Aventuras Maternas

Dúvidas sobre vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe já começou na rede pública e seguirá até 9 de julho de 2021. Na primeira etapa, até 10 de maio, destinada a idosos (a partir de 60 anos) e profissionais da saúde. Na segunda etapa, de 11 de maio a 8 de junho, para portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e povos indígenas. E na terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho destinada às crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

A vacinação também já pode ser realizada na rede privada, mas há muitas dúvidas do público sobre a real necessidade da imunização e a possibilidade de tomar a vacina em data próxima à da COVID.

Entrevistamos a enfermeira Gabriele Lustosa, da Viva Imune para tirar algumas dúvidas:

AM – Para quem a vacina da gripe é indicada?
Viva Imune – A vacina da gripe é indicada para crianças a partir de 6 meses, principalmente aquelas com maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença, assim como adultos e idosos, gestantes e quem está amamentando.

AM – Quais as contraindicações?
Viva Imune – A vacina contra a gripe tem poucas contraindicações. Menores de 6 meses não podem tomar, assim como pessoas que apresentaram febre aguda nos últimos três dias e pacientes com COVID.

AM – Quais possíveis reações?
Viva Imune – A vacina contra gripe costuma ser bem tranquila para reação, porém pode apresentar efeitos comuns de vacinação: dor local, vermelhidão, febre até 72h após a vacinação.

AM – Qual é a diferença entre a privada e a do posto de saúde?
Viva Imune – Na rede pública são 3 cepas, dois subtipos de Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um subtipo da Influenza B. E na rede privada são 4 cepas do ano de 2021, incluindo mais um subtipo da Influenza B.

AM – Por que precisa tomar todo ano?
Viva Imune – A gripe é anual, pois há variação dos subtipos de influenza circulantes. A definição dessas cepas do vírus Influenza é definida pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Devido a essas mudanças é preciso se vacinar contra gripe todo ano.

AM – Pode tomar junto com a da COVID? Por quê?
Viva Imune – Entre a vacina contra gripe e a vacina contra Covid é necessário intervalo mínimo de 14 dias, pois a vacina contra o coronavírus está passando por um momento de vigilância de efeitos adversos e se for realizada com uma outra vacina não será possível identificar qual delas gerou o efeito adverso.

AM – Como a vacina contra a gripe pode ajudar em relação à pandemia?
Viva Imune – A vacina da gripe não protege contra o Coronavírus! Mas sua vacinação é super importante para diminuir a incidência de infectados com Influenza a procurar os prontos socorros dos hospitais, diminuindo a transmissão e facilitando o diagnóstico do Coronavírus.

Da Redação.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *