Aventuras Maternas

Coronavírus – como realizar a limpeza ideal dos brinquedos

O mês é setembro, e a pandemia que pensávamos ser passageira, ainda não chegou ao fim. Se passaram sete meses, o uso de máscara e álcool gel virou hábito, o comércio voltando aos poucos, mas a escola e a liberdade de diversão dos pequenos, continuam privadas e sem previsão de retorno. A saída, para lidar da melhor maneira com o ‘novo normal’ é: usar a criatividade e tornar a rotina da criançada menos tediosa possível, por meio de brincadeiras. Mas, o que fazer, quando até os brinquedos apresentam risco de contágio da Covid? Afinal, os filhos podem ficar em casa, mas são os pais que trabalham, vão ao mercado e se encontram com outras pessoas.

Muitos falam que foi preciso uma pandemia, para a maioria dos brasileiros aprenderem a lavar as mãos ao chegarem em casa, ou a por exemplo, não compartilhar objetos pessoais, como talheres, toalhas e escovas de dentes e cabelo. Quando tratamos de crianças, que precisam ser ensinadas desde a primeira infância, a mudança na rotina e a reeducação de atitudes básicas de higiene, se tornou estressante e preocupante para muitas famílias.

Além de viver sobre a pressão do vírus, os pais e cuidadores, precisam dar conta das aulas online, do trabalho que (boa parte) passou a ser feito de casa, das tarefas domésticas e do entretenimento, pois criança tem muita energia para gastar. No meio desse furacão, surgiu um novo receio: como proteger os pequenos de se contaminarem, já que – principalmente os bebês – colocam tudo na boca e esfregam olhos e nariz o tempo todo?!

Para esclarecer esse tema, o infectologista pediátrico Charbell Kury trouxe algumas dicas do seu protocolo de limpeza de brinquedos e superfícies.

Charbell Kury explicou que, os brinquedos são ferramentas cognitivas e de desenvolvimento motor super importantes para as crianças, porém, estudos científicos mostram que, também são meios de transmissão de vírus entre outros patógenos. Por isso, os adultos devem ter alguns cuidados especiais, em casa, na hora de higienizá-los.

“Alguns vírus, principalmente bactérias e fungos, podem durar horas e até dias nas superfícies. O coronavírus, por exemplo, tem uma persistência de três a quatro dias, em metais, madeiras etc. Por isso, todo cuidado é pouco na hora da limpeza dos brinquedos”, alertou.

O pediatra fez um protocolo de limpeza específico para brinquedos infantis, a pedido de uma loja de aluguel de brinquedos educativos de Macaé-RJ, a Facilitoy. A orientação conquistou os clientes da loja, pais e mães e a comunidade escolar da cidade. Então, Charbell resolveu divulgar um vídeo explicativo, do seu protocolo, priorizando a saúde, segurança e bem estar da garotada. Confira as dicas:

1 – O primeiro passo é separar o brinquedo de pelúcia – o mais fácil de todos, podendo ir à máquina de lavar com sabão e amaciante – e colocar para secar no sol, a cada 15 dias;

2 – Os brinquedos de plástico e de metal, também podem ser lavados com água e sabão e após a secagem, devem ser limpos com álcool 70%;

3 – Já os brinquedos de madeira, são os mais delicados, pois, não são laváveis e podem manchar, por isso, não devem ser mergulhados na água. O ideal é utilizar um pano macio, seco ou úmido, ou uma esponja, com detergente, de preferência que contenha cloro em sua fórmula. Sempre, com leveza e pouco produto. O enxágue deve ser feito com um pano pouco úmido, para não danificar o objetivo.

“O mais importante de tudo é lembrar que os brinquedos, assim como os ’tapetinhos’ infantis, são fontes de transmissão de doença, então, no momento em que se tem uma criança em casa e ela brinca com outras crianças, é sempre bom fazer essa desinfecção, para evitar transmissão cruzada, entre irmãos, primos e amiguinhos, por exemplo”, ressaltou o médico.

Além de infectologista pediátrico, Charbell Kury é vacinologista, doutorando em Microbiologia e Parasitologia e professor da Faculdade de Medicina de Campos, na Região Norte Fluminense do Rio de Janeiro.

“Escolhemos o Charbell, por além de infectologista e pediatra das minhas filhas, Alice (4) e Marina (2), o carisma que ele tem com os pequenos e a forma didática que ele tira as dúvidas das mamães é super especial. Contar com o seu profissionalismo, é mais uma garantia de que, estamos seguindo as orientações e medidas corretas, para combater os vírus e priorizar a saúde de todos. Tudo para que os pequeninos continuem se divertindo e aprendendo em casa com segurança”, pontuou a CEO da loja de aluguel de brinquedos socioeducativos, Isabel Tunas.

Na Facilitoy, todos os brinquedos são desmontados e limpos com sabão neutro, desinfetante específico para brinquedos e depois com álcool em gel 70%. Tudo de acordo com o protocolo do pediatra Charbell Kury.

Para assistir o vídeo do pediatra e infectologista Charbell Kury, dando as dicas de higienização, na íntegra, acesse o instagram: @facilitoy.
https://www.instagram.com/facilitoy/

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *