Aventuras Maternas

O caminho da aceitação

O período da infância é um momento de descobertas, mas também dos primeiros desafios. E se há algo que se mostra como um desafio especial para a criança é a esperança de se socializar e fazer amizades. 

Afinal, ela já sente algo do que a torna diferente, individual, e também a pressão das dificuldades de ser aceita pelos outros. É esse o pano de fundo dos livros “O Invisível de Marcos e Anamaria” de Anamaria Pereira Moreira e Mariana Moser Bach,e  “É assim que sou” do autor Newton Cesar, ambos os livros publicados pela Saíra Editoral.

Em  “O Invisível de Marcos e Anamaria” a história envolve a relação de duas crianças e a aventura para fazer novos amigos. Marcos é um menino cego que acabou se acostumando com a solidão. Já Anamaria é uma menina curiosa que quer conhecer Marcos e ser sua amiga. “O Marcos tem uma postura resiliente, aprendeu a viver sozinho e isso lhe bastava. Não é uma criança triste. A personagem Anamaria se posiciona com muita propriedade, penso que ela fica intrigada com o não olhar do Marcos para ela, mas se impõe e se realiza no seu propósito”, explica Anamaria Pereira Moreira.  

A relação entre dois personagens com diferenças essenciais entre si surge como motivo para levar as crianças a considerarem a própria dificuldade em serem aceitas. Algo onde o reconhecimento alheio passa também por aceitar a si mesmo. “Às vezes preferimos nos isolar, como é o caso do Marcos, que para não sofrer, descobre uma vida feliz, mas não plena sozinho”, relaciona Anamaria. Assim, o livro ressalta o valor da amizade e a possibilidade de contar com o próximo.

Embora seja um livro infantil, os desafios da socialização é algo que perdura para toda a vida. “Em todas as etapas da vida passamos por isso, mas embora “esqueçamos” esse trauma, isso se repete na adolescência, na vida adulta”, lembra Anamaria. É um livro que assim coloca a infância na rota da vida social e serve de aprendizado para a vida inteira. 

Como complemento da temática, o livro “É assim que eu sou!” leva a criança a olhar para dentro de si, enxergar suas qualidades e aprender a não precisar se comparar com os outros. A partir das observações mencionadas, a leitura dos livros citados pode levar a respeito, tolerância, autoconhecimento e principalmente autoaceitação.

Sinopse e Informações Técnicas

O invisível de Marcos e Ana Maria

Marcos, de não ver, quase não era visto. Anamaria não poderia mesmo ser vista. Foi aí que o invisível de cada um deles se tornou a força de se sentir. O fantástico aconteceu!

Formato: 18 cm x 18 cm

ISBN: 978-65-86236-33-0

Número de páginas: 24

Valor: R$ 21,00

É assim que sou

A única semelhança que existe entre as pessoas é que todas são diferentes umas das outras. A única coincidência é que as pessoas só são iguais na diferença, e é isso o que torna o mundo mais diverso, colorido, encantador, divertido e enriquecedor.

Formato: 22 cm x 22 cm

ISBN: 978-65-86236-22-4

Número de páginas: 56

Valor: R$ 38,00

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *