulher após a chegada dos filhos. Tem como missão disseminar um conteúdo simples e profundo a famílias, empresas e escolas.

15h: O casal em tempos de confinamento
Cristiane Lima @cristianelimaterapeuta
Cristiane Lima é Psicóloga, Terapeuta de Casais e Família e facilitadora de grupo de mulheres, vem nos falar sobre o Casal em tempos de confinamento. Cris nos convida a pensar sobre como temos vivenciado essa
intimidade com questões internas e externas latentes, nos apoiará a buscar possibilidades de vivermos uma relação saudável ainda que frente aos desafios do isolamento social.

21h: Por que gritamos?
Elisama Santos @elisamasantosc
Psicanalista, Escritora e consultora em Comunicação Não Violenta e Disciplina Positiva. Advogada por formação, além do livro “Educação Não Violenta” (2019), sucesso de crítica e vendas, também é autora do recém lançado, Por que gritamos?, mesmo temo da palestra que Elis levará para a Jornada. Mãe de Miguel e Helena, encontrou na maternidade o começo de uma grande mudança na vida. Dedica-se a estudar – e compartilhar – a comunicação não violenta e o autoconhecimento, certa de que mudará o mundo.

30/04 – quinta-feira
15h: Vida financeira: Novas formas de olhar, como reorganizar, e as lições desse período
Lucia Stradiotti @maeporinteiro_
Lúcia Stradiotti é mãe do Caio e do Rafa, educadora financeira e mentora de mães. Graduada em Letras pela UNICAMP e pós-graduada em psicologia, é fascinada pela faceta humana do dinheiro, buscando entender de que forma o relacionamento que cada pessoa estabelece com as finanças impacta seus resultados. Criadora dos portais Mãe Por Inteiro e Educação Financeira na Infância, compreende a educação financeira como uma ferramenta de autoconhecimento, empoderamento e transformação.
Lúcia preparou assuntos que são como verdadeiras lições do isolamento social. Vai abordar a sustentabilidade e o consumo responsável e consciente como temas importantes e necessários para as famílias.

21h: As transformações necessárias em nós durante a quarentena
Alexandre Coimbra Amaral @alexandrecoimbraamaral
Mestre em Psicologia pela PUC do Chile. Professor universitário de graduação e pós-graduação em Psicologia. Palestrante e Coordenador de Workshops e Retiros Terapêuticos em todo o Brasil, nos temas relacionados à saúde mental, famílias, burnout e desgaste profissional, cultura de paz, diversidade etc.
Psicólogo do programa “Encontro com Fátima Bernardes” da Rede Globo. Idealizador, Fundador e facilitador do Grupo Terapêutico de Homens há mais de dois anos em São Paulo.
Na Jornada, Alexandre nos convida a um olhar para dentro, nesse tempo inédito, e a partir disso, trilharmos essas novas demandas e possibilidades de um mundo em transformação.

Inscrições gratuitas no site: www.ngpdesenvolvimento.com.br/jornada Instagram @novageracaodepais

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *