Aventuras Maternas

Para a mãe e o bebê: cuidados essenciais durante a gravidez

A gravidez é um momento especial para a mãe e é, também, uma fase em que o corpo passa por muitas transformações. Com isso, alguns cuidados especiais são necessários para cuidar da saúde da mulher e do bebê durante a gestação. Principalmente, durante a pandemia da Covid-19.

Por isso, Lysol®, marca número 1 em desinfetantes no mundo* e que entende de cuidado, preparou algumas dicas para que as mulheres possam se cuidar nessa fase tão importante. Confira!

• Pré-Natal é fundamental!

Apesar de muito se falar sobre a importância do pré-natal, é importante reforçar que, mesmo durante a pandemia, gestantes ainda precisam visitar seu médico com frequência, e realizar todos os exames solicitados. Esse processo evita o agravamento de doenças pré-existentes, como diabetes, DSTs e pressão alta, e monitora doenças que podem surgir durante a gravidez, como a infecção urinária, que podem gerar complicações para a mãe e o bebê.

• Proteja-se

Atualmente, grávidas sem doenças prévias não são consideradas um grupo de risco para a Covid-19, a doença também não parece aumentar o risco de um parto prematuro ou, mesmo, causar complicações para a criança. Porém, como a doença é muito recente, são poucas as evidências científicas e, por isso, a recomendação é a mesma para todos: seguir as medidas para evitar a contaminação pelo vírus. Evite aglomerações, utilize máscaras, de preferência as com maior poder de filtragem, como a PFF-2, e pratique a desinfecção quando precisar sair, para uma consulta médica, por exemplo.

• Cuidado com hábitos nocivos

Já se sabe que fumar, ingerir bebida alcóolica ou exagerar no açúcar, sal e alimentos industrializados são hábitos nocivos. Porém, durante a gravidez o risco oferecido por eles é agravado. Hábitos como esses podem levar ao aumento elevado de peso e a doenças como a diabetes e a hipertensão gestacionais, acarretando riscos para a mãe e o bebê. Esses fatores também aumentariam o risco à saúde da mãe e do bebê caso houvesse uma contaminação por coronavírus.

• Desinfecção!

Sempre lembrada por médicos como a responsável por evitar muitas doenças infecciosas, a desinfecção é uma grande aliada nesse momento. Para manter a saúde em dia e evitar doenças como gripes e resfriados, é importante lembrar-se de desinfetar adequadamente itens como celular, chaves e tablets, usados com muita frequência no dia a dia. Além disso, alguns hábitos como higienizar o chão com desinfetantes líquidos e trocar de roupa ao chegar em casa, são importantes para manter a casa livre de vírus e bactérias. Principalmente, em um cenário em que a pandemia da Covid-19 ainda não acabou, e o vírus continua a circular entre as pessoas. O portfólio de Lysol® inclui produtos desinfetantes em diversos formatos e tamanhos, que funcionam para essas e outras situações. O ideal é manter esses cuidados após a chegada do bebê.

• Vacine-se!

E, é claro, vacine-se! Alguns estados já estão vacinando grávidas acima de 18 anos contra a Covid-19. Com a vacina, além de estar protegida, a mãe protege também o bebê. Já existem registros de crianças que nasceram com anticorpos contra a doença pelo fato de a mãe ter se vacinado. Consulte o cronograma da sua cidade e não deixe de ir!

Saiba mais nas redes sociais de Lysol®.

*Cálculo RB baseado em dados Nielsen (Scan Track, Market Track e Ratail Index) – valor da marca Lysol no mercado de cuidados com superfícies e antissépticos – Ano móvel, setembro 2020.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *