Aventuras Maternas

Violúdico e compra consciente para todas as idades no ITB “tijucano”

Nos próximos dias 23 e 24 de outubro, a feira de moda e gastronomia ITB está de volta. E a primeira das cinco edições que vão acontecer ainda em 2021 será no Tijuca Tênis Clube, na Tijuca – ainda vão ocorrer edições na Lagoa e Niterói. Na ocasião, haverá um espaço dedicado especialmente para os pequenos, com moda infantil consciente e show da banda Violúdico no domingo, às 16h.

A banda, velha conhecida das crianças – e dos adultos também -, chega com o show “Contação de Histórias: histórias clássicas contadas de um jeito nada clássico”, com canções infantis já consagradas, mas cantadas de um jeito bem diferente, inclusive com a ‘participação’ de fantoches. O repertório mistura músicas nacionais e internacionais, com versões e paródias de Rita Lee, Beatles e até La Casa de Papel.

Já na parte de moda infantil, marcas como Love Teen, Tina Laços, Imua Modas, Aruna Moda Infantil, Biddiboo Magica e Mágica com fitas estarão com lançamentos para 2022.

Compre de quem faz

Depois de quase dois anos sem realizar nenhuma edição, a ITB está de volta – até o final de 2021, serão cinco edições no Rio e em Niterói.

Lançada em 2015, a ITB reúne pequenos produtores, artesãos, estilistas e artistas de diversos segmentos em um evento único e que tem como meta fomentar os pequenos negócios e a economia local. Pensada, inicialmente, para o público de Niterói, a feira acabou se tornando um dos eventos de moda mais reconhecidos do estado, com edições realizadas também no Rio de Janeiro – até hoje, foram 83 realizadas, mais de 1.000 marcas apresentadas e um público de mais de 400mil pessoas. Com o lema “compre de quem faz”, o evento também conta com shows de música, Dj’s, palestras, tatuadores, serviços de beleza, mini oficinas, e diversas ações sociais.

“É um misto de saudade, alegria e ansiedade. Estamos preparando um reencontro lindo com os cariocas nessa edição. Escolhemos o Tijuca Tênis Clube por ser um local aberto, amplo e com uma área verde muito bacana. O clube é um ícone do bairro carioca e, agora, de eventos para toda a família”, comenta Artur Lacerda, Diretor Executivo da ITB. E complementa: “hoje, mais que nunca, comprar de quem faz é movimentar a economia do país. E mais importante que isso, é fortalecer e valorizar o trabalho de pequenos artesãos, uma galera criativa que muitas vezes não é reconhecida como deveria”.

Nesta edição, além dos diferentes expositores dos segmentos de moda, gastronomia, decoração, diversão e arte, vão acontecer, ainda, três atrações musicais. No sábado, dia 23, às 15h, a cantora Andrea Rosa e seus convidados estarão no palco cantando samba de raiz com o repertório que vai de Noel Rosa a Cartola. Já no domingo, dia 24, serão dois shows: além do VioLúdico, o cantor Victor Sávios, cover do Tim Maia, e a banda Filhos do Síndico, se apresenta às 19h.

A valorização do artesanal

A valorização do trabalho artesanal e dos pequenos negócios locais se tornou uma realidade durante a pandemia e o consumo de moda no Brasil acompanha mais do que nunca a tendência mundial na busca pelo artesanal, produzido por costureiras locais e com valorização do empreendedorismo.

Abaixo, algumas marcas de moda contam sobre seus lançamentos para o Verão 2022, que serão levadas para o evento do próximo final de semana.

A Bezzoura (Instagram @bezzoura), que é conhecida pela mistura de estampas e inspiração na natureza, chegará com uma nova coleção primavera/verão apostando em saias longas, croppeds e vestidos transpassados – destaque para as combinações bicolores. “Nossa forma de produção é baseada no modelo Slow fashion, com peças mais exclusivas, e pautada em valores sustentáveis”, comenta Sarah Rachel Calado, sócia da marca.

Para quem ama sapatos, especialmente sem salto, a Deal Flats (Instagram @dealflats) vai levar a já famosa Sandália Jade, mas outras novidades também para o verão 2022, como a sandália beta, no estilo gladiadora. Feitas com couro legítimo e artesanalmente no Brasil, toda a matéria prima usada pela marca também é nacional.

Sejam soltos ou presos, quem não gosta de enfeitar os cabelos com acessórios diferentes? E para o verão, a estação mais colorida e que é a cara do Rio, a Olivia HeadBands (Instagram @oliviaheadbands) chega a ITB cheia de novidades. Além das queridinhas tiaras, que chegam em diversos modelos (presos na nuca ou apenas atrás das orelhas) e cores, a novidade que estará também na feira é o turbante de malha, que é mais largo que as faixas usuais. “A malha traz essa versatilidade e democratiza seu uso para todos os tipos de cabelo. Tínhamos uma demanda pelo público cacheado, crespo e Black, mas vimos que o modelo está sendo bem aceito para todos os tipos de cabelo, comenta Paula Moraes, sócia da marca. Vale lembrar que, além dos diferentes modelos, os acessórios são feitos à mão.

A Hasu (Instagram @usehasu_oficial) vai levar para a ITB sua nova coleção, mas sem deixar de fora os clássicos, como o modelo Angélica, por ser tamanho único e ter um ótimo caimento em qualquer corpo. Criada por Mariana Figueiredo e Alvaro Elias, a Hasu é, como os próprios sócios dizem, “uma marca para a mulher brasileira, com modelos que valorizam o corpo e ao mesmo tempo proporcionam conforto”.

Moda atemporal e prática é a cara da Liberté (Instagram @libertemodafeminina). Sempre com peças leves e fresquinhas adequadas ao calor do Rio de Janeiro, a marca vai levar modelo exclusivos para a ITB. “A Liberté é atemporal e prática, e valoriza o conforto e a liberdade da mulher brasileira, com peças alegres e conexão com a natureza”, diz Dani Latsch Ferreira, sócia da marca.

Para quem não abre mão de acessórios, a MB Bijouterias (Instagram @mb_bijouterias) chega com seus colares artesanais cheios de cor. Mas tem mais: na próxima ITB, a novidade fica por conta de uma linha de brincos em resina. “Na Feira, lançaremos uma linha exclusiva primavera verão de colares em resina com corda náutica”, conta Marta Barros, sócia da MB.

Para quem adora uma roupa divertida e cheia de temáticas atuais, a Fabrica (@usefabrica) tem uma infinidade de modelos nessa linha. São t-shirts e peças estonadas que fazem a cabeça de um público que gosta de conforto e originalidade. E durante a ITB vai ter lançamento também. Macacões estonados com botões, que facilitam o vestir e despir, saias e vestidos com modelagem confortável e ampla e novas estampas de camisetas masculinas e femininas estarão por lá.

O ITB “tijucano” acontece nos dias 23 e 24 de outubro, de 13h às 22h, no Tijuca Tênis Clube, que fica na Rua Conde de Bonfim, número 451. Entrada gratuita.

Da Redação.

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Priscila Correia

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