Quando chega o mês de junho, é sempre a mesma empolgação: crianças querem ir a todas as festas juninas e comer todos os pratos típicos dessa época. Realmente é irresistível, afinal, quem consegue ficar longe dos bolos, milho cozido, caldos, etc? Mas embora seja essa alegria toda, são poucas as famílias que aproveitam a época para comemorar os aniversários dos filhos que nasceram em junho e julho com este tema.
Algumas mães podem se questionar sobre os filhos sempre falarem sobre determinados personagens, mas por que não misturar os mesmos com o tema caipira? Quem sabe uma Peppa Pig com chapéu de palha? Ou o pessoal do Toy Story todo vestido a caráter?
E o cardápio? Ahhhh, esse merece atenção especial, não é mesmo? Afinal, não são apenas as crianças que vão curtir essas delícias. A analista de Markerting e autora do Gordelícias ,Raquel Arellano conta que é possível fazer um cardápio de festa infantil todo pensado com comidinhas dessa época.
“Há diversas opções de doces e salgados que se encaixam de um jeito muito bacana em festinhas infantis. Caldos, cachorro-quente, doces, canjica, curau… Opções não faltam! Dependendo da quantidade de pessoas e tendo em vista que junho e julho são meses onde as temperaturas caem, você pode pensar em opções que esquentem, como caldo verde, sopa de ervilha, milho cozido, tortas salgadas (linguiça ou legumes). Pipoca em saquinhos e polenta frita são ótimos petiscos também. Já nos doces, a lista é grande: canjica, curau, maçã do amor, pipoca doce colorida, paçoca de colher, cuscus, pudim de tapioca…”, comenta. E ela dá outra dica: para quem quiser receitas bacanas, basta dar uma olhada em https://br.pinterest.com/gordelicias/receitas-juninas/.
Mas se você é do time das mães sem muitas habilidades culinárias, o Aventuras Maternas separou algumas empresas que fornecem pratos bem legais para este período e que podem fazer a sua festa ser um sucesso também.
A 2 Party & Eat, da chef Bruna Caramashi, criou um cardápio mais que especial para esquentar as festinhas infantis durante o inverno. Inspiradas pelas delícias caipiras, os novos itens da estação são o quentão sem álcool, espetinhos de carne e frango, canjica de milho verde, arroz doce, caldo verde e chocofruta, além de papinhas especiais para os bebês, como de cabelinho de anjo com abóbora assada e doce de maçã ao forno com aveia.
Também especializada em buffet infantil, a Petit Party, de Niterói, oferece um variado cardápio, com destaques para o bom-bocado de milho, canjica e milho no palito e ainda doces típicos como maçã do amor, pé de moleque, paçoca e churros.
Já a Chef Bia Gindri criou brigadeiros e versões em miniatura de doces juninos, como o mini cuscuz com ampola de leite condensado; brigadeiros de maçã do amor, de quindim, de banana com canela brullée, queijo com goiabada, de milho com coco; e pé de moleque de colher.
Evelyn Noël, sócia da Zumm , conta que nesse período de festas caipiras, aumentam as encomendas por menus com esse tema. “Temos muitos eventos comemorativos no Brasil, mas, sem dúvida, as festas juninas são muito queridas. Elas reúnem o folclore brasileiro com a gastronomia típica. E quer melhor desculpa para aproveitar, senão fazendo das festas de aniversário um universo caipira?!”, comenta. Entre os pratos mais pedidos, estão canjica, bolo de aipim com queijo meia-cura e espetinho de queijo coalho com melado. Na opinião dela, além desses, o espetinho de frango com purê de banana também é imperdível.
Palhas italianas e brigadeiros com sabores especiais também são a novidade da Granulado Mágico, que traz sabores como milho com coco, romeu e julieta , de paçoca, de doce a leite com coco queimado e ainda brigadeiro de colher de milho.
E as sugestões não param por aí. Para os pais que têm a preocupação dos filhos só poderem comer pratos sem lactose e sem glúten, três marcas especializadas em gostosuras também têm sugestões para este período: a Doce Vegana, a Meio Amargo Gluten Free e a Vitali Gourmet.
Na Doce Vegana, da especialista em confeitaria vegana Kelly Soares, as opções são sem lactose, glúten, ovos e quaisquer ingredientes de origem animal, mas com todo o sabor que merecemos. Entre as dicas dela, estão o bolo de chocolate com recheio de brigadeiro cremoso de paçoca e coberto com brigadeiro gourmet de paçoca; bolo de chocolate com recheio de brigadeiro cremoso e crocante de amendoim; bolo com massa de paçoca com recheio de paçoca cremosa e cobertura ganache de chocolate com paçoca; bolo com massa de paçoca, recheio de chocolate trufado e crocante de amendoim e cobertura de ganache de chocolate com crocante de amendoim; cupcake de paçoca, com massa de paçoca, recheio de paçoca cremosa, coberto com ganache de chocolate e paçoca; cupcake de chocolate com recheio de brigadeiro cremoso com crocante de amendoim, cobertura de ganache de chocolate com crocante, além de brigadeiros, mini brownie, maçã do amor, pirulitos, pop cakes e doces de copinho.
Para Liliane Cotta, da Meio Amargo Gluten Free, outras sugestões saudáveis e igualmente deliciosas são o bolo de milho verde com coco, o bolo de fubá com goiabada, o bolo cremoso de aipim com coco e o brigadeiro de paçoca, tudo sem glúten e sem lactose.
E a Gabriela Barcellos, da Vitali Gourmet sugere também bolos veganos com gostinho caipira. Entre os sabores de destaque estão o de Milho com Coco e Canela, amendoim com gotas de chocolate meio amargo e fubá com coco e erva doce.
E, então, preparados para unir festa, quadrilha e comidas típicas e deliciosas?