Aventuras Maternas

Descubra os benefícios de incluir as crianças no preparo dos alimentos

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 3,1 milhões de crianças brasileiras menores de 10 anos são afetadas pela obesidade infantil. Especialistas destacam que integrar os pequenos no preparo dos alimentos proporciona benefícios para a saúde e estimula novas habilidades e comportamentos saudáveis.

Ao participar dos preparativos, a criança conhece as sensações de um mundo cheio de cores, gostos, sabores, texturas e aromas que impulsionam a criatividade e a percepção dos alimentos saudáveis para a adoção de bons hábitos. Por meio da associação de um momento prazeroso e divertido, também podem adquirir mais confiança e autonomia em direção a outros aspectos da vida.

A nutricionista Graciela Vargas, do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do quinto gosto –, explica que quando as crianças são convidadas a participarem da preparação dos alimentos, elas se tornam mais conscientes sobre a alimentação, favorecendo as habilidades físicas e mentais. “Convidar os pequenos para a cozinha pode auxiliar no foco, coordenação motora, organização e responsabilidade. Outro fator importante é que por meio desta prática os laços familiares são reforçados e os pais e/ou cuidadores passam a criar memórias gustativas por meio do alimento – percepção passada por gerações em torno do afeto em preparar o alimento,” ressalta a nutricionista.

A educação alimentar é essencial para o desenvolvimento das crianças e apresentar este universo desde o início da vida contribui para se sentirem seguros e pertencentes a um lugar de carinho, cuidado e diversão. Vale ressaltar que nessas ocasiões devem ter sempre a supervisão de adultos a fim de garantir a segurança, independentemente da idade.

Para inspirar os pais e/ou cuidadores a realizarem atividades culinárias com os pequenos, a nutricionista separou algumas dicas.

Apresente o ambiente da cozinha
Que tal fazer um tour com as crianças para explorar o local e apresentar alguns utensílios e suas funcionalidades? “Apesar de já conhecerem a cozinha da casa, as crianças terão uma nova percepção com a explicação do que é e para que servem as coisas. Além disso, é superdivertido acompanhá-los em novas descobertas”, explica Graciela.

Faça um convite atrativo
Converse sobre a cozinha ser um espaço divertido e a possibilidade de conhecer novas texturas, sabores, cores, aromas e gostos. “A ideia é despertar o encantamento para que esses momentos em família sejam inesquecíveis. Uma ótima dica é buscar pratos diferentes, descobrir receitas para fazerem juntos e incluir ingredientes que proporcionem novas experiências, como os alimentos ricos em umami – o quinto gosto básico do nosso paladar”, comenta a nutricionista do Comitê Umami.

Comece com atividades leves
Envolver as crianças na cena da cozinha com pequenas atividades tornam a vivência ainda mais recreativa. Comece pedindo ajuda para untar as formas, quebrar os ovos, peneirar a farinha e separar utensílios que vão ser usados no preparo do prato. “Planejar juntos a ocasião é fundamental para que os pequenos se sintam parte do processo e mais interessados em conhecer sobre os alimentos. Durante a refeição o resultado dessa experiência será saborosa e inesquecível”, conclui Graciela.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *