Aventuras Maternas

Colunão Aventuras – 24 a 30 de setembro

Novo reforço para campanha de câncer infantojuvenil

Para reforçar a campanha de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, dentro do Setembro Dourado, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC ganhou um apoio mais que especial: o Mundo Bita. E para ajudar a falar sobre o tema de forma lúdica, a turminha trouxe o personagem Pedro, que vai ilustrar  a fase da queda do cabelo, um dos efeitos colaterais comuns durante o tratamento do câncer e que mexe com autoestima das crianças que atravessam esse processo. O personagem será utilizado em postagens para as redes sociais do NACC e do Mundo Bita.

A hilariante aventura de capa e espada

A Peste – Cia. Urbana de Teatro estreia o espetáculo infantil “Os três Mosqueteiros – Um por Todos, Todos por Um” no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, com duas sessões online, às 11h e às 16h, pelo canal da Unibes Cultural no YouTube, com acesso grátis. A montagem – inspirada na obra de Alexandre Dumas – é uma divertida aventura de capa e espada, adaptada por Pamela Duncan, que também assina a direção, e por Flavio de Souza, notável criador das séries Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua. A temporada segue por todo o mês. Na primeira semana, vai de 12 a 17/10, de terça a domingo. Nas demais, as sessões são aos finais de semana, de 22 a 24/10 e de 29 a 31/10. As exibições são às 11h, durante a semana, e às 16h, aos sábados e domingos. No enredo de “Os Três Mosqueteiros”, três jovens humildes – Musse (sapateiro), Champignon (poeta) e Garçom (faxineiro) – sonham em se tornarem mosqueteiros do reino. Eles são alegres, bastante atrapalhados e até ingênuos. Descobertos por Bafo, o ajudante fiel do vilão Roquefor, eles são nomeados mosqueteiros com a missão de proteger a princesa Chantili e o reino da França, mas tudo não passa de um plano mirabolante. Percebendo que Roquefor pretende raptar a princesa, obrigá-la a se casar com Bafo e se apossar da fortuna do reino, os três mosqueteiros trapalhões lutam com suas espadas para salvar a princesa e expulsar o traidor. A trama é conduzida pelo papagaio narrador, o Petigatô, um boneco que permanece na área de encenação e tudo observa e tudo sabe. Na história, os três jovens comuns e sonhadores vivem aventuras, permeadas de humor, em cenas dinâmicas que exaltam os valores humanistas e a ética. A Princesa – que surge como uma menina mimada – transforma-se em uma jovem consciente e se torna mosqueteira, assumindo o lugar do ‘quarto’ integrante da história original. Exibição online pelo YouTube / Unibes Cultural – https://www.youtube.com/UnibesCulturalSP . Grátis. Classificação livre (indicado para crianças a partir de 3 anos)

Para iniciar os pequenos no interesse por livros

É sabido que os leitores se formam desde cedo, e que não existe nada melhor para estimular o amor pelos livros do que apresenta-los para as crianças antes que elas possam ler sozinhas, e pensando nisso que a Faro Editorial traz para o catálogo do selo MilkShakespeare dois livros infantis que falam justamente sobre como os livros são portas para mundos mágicos. “O livro perdido”, de Margarita Surnaite, conta a história de Lucas, um garoto coelho que vive numa cidade onde todos amam livros, menos ele. Lucas não entende, afinal, o que os livros têm de tão especial. Até encontrar um livro perdido num buraco, e decidir encontrar seu dono. Lucas entra numa viagem, que vai despertar nele uma paixão sem limites pela leitura. Já “Ratinha de livraria”, de Robert Starling, tem um universo bem diferente, já que a pequena Astrid é na verdade uma amante de livros, e em seu primeiro dia de aula, ela vai dividir com os novos colegas esse prazer e apresentar mundos mágicos e possibilidades que eles jamais imaginaram. Duas leituras ricamente ilustradas, com linguagem acessível para crianças em fase de alfabetização, e também, para leitura em família. Para saber mais, acesse https://faroeditorial.com.br/

Livros infantis para sala de leitura

Com a pandemia, a sociedade acendeu um alerta laranja para as questões educativas que possam colaborar com as crianças que vivem em vulnerabilidade social. Atento a esta demanda, o Núcleo de Apoio e Acompanhamento Psicopedagógico (NAAP) e a equipe da Biblioteca da Estácio Niterói estão recebendo doações de livros infantis. O projeto “Era uma Vez” da Estácio ajudará a sala de leitura do Morro do Estado em Niterói. Os interessados em contribuir com esta ação poderão deixar suas obras, de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h30, na Rua Eduardo Luiz Gomes, 134, Centro de Niterói, no Bloco B do campus Estácio Niterói. A iniciativa será realizada até o dia 30 de setembro e mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail thays.almeida@estacio.br . Todos os exemplares serão entregues à Associação da Comunidade Morro do Estado.   

Programação de setembro reúne oficinas temáticas e um musical

Depois de um inverno de baixas temperaturas, a primavera nunca foi tão aguardada. Por isso, a estação das flores será a temática deste domingo no Mundinho Kids, atração voltada para o público infantil, no Shopping Metropolitano Barra. As atividades acontecerão no formato presencial, no Piso L3, um ambiente amplo para fazer eventos com o distanciamento e segurança exigidos pelos protocolos de saúde. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. As oficinas acontecem sempre aos domingos, das 16h às 19h, com distribuição de senhas. E neste último domingo de setembro, haverá a Apresentação Primavera da alegria (musical infantil), um projeto musical do BRINCANTAR, que traz um mix de histórias a temática da primavera e da natureza, com canções, danças e brincadeiras corporais. O Shopping Metropolitano Barra fica na Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1.300, no Centro Metropolitano, na Barra da Tijuca.

Da Redação.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *