O momento do desfralde é sempre repleto de muita ansiedade de todos as partes. Se por um lado os pais querem que a criança seja logo mais ´independente´, por outro há a insegurança dos pequenos em saber como devem proceder ao sentir vontade de ir ao banheiro.
Mas embora nem sempre todos saibam exatamente o que fazer, o certo é que será um momento de muita paciência e dedicação.
A seguir, algumas dicas para essa fase de transição não ser tão complicada e para que os pais perceberem se finalmente chegou a hora do seu bebê não usar mais fraldas.
1 – A criança começa a pedir para tirar a fralda ou mostra-se incomodada, indicando que já está cheia;
2 – Mesmo de fralda, a criança já avisa quando vai fazer xixi ou cocô ou pede para ser trocado imediatamente após fazer suas necessidades;
3 – A criança já consegue pedir para fazer xixi ou cocô no penico ou no vaso sanitário;
4 – A criança apresenta a fralda seca por mais tempo, o que mostra que o pequeno já está começando a ter controle sobre os músculos que controlam o cocô e o xixi.
5 – Há interesse em ir ao banheiro com os pais e por acessórios que ajudam no desfralde, como penico, redutor de vaso, entre outros.
Ao perceber esses sinais, os pais devem começar a investir tempo no processo de desfralde. Para começar, compre penicos novos que se equilibrem no vaso. Alguns tem degraus e assento coloridos para facilitar a posição correta para a criança ficar. Após a criança começar a se adequar, vale adquirir também um redutor de vaso, que fica como o tampo de vaso comum, mas que é menor para que os pequenos se sintam mais confortáveis e com equilíbrio.
E então? Preparados para essa fase do seu bebê?
Fonte: Assessoria de Imprensa Multikids Baby