Aventuras Maternas

Entenda a dislexia: vídeo interativo explica o transtorno de aprendizagem

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, e muitas vezes não diagnosticada. Com isso, a pessoa disléxica, principalmente as crianças, podem sofrer com as consequências quando não houver uma orientação adequada.

O Instituto ABCD, que trabalha há mais de 11 anos para melhorar a vida das pessoas com dislexia em parceria com o Grupo Dislexia SP e Braspress, divulgaram um vídeo auto explicativo de como a dislexia funciona e interfere na vida de uma criança, para ajudar pais, mães, professores e responsáveis a compreenderem melhor o transtorno.

O vídeo conta a história de Téo, um menino de 9 anos que tem dislexia, e possui um rendimento baixo na escola apesar de todo seu esforço, principalmente em leitura e escrita. “Muitas crianças sofrem uma pressão muito grande na escola, e muitas vezes em casa também. Quando a dislexia não é diagnosticada, as pessoas podem pensar que é falta de vontade ou empenho. É um transtorno de aprendizagem que precisa ser divulgado, pois interfere diretamente no desempenho escolar e também na vida pessoal dessas crianças” diz Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD.

A dislexia acomete entre 5% e 15% das crianças e não tem uma cura, mas com apoio de professores, pedagogos e uma equipe especializada pode ser superada, pois cada pessoa aprende de um jeito. E apesar das dificuldades, pessoas com dislexias são extremamente criativas e inteligentes, exemplos não faltam, como Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Steve Jobs e Walt Disney.

Para conhecer mais, acesse o site oficial do Instituto ABCD (https://institutoabcd.org.br/) , que oferece materiais de apoio para pais, professores, especialistas e pessoas com dislexia.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *