Aventuras Maternas

O outono chegou! Saiba como usar o ar-condicionado para evitar problemas respiratórios

No final do mês de março, os brasileiros se despediram do verão e passaram a conviver com temperaturas mais baixas devido à chegada do outono. Entretanto, a estação atual e o inverno costumam ser épocas do ano de clima mais seco, o que pode aumentar o risco de problemas respiratórios.

Este cenário, aliado ao chamado “efeito cebola” – que nada mais é que aquela necessidade de colocar e retirar blusas no decorrer do dia em função da mudança de temperatura – e à poluição dos grandes centros urbanos, pode prejudicar o desempenho das defesas naturais do nosso corpo.

Mesmo assim, há quem prefira o ar geladinho dos condicionadores de ar, até em dias mais frios, ao mesmo tempo em que existem muitas cidades no Brasil onde faz calor o ano todo.

É preciso, no entanto, estar atento a certos cuidados para fazer do ar-condicionado um fator que ajuda a evitar problemas respiratórios, em vez de piorá-los(principalmente quando falamos de idosos e crianças, que naturalmente têm uma imunidade mais baixa). Confira abaixo o que fazer para aproveitar melhor o aparelho nas estações mais secas do ano

Como reduzir vírus e bactérias com o ar-condicionado

Nas estações mais frias, o acúmulo de bactérias e vírus no ar é maior, devido ao fato dos ambientes ficarem mais fechados. O ar-condicionado que tem a função de filtragem ou purificação do ar, realizando trocas com o ambiente externo, pode ser muito útil.

Caso seu aparelho não possua essa função, é interessante deixar uma janela ou uma porta aberta, mesmo com o equipamento ligado. Essa medida ajuda a diminuir elementos como vírus e bactérias do ar.

O que fazer para diminuir problemas respiratórios

O tempo seco é vilão para pessoas portadoras de doenças como rinite, bronquite ou asma. Portanto, principalmente durante a noite, há modelos de ar-condicionado que podem deixar o ar menos seco, ajudando na respiração. Os climatizadores podem diminuir até os ácaros, um dos grandes responsáveis por problemas respiratórios.

Para quem não dispõe de um aparelho com essa função, são válidas algumas dicas caseiras, como deixar uma toalha molhada ou um recipiente com água morna no quarto. As plantas no mesmo ambiente também são importantes aliadas neste processo.

O ar-condicionado mantém a temperatura ideal a noite toda

Assim como o inverno, o outono é um período de muitas mudanças de temperatura. Um dia que começou frio pode ter picos de calor e terminar com baixas temperaturas novamente. Portanto, dormir em um ambiente com a temperatura estável pode fazer a diferença para atingir uma boa noite de sono.

Os climatizadores de ar atuais possuem tecnologias que monitoram a temperatura do ambiente, mantendo-a estável durante toda a noite. Além de preservar a sua saúde, elas são importantes também para economizar energia.

Limpeza e manutenção são essenciais

Uma máxima que sempre acompanha os proprietários de ar-condicionado é a manutenção do aparelho. Junto da higienização, ela precisa ser realizada com a frequência recomendada para evitar uma série de problemas, que podem ir desde uma questão elétrica até o maior consumo de energia por conta da falta de limpeza adequada.

Além disso, o ar-condicionado em bom estado irá entregar um ar de maior qualidade do que o que foi captado da área externa, o que pode ser benéfico para quem sofre com a poluição das grandes cidades.

No entanto, a falta de higienização pode contribuir para a proliferação de agentes nocivos. A boa notícia é que, durante o outono e o inverno, geralmente é mais fácil contratar um serviço completo de manutenção, pois há menos procura.

Outras dicas

Caso você possua um modelo que tenha a função de aquecimento, procure ativá-la regularmente no frio, mesmo que durante alguns minutos, para remover a umidade das serpentinas, eliminando fungos e bactérias dos filtros. Utilize também a função de limpeza automática regularmente, caso seja possível.

Tanto durante o inverno e o outono quanto na primavera ou no verão, a recomendação é procurar evitar configurar o aparelho em temperaturas muito baixas (o ideal é que fique entre 20ºC e 23ºC) para amenizar o ar seco, bem como permanecer longe das saídas de ar do equipamento.

Se você é daqueles que passam o ano todo brigando contra a rinite ou a asma (ou sofrendo com dores de garganta recorrentes), outras questões, como reforçar a limpeza dentro de casa, usar o aspirador de pó e lavar lençóis, cortinas e almofadas com mais regularidade, podem ajudar a diminuir os problemas respiratórios nesta época do ano.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *