Aventuras Maternas

Confira dicas valiosas para o exame TOEFL Junior®

Disponível para crianças e jovens de 11 a 18 anos, o TOEFL Junior®, um exame de proficiência em inglês, é aplicado para verificar o grau de desenvolvimento dos alunos com relação as habilidades na língua. Cada vez mais, o domínio da língua é imprescindível e, o quanto antes as crianças tiverem contato com a disciplina, melhor o cérebro irá se desenvolver e absorver com mais facilidade o novo conteúdo.

O teste, usado para medir as habilidades dos alunos no inglês, avalia o grau de compreensão ao ouvir, ler e ao se deparar com estruturas gramaticais e vocabulário contextualizado. De acordo com Renato Magalhães, Bacharel em Letras e Pós-graduado (especialista) em Estudos Avançados da Língua Inglesa, ter os objetivos definidos antes de fazer o exame é o primeiro passo. “É importante entender se o interesse no teste é para analisar suas habilidades em inglês ou se vai tentar uma vaga em escolas internacionais. Neste segundo caso, vale a pena pesquisar como as instituições solicitam o teste. Isso poderá ajudar a selecionar o exame mais apropriado, de acordo com a exigência da instituição almejada, bem como planejar os estudos e perceber os pontos que precisam ser melhorados”.

Ver filmes, ouvir músicas e ler em inglês ajudam a fixar o idioma e treinar para o TOEFL Junior®. Segundo Renato, atualmente gerente da área pedagógica de inglês do Kumon: “tudo que ajuda a ampliar o vocabulário e praticar o idioma pode ser importante para o aluno se sentir confiante no momento de fazer a prova.”

Confira mais 5 dicas elaboradas pelo especialista para potencializar ainda mais o seu estudo:

  1. Faça um cronograma de estudos
    Organize seu cronograma de aprendizado. Pense em todas as suas atividades cotidianas e veja o tempo que você possui para se dedicar ao TOEFL Junior® em cada dia da semana. Feito isso, comece revisando temas que você já sabe e só passe para tópicos mais complexos quando tiver uma base sólida. Lembre-se de estudar um pouco por dia, pois assim, você não se sobrecarrega.
  2. Foque nos pontos em que você tem mais dificuldade
    Ao montar seu calendário, esteja atento aos critérios adotados pelo exame e aos assuntos ou habilidades linguísticas que você considera mais difíceis. Em seguida, organize-se focando nestes itens.
  3. Resolva simulados e provas anteriores
    Para ter um bom resultado, é importante conhecer o teste, isto é, saber o que os avaliadores esperam dos alunos. Uma sugestão é resolver simulados e edições anteriores do TOEFL Junior®, sempre tomando cuidado com o tempo gasto em cada pergunta.
  4. Veja filmes, leia livros e esteja atualizado
    Ver filmes, documentários e ouvir músicas sobre temas variados em inglês pode sim ajudar no TOEFL Junior®. Ler livros também amplia o vocabulário, o que pode ser importante para o aluno se sentir confiante no momento de ler os textos da prova.
  5. Não esqueça o lazer
    É essencial que você não se estresse durante a preparação para o teste. Realize intervalos entre os períodos de estudo e não deixe de descansar e se divertir.

No Kumon, os alunos iniciam os estudos ouvindo palavras comuns do cotidiano, gravadas por falantes nativos, e tentando repeti-las em voz alta. Em estágios mais avançados, o estudante passa a ler trechos de obras literárias originalmente escritas em inglês, até adquirir o domínio completo da língua.

O objetivo final do curso é capacitar os alunos a ler e compreender diversos textos em inglês, inclusive obras originalmente escritas na língua inglesa. Tudo isso tem como base o contato diário com o idioma, característico do estudo pelo método Kumon, e a familiaridade com a pronúncia de falantes nativos de Inglês por meio do material de áudio. Essa metodologia permite que o aluno adquira uma ótima pronúncia e entonação, tornando-se apto a se expressar com desenvoltura no idioma. Além disso, a disciplina de Inglês é mais uma ferramenta do método Kumon para desenvolver a concentração, disciplina, capacidade de aprender conteúdos novos de forma autodidata e enfrentar desafios, sempre de modo individualizado, respeitando o ritmo de aprendizado de cada aluno.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *