Aventuras Maternas

Cuidados cruciais com a saúde bucal das crianças no retorno às aulas

No dia a dia de uma criança, é comum enfrentar diversas atividades e desafios, e a higiene bucal pode ser uma das áreas onde encontram dificuldades. Entre brincadeiras, estudos e momentos de diversão, às vezes é difícil encontrar tempo para uma escovação adequada dos dentes. Além disso, algumas crianças podem resistir ou não compreender completamente a importância desse cuidado, o que pode tornar a rotina de higiene bucal um desafio para os pais ou responsáveis. 

Com tantas atividades preenchendo o dia a dia, é fácil sair da rotina de cuidados, incluindo a higiene bucal. Maria Fernanda Braga, odontopediatra com mais de 10 anos de experiência e prática no Rio de Janeiro, nas áreas do Leblon e Tijuca, ressalta que é comum deixar a escovação de lado em meio aos afazeres. No entanto, ela destaca a importância de aproveitar esse momento para reforçar a atenção à saúde bucal, que tem um impacto direto na saúde geral da criança.

Porém, é fundamental ir além da simples escovação dos dentes e observar atentamente a técnica utilizada pelas crianças, especialmente após o consumo de alimentos que favorecem o crescimento de bactérias causadoras de cáries, como os ricos em açúcar e gordura. A Dra. Maria Fernanda Braga, odontopediatra, destaca “A importância de as crianças escovarem os dentes após cada refeição com pasta de dente fluoretada, sempre sob a supervisão de um adulto, e de utilizarem o fio dental regularmente, pois existem resíduos que somente ele pode remover efetivamente”

Adicionalmente, o acompanhamento dos pais na promoção de hábitos saudáveis é essencial, especialmente porque as práticas estabelecidas na infância têm impacto duradouro na vida adulta. “É importante lembrar aos pais que seus próprios hábitos familiares influenciam diretamente o comportamento das crianças”, conclui Braga.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *