Aventuras Maternas

Entenda por que a hidratação também é importante durante o inverno

Crédito: indysoftwater.com

Beber água pode ser um hábito difícil de manter durante o inverno, quando a ingestão de líquidos tende a diminuir consideravelmente. Isso ocorre porque, devido às baixas temperaturas, o corpo sua menos do que em dias mais quentes e alguns sinais fisiológicos, como sede e boca seca, ficam menos perceptíveis. Mas manter a hidratação durante essa época é tão importante quanto no verão, porque todos os órgãos continuam trabalhando – até um pouco mais – para a manutenção do corpo e da saúde.

A hidratação é fundamental para garantir o equilíbrio do organismo, auxiliando no transporte de nutrientes para todas as células do corpo. Além disso, uma ingestão adequada de líquidos ajuda no bom funcionamento do intestino, na liberação de toxinas pelos rins e na função cerebral, além de contribuir na prevenção da infecção urinária e cálculos renais. “Como a ingestão de água pode variar de pessoa para pessoa, não existe um “número mágico” para a quantidade de ingestão de líquido diária adequada. É preciso levar em consideração fatores como idade, peso, estilo de vida e rotina de exercícios”, explica Matheus Motta, nutricionista responsável pelos programas do WW Vigilantes do Peso.

Para saber um pouco mais sobre a quantidade ideal para cada caso, o WW Vigilantes do Peso elaborou este artigo, com informações que podem ajudar, além de algumas dicas que seguem abaixo:

Formas de se hidratar

A água compõe 60% do corpo humano e, por isso, manter os níveis de hidratação traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas não é somente por meio da água que é possível hidratá-lo. A ingestão de bebidas quentes é um exemplo de alternativa que abre muitas possibilidades para ajudar o corpo a cumprir a cota de hidratação diária, com diversos tipos de chás ou até mesmo café, desde que consumido moderadamente. Neste artigo, o WW Vigilantes do Peso oferece algumas dicas de como tornar o hábito de ingerir líquidos mais prazeroso no dia a dia, com estratégias e opções de chás e água saborizada.

Alimentos como fonte de água

Poucas pessoas sabem, mas a alimentação também colabora para manter o nível de hidratação do corpo. Alguns alimentos possuem bastante água em sua composição e isso também entra para a cota diária de ingestão de líquidos. Quando consumidos crus, certos legumes e vegetais conseguem fornecer uma grande quantidade de água para o corpo, além das fibras, que são importantes para ajudar na saúde intestinal. O  WW Vigilantes do Peso tem uma lista desses alimentos, como espinafre e pepino, e o melhor jeito de absorver a água presente neles. Mas é muito importante lembrar que a ingestão desses produtos colabora com a hidratação, mas não substitui o consumo de água.

Dica para monitorar sua ingestão de líquidos

Seguindo o objetivo de ser uma plataforma completa e que conecta pessoas com práticas de bem-estar, o WW Vigilantes do Peso incluiu em seu Aplicativo a função de Monitoramento de Água. A novidade foi adicionada aos já disponíveis acompanhamentos de peso, alimentação, exercícios físicos e sono. Assim, os Associados do programa podem identificar se a jornada de saúde como um todo está sendo bem-sucedida. No Aplicativo WW Vigilantes do Peso, o Associado seleciona a função “Monitoramento de Água” na tela inicial e insere informações sobre a quantidade que está ingerindo ao longo do dia. A porção padrão é de 200ml, que pode ser alterada no menu de Configurações. Esse monitoramento é válido apenas para água e outras bebidas; líquidos presentes em alguns alimentos não são contabilizados nessa função.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *