Aventuras Maternas

Pediatra alerta para o risco de subnotificações do sarampo na pandemia

A queda das notificações de sarampo no continente americano durante a pandemia preocupa a Organização Panamericana de Saúde (Opas), já que há uma possibilidade de subnotificação importante a nível global.

O continente americano tinha o selo de erradicação do sarampo em 2016, mas voltou a registrar casos da doença nos anos seguintes, fenômeno que especialistas relacionam à queda na cobertura da vacina tríplice viral. A diminuição das aplicações da primeira dose da vacina na América Latina é um alerta, já que desde janeiro, uma análise de 25 países da região mostra que o número de imunizações aplicadas ficou abaixo do patamar do ano passado. 

Para a pediatra do grupo Prontobaby, Priscila Matos, a vacina é a melhor forma de prevenção da doença e todos devem tomá-la, já que o calendário de vacinação no Brasil é amplo e gratuito.

 “Não existe nenhuma medicação específica para o tratamento do sarampo, portanto todos devem se vacinar”, afirma.

A seguir, Priscila Matos esclarece as principais dúvidas sobre riscos e prevenção da doença. Confira:

O que é Sarampo?

O Sarampo é uma doença viral aguda causada pelo Morbilivirus. A transmissão ocorre, principalmente, no inverno e primavera através de aerossóis respiratórios e gotículas. Mas, a epidemia de Sarampo é um fenômeno global.

Quais são as principais causas da doença?

A doença é infecciosa aguda, de natureza viral, e pode se manifestar em todas as idades, especialmente, em crianças, jovens e adultos. Ela é transmitida pela fala, tosse e espirro, por exemplo, e extremamente contagiosa. Mas, que pode ser prevenida com vacina.

Quanto tempo o vírus demora a se manifestar no corpo?

O período de incubação varia de oito a 12 dias desde a exposição ao vírus e o início dos sintomas. Nos primeiros cinco dias pode haver manifestação de febre alta, tosse, coriza e conjuntivite. As manchas vermelhas características da doença surgem entre o terceiro e o sétimo dia, com início atrás das orelhas e distribuição para todo o corpo.

Como se prevenir?

A melhor e única forma de prevenção é com a vacina. Não existe nenhuma medicação específica para o tratamento, portanto todos devem se vacinar.

Quem já se vacinou quando pequeno deve tomar a vacina outra vez?

Quem já se vacinou quando criança deve receber a dose de reforço na adolescência ou quando adulto. Serão até duas doses dependendo da situação vacinal anterior. Quem está com a vacina atrasada ou nunca se vacinou deve procurar pontos de vacinação.

Quais medidas os pais devem tomar para prevenir os filhos?

A melhor medida é vacinar os seus filhos. Atualmente, existe uma corrente contra vacinas e isso faz com que doenças, que até pouco tempo estavam controladas, voltem, como o próprio sarampo. O medo e os mitos das vacinas estão levando a um surgimento de novos surtos de doenças, o que de fato está colocando, diretamente, toda a população em risco.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *