Aventuras Maternas

Colunão Aventuras: 1° a 7 de outubro

Mini Vikings

Uma experiência Viking é alternativa criativa para comemorar o Dia das Crianças fora do Rio. Dia 12 de outubro, o Viking Axes, único pub com lançamento de machados do Brasil, vai abrir as portas para os pequenos vikings. Durante o almoço, que acontece entre 12h e 17h, haverá uma série de atividades divertidas para os pequenos guerreirinhos soltarem a imaginação e brincarem muito. Além de um cardápio nórdico para os pequenos, uma área do gramado será dedicada às crianças, com gincanas, teatrinho de fantoches (contando historinhas nórdicas), pintura Viking no rosto e oficina para criarem e pintarem seus próprios escudos, espadas e machados – que, inclusive, poderão ser levados para casa para continuarem a brincadeira quando quiserem. As vagas são limitadas e as atividades são liberadas para crianças de todas as idades (com exceção da oficina, que é voltada para a partir de 7 anos). Vale lembrar que os cuidados devido a pandemia continuam e o uso de máscaras é obrigatório. Além disso, há álcool em todas as mesas e também em outros ambientes do local. O Viking Axes fica em Nova Friburgo, na Rua Dr. Alberto Porto da Silveira, 80. Contato para reservas pelo número (22) 99980-6898.

O universo d’As Meninas Maluquinhas

As meninas e as mulheres sempre tiveram grande participação no legado encantado criado pelo mestre Ziraldo: Julieta, Nina, Super Mãe, Professora Maluquinha. Personagens que inspiraram leitoras de várias gerações, que perceberam que podem ser tudo o que quiserem: delicadas, fortes, sensíveis, lidando, inclusive com perdas. Os contos de “As Meninas Maluquinhas”, lançamento da Editora Melhoramentos, com curadoria e ilustrações de Fábio Yabu, mostram o “voo” da criatividade de quem cresceu lendo o universo de Ziraldo. A obra apresenta histórias que vão também inspirar. Yabu é ainda responsável pela curadoria de Os Meninos Maluquinhos, que reuniu escritores da nova geração, título lançado também pela Editora Melhoramentos. A obra reúne oito contos escritos por autoras brasileiras da literatura infantojuvenil, com pluralidade de estilos narrativos. Andreza Delgado, Anna Claudia Ramos, Carolina Munhóz, Eliana Martins, Elizandra Souza, Márcia Kambeba, Mikannn e Paula Pimenta falam de temas como adoção, cultura indígena, fases da vida, e relações familiares e escrevem sobre garotas com perfis completamente diferentes. Mas todas têm algo em comum: elas sonham, se divertem e vivem aventuras que promovem aprendizados. O livro traz magia, ludicidade, empatia e respeito à diversidade. “As Meninas Maluquinhas” chega com valor sugerido de R$45,00.

Recreação e almoço temático

As comemorações pelo Dia das Crianças este ano contarão com cinco dias de atividades lúdicas e divertidas no Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. De 08 a 12 de outubro, o hotel terá uma programação preparada especialmente para o público infantil, das 10h às 16h, para animar a criançada que estiver hospedada e os clientes dos restaurantes. No domingo (10), o grande atrativo será o almoço com o tema “O Fantástico Mundo dos Doces”, que será servido no Tano. Das 13h às 16h, o restaurante estará repleto de doces decorados, entradas especiais, saladas, queijos e frios, estação de frutos do mar, que oferecerá várias delícias como coquetel de camarão com folhas crocantes e ostras frescas, pratos quentes, seleção de sushis do Restaurante Shiso, mesa de guloseimas e sobremesas feitas especialmente pelo chef pâtisserie do hotel. O valor é de R$ 280,00 + 10% por pessoa e crianças entre 6 e 12 anos têm 50% de desconto e crianças até 5 anos não pagam. Os ingressos incluem ainda bebidas alcoólica e não alcoólicas liberadas e poderão ser adquiridos online. Quem estiver hospedado, poderá contar com recreação a partir de sexta-feira (08). A área externa do Kids Clubs estará recheada de brinquedos especiais para as crianças e, os hóspedes mirins ainda serão presenteados com o kit de boas-vindas “Mini Hyatt”, com pasta de desenhos, paper toys, prints para colorir, jogo da memória e quebra-cabeça. Durante todo o evento, oficinas de cupcake, máquinas de algodão doce e pipoca, além de um super pula-pula tomarão conta do Grand Hyatt Rio de Janeiro.

Uma contadora de histórias espacial

O Bibliotecas Online 2021, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, apresenta “Mamãe, tem uma drag queen contando histórias!”, que integra o Projeto LGBTQIA+ dentro das Bibliotecas. Trata-se de uma temporada online de contação de histórias protagonizada por Helena Black, entre os dias 18 e 29 de outubro, de segunda a sexta, às 15h. A transmissão ocorre nos canais do YouTube e Facebook de Paulo Reis, criador da drag queen contadora de histórias, com retransmissão nas redes sociais das respectivas bibliotecas públicas. A cada dia, uma história diferente para cada uma das 10 bibliotecas. São fábulas de Esopo (organizadas por Russel Ash e Bernard Higton) narradas por Helena Black que, com sabedoria e muito humor, instiga as crianças a refletirem sobre valores fundamentais nas relações humanas como respeito, amor e empatia. O projeto mostra que as histórias são fundamentais para a formação do cidadão e para o convívio em sociedade. As bibliotecas contempladas com o projeto são: Biblioteca Anne Frank (Itaim Bibi, ZO), Biblioteca Brito Broca (Pirituba, ZNO), Biblioteca Sylvia Orthof (Tucuruvi, ZN), Biblioteca Gilberto Freyre (Sapopemba, ZL), Biblioteca Cassiano Ricardo (Tatuapé, ZL), Biblioteca Aureliano Leite (Parque São Lucas, ZSE), Biblioteca Milton Santos (Aricanduva, ZL), Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda (Itaquera, ZL), Biblioteca Vicente de Carvalho (Itaquera, ZL) e Biblioteca Raul Bopp (Aclimação, ZCO). Transmissão pelo Facebook @paulo.reis.39395

Da Redação.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *